Monitor em tempo real dos preços da gasolina praticados nos postos de combustível em Maceió e Arapiraca.

 

Fonte dos dados

As informações apresentadas pelo Litrômetro são coletadas diretamente das notas fiscais emitidas pelos próprios postos de combustíveis e repassadas pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz).

Como funciona?

Desde dezembro de 2018 o nosso programa, desenvolvido por meio da linguagem Pyhton, busca de hora em hora as informações das notas fiscais relativas às vendas de combustível na cidade de Maceió e armazena tudo em um banco de dados. 

Mais recentemente, em julho de 2019, passamos a coletar também os preços da gasolina em Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas. Estas informações são filtradas, categorizadas e atualizadas automaticamente na nossa base de dados.

Essa coleta só é possível graças à política de dados abertos existente na Sefaz de Alagoas, que disponibiliza um sistema de busca de dados conhecido como API (Aplication Programming Interface). Essa ferramenta permite que nosso programa consiga obter informações sobre os preços dos produtos de hora em hora, todos os dias, sem nenhuma intervenção manual.

A base de dados utilizada no Litrômetro é a mesma do aplicativo Abastece Maceió, também desenvolvido por nós, que informa os melhores preços dos combustíveis da capital alagoana desde o final de 2018.

Para disponibilizar este monitor a Agência Tatu desenvolveu um segundo programa, que acessa a nossa base de dados e cria visualizações que permitem o acompanhamento diário da média de preços da gasolina comum nas duas maiores cidades do Estado.

Acesse aqui a nossa base de dados completa.

Acompanhe os preços em tempo real com o app Abastece Maceió