Quando a notícia parou

Quando a notícia parouJornalistas alagoanos entram em greve contra a redução salarial de 40% e desvalorização da categoria Quando a notícia parou Jornalistas alagoanos entram em greve contra a redução salarial de 40% e desvalorização da categoria Reportagem Agência Tatu Fotografia Jonathan Lins Reportagem Agência Tatu Fotografia Jonathan Lins Publicação: 01.07.2019 Atualização: 11.08.2019 Publicação: 01.07.2019

Greve dos Jornalista Alagoas 4 Jonathan Lins - Quando a notícia parou
Compartilhe

Quando a notícia parouJornalistas alagoanos entram em greve contra a redução salarial de 40% e desvalorização da categoria

Quando a notícia parou

Jornalistas alagoanos entram em greve contra a redução salarial de 40% e desvalorização da categoria

Reportagem
Agência Tatu

Fotografia
Jonathan Lins

Reportagem
Agência Tatu

Fotografia
Jonathan Lins

Publicação: 01.07.2019
Atualização: 11.08.2019

Publicação: 01.07.2019
Atualização: 11.08.2019

O começo de tudo

Eles são os profissionais responsáveis por dar voz às causas da sociedade. Ouvir, cobrir e apresentar as reivindicações faz parte, diariamente, do ofício do jornalista. No entanto, os profissionais das três maiores empresas de comunicação de Alagoas viveram uma situação atípica: ao invés de receberem uma oferta de aumento salarial para 2019, os empresários propuseram reduzir os salários em 40% alegando dificuldades financeiras.

Com a irredutibilidade dos empresários e sem um acordo, mesmo com várias reuniões e até uma audiência mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), os jornalistas decidiram entrar em greve no dia 25 de junho deste ano. A paralisação mobilizou mais de 90% da categoria, segundo o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), além da adesão de estudantes de Comunicação Social.

Durante nove dias a notícia parou de circular em Alagoas. Os profissionais cruzaram os braços deixando em stand by todo trabalho jornalístico, as entrevistas, produção e edição de conteúdo. Sites deixaram de ser atualizados, alguns programas de televisão saíram do ar e telejornais exibiram matérias reprisadas, de outros Estados ou produzidas por equipes contratadas de última hora, durante a greve.

A GREVE

primeiro dia 02 - Quando a notícia parou
primero dia - Quando a notícia parou

Parte 1

Terça-feira, 25 de junho – A greve começa na madrugada com os jornalistas concentrados em frente às três principais empresas de comunicação do estado: Pajuçara Sistema de Comunicação ( que abrange a TV Pajuçara, afiliada da TV Record, e Portal TNH1), Organização Arnon de Mello (TV Gazeta, afiliada da TV Globo, TV Mar, G1 AL e Gazetaweb), e Sistema Opinião de Comunicação (TV Ponta Verde, afiliada do SBT, e Portal OP9).

Em Arapiraca, jornalistas também aderem à greve e paralisam suas atividades. O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) estima que mais de 90% dos profissionais aderiram à greve, o que inclui as assessorias que deixaram de gerar releases para a imprensa como forma de protesto.

Os telejornais da TV Gazeta, TV Pajuçara e TV Ponta Verde exibem matérias reprisadas, de outros estados e sem links ao vivo. À noite, dois dos principais programas jornalísticos da TV Pajuçara – Balanço Geral e o Pajuçara Noite – não vão ao ar por falta de conteúdo e mão de obra.

Quarta 03 - Quando a notícia parou

Parte 2

Quarta-feira, 26 de junho – A adesão dos jornalistas ganha força com o apoio espontâneo de artistas locais e é criada uma a programação cultural da greve. O portal G1 Alagoas aderiu 100% a paralisação. À noite, jornalistas se reúnem para assembleia na sede do Sindicato, localizada no bairro do Prado, e discutem os rumos da greve, que continua.

Quinta 02 - Quando a notícia parou
Quinta - Quando a notícia parou

Parte 3

Quinta-feira, 27 de junho – A mobilização acontece na frente da TV Ponta Verde e a programação cultural aumenta. Após sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas, deputados estaduais se recusam a conceder entrevista à equipe da TV Gazeta.

A Câmara de Maceió anuncia a implantação do piso para seus assessores de comunicação, após receber uma comissão de jornalistas. O Diretório Acadêmico Freitas Neto, dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realiza uma assembleia com os estudantes e aprova a participação dos universitários na greve, sem aplicação de faltas, prova ou trabalhos.

À tarde, Ministério Público do Trabalho mediou uma reunião de conciliação entre o Sindicato dos Jornalistas e os representantes das empresas de comunicação. Uma proposta sugerida pelos empresários foi levada aos jornalistas em assembleia, no Colégio Marista, no Farol, onde a categoria decidiu por unanimidade a continuidade da greve. (Veja o teor da proposta)

Sexta 02 - Quando a notícia parou

Parte 4

Sexta-feira, 28 de junho – Ronaldo Lessa, que estava deixando a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri), cancela coletiva de imprensa em respeito aos jornalistas grevistas. Mais artistas aderem ao movimento que, em frente à TV Pajuçara, reúne os profissionais grevistas das três empresas, além de outros jornalistas. Restaurantes e comerciantes locais patrocinam as refeições em apoio à greve.

65617558 3006695372704405 530253857750515712 n - Quando a notícia parou

Parte 5

Sábado, 29 de junho – A programação da greve dos jornalistas do sábado é voltada para um dia com a família. Jornalistas levam parentes e amigos para frente da OAM. A edição semanal do jornal impresso Gazeta de Alagoas sai em versão mais curta, com 36 páginas e 3 cadernos.

WhatsApp Image 2019 07 02 at 21.02.51 - Quando a notícia parou

Parte 6

Domingo, 30 de junho – O semanário O Dia Alagoas publica capa em apoio aos profissionais e dedica a edição aos acontecimentos da greve. Jornalistas movimentam as redes sociais com tuitaço. A hashtag #6DiasSemElas chega no segundo lugar dos Trending Topics do Twitter.

Greve dos Jornalistas Alagoas 2 Foto Jonathan Lins - Quando a notícia parou

Parte 7

Segunda-feira, 01 de julho – Jornalistas levam suas reivindicações aos semáforos da avenida mais movimentada de Maceió, a Fernandes Lima, no Farol. Outro grupo vai ao Centro da cidade para conversar com a população e explicar as mudanças nos programas televisivos. Em Arapiraca, jornalistas distribuem flores para a população e fazem “Greve com Arte”, um dia de apresentações culturais com a participação de diversos artistas.

Greve dos Jornalista Alagoas 5 Jonathan Lins - Quando a notícia parou

Parte 8

Terça-feira, 02 de julho – A mobilização completa oito dias em Alagoas e os veículos seguem com matérias reprisadas, de outros estados e poucas atualizações nos sites, a maioria sobre a própria greve. No Centro de Maceió, jornalistas vãos às ruas para conversar com a população e distribuir rosas.

Profissionais reclamam da falta de qualidade nos materiais exibidos e mobilizam a hashtag #IssoaTVNãoMostra. O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Alagoas apresenta parecer contrário à redução do piso salarial da categoria e favorável ao reajuste de 5% em cima do atual piso dos profissionais (confira aqui).

Os veículos de comunicação, por meio das redes sociais, televisão e sites, emitem uma nota de esclarecimento sobre a greve dos jornalistas.

LRM EXPORT 32359196311690 20190703 135707825 - Quando a notícia parou
LRM EXPORT 32356342470701 20190703 135704972 - Quando a notícia parou

Parte 9

Quarta-feira, 03 de julho – Chega o dia do julgamento do dissídio, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e jornalistas se reúnem em frente ao órgão. A hashtag #LuteComoUmjornalista alcança o primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter.

Em julgamento, os desembargadores do TRT acompanharam o voto do relator, Laerte Neves, que julgou procedente em parte, concedendo reajuste de 3% no valor do piso salarial da categoria dos jornalistas, não concedendo assim a redução salarial proposta pelas empresas. A categoria pleiteava o percentual de 5%. O novo piso passa a ser de R$ 3.672,22. O reajuste será concedido em 4 x de 0,75%, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto.

O TRT também votou a favor da manutenção do salário dos profissionais empregados atualmente pelo período de três meses a partir da data do acórdão.

parte10 - Quando a notícia parou

Parte 10

Quinta-feira, 04 de julho – Todos os jornalistas retornam às atividades normalmente. As notícias voltam a circular. Na OAM, menos de 12 horas do fim da greve e antes mesmo da publicação do acórdão, 15 profissionais são demitidos, alguns com mais de 25 anos na casa. Outros jornalistas que participaram da greve são remanejados de função e retirados de cargos de chefia.

O Sindjornal convoca uma assembleia extraordinária na Sede do Sindicato dos Bancários, no Centro. Os 15 jornalistas demitidos são homenageados durante a assembleia. Advogados falam sobre as medidas jurídicas que serão tomadas.

parte11 - Quando a notícia parou

Parte 11

Sexta-feira, 05 de julho – O dia começa com um Twitaço falando sobre as demissões. A hashtag #CollorDemiteGloboSeCala atinge o segundo lugar dos assuntos mais comentados do país. A Federação Nacional dos Jornalistas emite nota repudiando as demissões (veja aqui).

A âncora do ALTV 1ª edição retorna após atestado médico, mas é remanejada para a edição do telejornal e a apresentadora, contratada durante a greve, assume a bancada. Jornalistas e estagiários da OAM recebem o salário do mês com desconto referente aos dias de greve. Em duas horas, estagiários tiveram o valor reposto pela categoria.

Ministério Público do Trabalho convoca os profissionais demitidos para uma reunião. OAM é notificada para reintegrar os funcionários e tornar sem efeito às demissões.

parte12 - Quando a notícia parou

Parte 12

Terça-feira, 9 de julho – OAM ignora notificação do MPT para reintegrar os funcionários demitidos. Uma ação civil pública é ajuizada pelo MPT, contra a OAM, por ato antissindical e discriminatório, já que todos os demitidos participaram da greve dos jornalistas. A multa diária solicitada à Justiça, pelo descumprimento, é de R$ 50 mil.

pscom - Quando a notícia parou

Parte 13

Sexta-feira, 12 de julho – Estagiários do PSCOM não tiveram os contratos renovados. Jornalistas se juntam em busca de oportunidades para os estudantes.

parte15 - Quando a notícia parou

Parte 14

Terça-feira, 16 de julho – O Sindicato dos Jornalistas consegue liminar no Tribunal Regional do Trabalho determinando a reintegração, em 48h, dos 15 jornalistas demitidos. Na decisão, o juiz do Trabalho Luiz Henrique Candido da Silva afirma que “há prova robusta do direito invocado e do ato patronal que lhe é lesivo”.

parte16 - Quando a notícia parou

Parte 15

Sexta-feira, dia 19 – Os jornalistas vão até a OAM para tentar a reintegração, mas apenas 3 dos 15 profissionais demitidos conseguem retornar imediatamente às atividades.

parte17 - Quando a notícia parou

Parte 16

Segunda-feira, dia 22 – Os 12 profissionais que faltavam ser reintegrados retornam às atividades, mas exercendo funções diferentes.

IMG 20190702 WA0059 - Quando a notícia parou

Parte 17

Segunda-feira, 05 de agosto – Um mês após as demissões na TV Gazeta, nove jornalistas, entre apresentadores, repórteres, cinegrafistas e editores de texto, são demitidos da TV Pajuçara, afiliada da Record TV. Todos haviam aderido à greve da categoria. A emissora também anunciou o fim do jornal Pajuçara Noite, que era composto por pelo menos quatro dos jornalistas demitidos (veja nota aqui).

PSCOM - Quando a notícia parou

Parte 18

Terça-feira, 06 de agosto – As demissões na TV Pajuçara continuam e mais cinco profissionais são desligados da emissora. Professores do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas emitem nota contra as demissões no Pajuçara Sistema de Comunicação. Uma reunião é realizada com MPT, Sindjornal e os trabalhadores demitidos.

A MOBILIZAÇÃO NO TWITTER

Após o fim da greve dos jornalistas de Alagoas, a Agência Tatu traz à tona a repercussão da mobilização por meio de dados do Twitter. A partir das #hashtags utilizadas durante a paralisação – no período de 24 de junho a 1º de julho –  foi possível mensurar a atuação do movimento grevista por meio da internet, que atraiu olhares de autoridades políticas, artistas, ativistas, influenciadores digitais, jornalistas espalhados pelas redações do Brasil e do público em geral.

Do primeiro ao nono dia da mobilização, a greve dos jornalistas alagoanos foi um dos assuntos mais comentados do Twitter localmente, chegando, inclusive, a liderar o Trending Topics da rede social na região já nas primeiras horas da manhã de terça-feira, 25 de julho, com 3.993 mil tweets – uma média de 166 tweets por hora – atribuído à tag #QuemPagaFazAoVivo.

Marcando o domingo (30), #6DiasSemElas superou #QuemPagaFazAoVivo e conseguiu registrar uma média de 172,3 tags postadas por hora, totalizando 4.137 tweets. Veja abaixo o volume de tweets publicados sobre a mobilização durante a greve:

Gráfico1 Twitter Greve dos Jornalistas - Quando a notícia parou

Levando em consideração o perfil das pessoas que interagiram com as hashtags nos nove dias levantados pela reportagem da Agência Tatu, mais de 9.2 milhões de perfis foram potencialmente atingidos pelas informações sobre a greve.

Para se ter uma ideia, somente os microblogs da rede de televisão multiestatal @teleSURtv, com sede na Venezuela, do jornalista do El País @XicoSa e do psolista @GuilhermeBoulos – que curtiram, comentaram ou publicaram sobre a paralisação – somam mais de 3,7 milhões de seguidores, número que ultrapassa a população de Alagoas, conforme dados do último censo do IBGE com 3,322 milhões de pessoas.

Nomes como do ex-presidenciável Guilherme Boulos, do historiador  Laurentino Gomes, do ator global José de Abreu, do ex-ombudsman da Folha de São Paulo Mário Magalhães e da jornalista do The Intercept Brasil Nayara Felizardo ajudaram a amplificar a atuação virtual nos nove dias de greve dos profissionais alagoanos.

Ao lado das cinco personalidades selecionadas acima, outras 2.464 pessoas dos quatro cantos do país e do mundo também impulsionaram e contribuíram para que a greve do profissional que trabalha dando voz às reivindicações da sociedade virasse notícia.

Gráfico 2 Twitter Greve dos Jornalistas - Quando a notícia parou

Relembre as hashtags

#QuemPagaFazAoVivo (25 de junho) – Alusão ao programa Bom Dia Alagoas, matutino da Rede Globo local, que foi ao ar gravado no dia anterior;

#TemMasTaFaltando (26 de junho) – Referência aos jornais das TVs locais e sites que não conseguiram manter um conteúdo de qualidade durante a greve e chegaram a recorrer a reportagens de outros estados;

#AGreveÉNossa (27 de junho) – Trocadilho da famosa música “Um Novo Tempo” do fim de ano da Rede Globo;

#sEstouNaGreve (28 de junho) – Jogo de palavras com o neologismo “sextar” utilizado nas redes sociais no último dia da semana;

#GreveEmFamília (29 de junho) – Durante o sábado, o Sindicato dos Jornalistas e alguns parceiros promoveram uma espécie de Rua Fechada com diversão para os filhos e parentes dos profissionais;

#6DiasSemElas – (30 de junho) – Número de dias que a população alagoana estava sem  notícias atualizadas;

#JornalismoDeSegunda (01 de julho) –  Referência à falta de qualidade do jornalismo que estava sendo feito durante os dias de mobilização;

#IssoATVNãoMostra (02 de julho) – Contrarresposta à nota de esclarecimento assinada e divulgada nos sites e nos telejornais das três empresas de comunicação com conteúdo duvidoso sobre a greve

#LuteComoUmJornalista (03 de julho) Hashtag que marca o dia do dissídio dos jornalistas pelo TRT.

Também compõem a lista as seguintes hashtags: ‘#NãoDêEntrevista’  ‘#ReducaoSalarialNão’, ‘#ReintegraCollor’, ‘#HojeAGreveÉSua’, ‘#QuemNaoPagaGrava’, ‘#GrevedosJornalistas’,  ‘#NenhumJornalistaAMenos’, ‘#ReintegradeVerdadeOAM’ e ‘#CollorDemiteGloboSeCala’.

O QUE DIZEM AS EMPRESAS

As empresas emitiram um comunicado, por meio das suas redes sociais e televisão, em que falam sobre a intenção de chegar a um acordo com os profissionais, durante diversas audiências, mas sem obter sucesso. A nota, assinada pelas três empresas, diz que em uma das propostas apresentadas durante as negociações foi a de inclusão de faixas salariais, além do atual piso da categoria.

O comunicado alega ainda que uma segunda proposta garantia a manutenção do atual piso salarial para todos que já estão contratados e para um novo profissional contratado o piso atual por um período pré-determinado.

Uma terceira proposta apresentada e rejeitada pela categoria, segundo as empresas, seria a de construir três níveis salariais, estando o piso atual no patamar intermediário. A nota é finalizada afirmando que “Não é verdadeira, portanto, a informação de que as empresas querem reduzir os salários dos jornalistas”.

Confira o comunicado na íntegra:

Diante da propagação de que as Empresas de Comunicação de Alagoas querem reduzir salário dos jornalistas esclarecemos que, após várias tentativas de negociação com o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, não houve acordo e parte da categoria decidiu entrar em greve.
A proposta apresentada pelas empresas, e rejeitada pela maioria dos jornalistas em Assembleia foi:

Incluir faixas salariais além do piso atual de R$ 3.565,27 para 5 horas de trabalho por dia. A proposta foi rejeitada pelos jornalistas.

Em uma segunda proposta, também rejeitada pelo Sindicato mesmo sem apreciação em assembleia, as empresas incluíram a garantia do atual piso salarial para todos que já estão contratados. Além disso, em caso de substituição, o novo profissional contratado também receberia o valor do piso atual por um período pré-determinado. Na ocasião dessa segunda proposta também estava garantida a manutenção de todas as cláusulas sociais já estabelecidas.

Por último, o Ministério Público do Trabalho, acionado pelo próprio Sindicato dos Jornalistas, tentou construir mais uma proposta que previa a implantação de 3 níveis salariais: um nível maior que o piso atual, um intermediário correspondente ao valor atual de R$ 3.565,27 e um piso INICIAL. Apesar de discordar de alguns pontos, as empresas aceitaram a proposta do Ministério Público do Trabalho e, lamentavelmente, mais uma vez, os jornalistas recusaram.

Não é verdadeira, portanto, a informação de que as empresas querem reduzir os salários dos jornalistas.

Organização Arnon de Mello
Sistema Opinião de Comunicação
Pajuçara Sistema de Comunicação

O QUE DIZ O SINDICATO

Em nota de resposta, o Sindjornal alegou que as informações prestadas no comunicado das empresas apresentava informações que “não correspondem com a verdade”.
O sindicato afirmou ainda que, nas seis negociações, as empresas se posicionaram pela redução do piso salarial e que a nota veiculada “manipula as informações para distorcer a verdade”.

Sobre propostas apresentadas, o Sindjornal alega que, em uma delas, os níveis salariais apresentados estabeleciam o atual piso como teto da categoria. A nota segue dizendo que “a informação que as empresas querem reduzir o piso é, portanto, verdadeira e ganhou força nessa quarta-feira, com o parecer do MPT que reforça a posição do Sindjornal durante toda essa tentativa de negociação”.

Confira a nota na íntegra:

Diante da nota divulgada pelas três maiores empresas de comunicação de Alagoas precisamos esclarecer que muitas das informações veiculadas não correspondem com a verdade.

As empresas alegam que foram várias as tentativas de negociação. Ao todo, foram seis oportunidades, mas é importante frisar que em todas elas, as empresas se posicionaram de forma irredutível pela redução do piso salarial. E por isso, a categoria decidiu entrar em greve.

Na nota divulgada, as empresas manipulam as informações para distorcer a verdade. Ao longo de todas as tratativas, a proposta das empresas foi uma só: redução de 40% do piso salarial para os novos contratados, dando aos atuais empregados uma estabilidade de piso por apenas 1 ano.

O que a categoria decidiu em assembleia, foi que isso representaria uma forma de substituir toda mão de obra atual, por uma mais barata e precária – uma vez que as empresas de Alagoas, historicamente, fazem do piso o teto salarial.

Outro ponto onde as empresas mentiram na nota é de falsamente acusar o Sindicato dos Jornalistas de tomar uma decisão sem consultar a base. Uma informação descabida, totalmente desprovida da verdade e que visa buscar dividir o movimento que conta com adesão de cerca de 95% da categoria.

No dia que antecedeu a deflagração da greve, as empresas apresentaram uma proposta estabelecendo níveis diferenciados de pagamento com novos valores de piso tendo o atual como escala superior. Na prática, reduzindo a categoria a duas esferas e estabelecendo o atual piso como teto.

Na oportunidade, o Sindjornal encaminhou uma contraproposta que tinha como ideia central uma alternativa construída com representantes da TV Gazeta. O documento levado reflete aquilo discutido e foi apresentado como alternativa a proposta assinada pelas empresas. Vale ressaltar, que o diretor da TV Pajuçara sequer se deu ao trabalho de receber o documento. Mesmo assim, levamos a proposta aos mais de 150 profissionais que participaram da assembleia, que rejeitou de forma unânime a última proposta das empresas.

Incluindo nesses votos, jornalistas detentores de cargos de chefia, que depois foram pressionados, e mesmo votando a favor da greve, voltaram a exercer suas atividades. Tal assembleia está devidamente registrada com fotos, vídeos e listas.
Sobre a proposta do MPT, mais uma assembleia foi realizada, e a proposta foi negada, entre outros pontos a categoria não admitiu a possibilidade de reduzir o piso. Vale ressaltar que o valor atual sendo colocado como uma faixa intermediária, até foi discutida, mas não estava escrita e registrada no documento. 

Logo, a proposta foi considerada ruim para os jornalistas. A informação que as empresas querem reduzir o piso é, portanto, verdadeira e ganhou força nessa quarta-feira, com o parecer do MPT que reforça a posição do Sindjornal durante toda essa tentativa de negociação. Reiteramos que sempre buscamos negociar, mas a intransigência esteve sempre do lado das empresas, que insistem no discurso da necessidade de reduzir o piso salarial dos jornalistas.


Logotipo Agência Tatu Horizontal Branco - Quando a notícia parou

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

SururuBot Agencia Tatu - Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Projeto piloto divulga vagas de emprego em Maceió e é o primeiro da startup que utiliza Inteligência Artificial generativa; todo conteúdo passa por revisão humana
capa fake violencia alagoas - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

Dados de 2022 e 2023 mostram redução de 1,2% no número de casos de mortes violentas intencionais; feminicídio teve queda de 34%
fake cepa braskem - É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

Avenida Fernandes Lima está fora da área de risco; Entenda nos mapas
mulher segura bloco de construção criado com materiais recicláveis de carapaças de siri

Blocos ecológicos: carapaças e conchas se tornam material de construção em Alagoas

Reportagem especial da Agência Tatu mostra como resíduos se transformaram em materiais sustentáveis através da ciência