Agência Tatu é selecionada para projeto de jornalismo do Google

Iniciativa genuinamente alagoana é a única representante da região Nordeste

google - Agência Tatu é selecionada para projeto de jornalismo do Google
Compartilhe

A Agência Tatu de Jornalismo de Dados foi um dos dez projetos aprovados para integrar o Startup Lab, programa de aceleração de startups jornalísticas do Google News Initiative que apoia empresas comprometidas com o desenvolvimento de produtos inovadores que promovam jornalismo de qualidade.

A Tatu foi selecionada por um júri composto por membros das entidades parceiras do Startup Lab (Google for Startups, Insper e Echos) com base em alguns critérios, como: proposta de valor à sociedade clara e bem definida; adequação do produto às necessidades do mercado; qualificação da equipe; viabilidade de execução; contribuição para a diversidade, entre outros fatores.

Durante o programa, as empresas contempladas podem receber até US$ 20.000 em financiamento e terão acesso a mentoria, treinamento e workshops sobre assuntos como estratégia, produto, modelos de negócio, vendas e marketing, construção de comunidade e levantamento de fundos.

Genuinamente alagoana, a Agência Tatu é a única representante da região Nordeste. As outras nove iniciativas selecionadas são: Alma Preta, AzMina, Bori, Fervura, Galápagos Newsmaking, MyNewsNúcleo Jornalismo, Ponte Jornalismo e São Paulo para Crianças.

Com três anos de história e comprometida com a informação de utilidade pública, a Tatu conquistou diversos prêmios e é reconhecida pela produção de conteúdo e aplicativos inovadores para a realidade local e regional.

O programa do Google News Initiative tem início em novembro e a expectativa de duração é de 20 semanas, finalizando com um Demo Day, no qual as startups participantes terão a oportunidade de apresentar seu pitch para potenciais investidores.

Sobre a Tatu 

A Agência Tatu de Jornalismo de Dados surgiu como um veículo laboratorial desenvolvido por três estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), os quais tinham o desejo em comum de fundar uma agência de notícias com foco em matérias produzidas com dados. Com o apoio de três professores do curso, muita pesquisa, estudos e investimentos, o veículo foi lançado oficialmente em abril de 2017.

A startup tem como foco o de produzir material jornalístico, relevante, sobre o estado de Alagoas a partir da exploração e visualização de dados, em múltiplos formatos, com a utilização de elementos como texto, vídeos e gráficos estáticos e interativos. Um conteúdo que fosse além da informação factual, utilizando dados dispostos em portais de transparência e acessados por meio de solicitações feitas aos órgãos pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

A Agência Tatu busca extrair, estruturar, analisar e transformar dados brutos em histórias visualmente interessantes e compreensíveis. Focamos o trabalho em temáticas que acreditamos serem de interesse e relevância para a sociedade alagoana.

O nome da Agência surge devido à relação da prática que caracteriza o tatu (animal silvestre comum na mata atlântica), a da escavação. A atividade natural desse mamífero faz referência direta à primeira – e uma das mais importantes – etapas na elaboração de uma reportagem guiada por dados: a busca e extração das informações, seja nas páginas da internet, documentos físicos ou fazendo uso da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

mulher segura bloco de construção criado com materiais recicláveis de carapaças de siri

Blocos ecológicos: carapaças e conchas se tornam material de construção em Alagoas

Reportagem especial da Agência Tatu mostra como resíduos se transformaram em materiais sustentáveis através da ciência
fake cepa braskem - É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

Avenida Fernandes Lima está fora da área de risco; Entenda nos mapas
SururuBot Agencia Tatu - Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Projeto piloto divulga vagas de emprego em Maceió e é o primeiro da startup que utiliza Inteligência Artificial generativa; todo conteúdo passa por revisão humana
capa fake violencia alagoas - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

Dados de 2022 e 2023 mostram redução de 1,2% no número de casos de mortes violentas intencionais; feminicídio teve queda de 34%