Alagoas é o estado do Nordeste que mais abriu empresas este ano

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Na classificação nacional, Alagoas ocupa, proporcionalmente, o quinto lugar.

Centro de Maceió | Reprodução: Fecomércio AL

Apesar da pandemia do novo coronavírus, Alagoas foi o estado do Nordeste com a maior taxa de abertura de empresas nos primeiros quatro meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação nacional, Alagoas é o quinto estado do país com a maior proporção de empresas abertas. É o que apontam os dados do último boletim do Mapa de Empresas do Brasil, analisados pela Agência Tatu.

Com os dados coletados do Painel Mapa de Empresas, é possível observar uma série histórica com o número de empreendimentos abertos e fechados a cada mês. No comparativo dos primeiros quadrimestres de 2021 e 2020, apesar de também haver aumento no número de empresas fechando as portas, o percentual de novas empresas criadas supera o das empresas que fecharam.

No panorama geral do Nordeste, a região registrou a criação de mais de 230 mil empresas de janeiro a abril deste ano, o que representa um aumento de 39% em comparação ao mesmo período de 2020. Para o número de empresas extintas, o aumento foi de 26%, com mais de 75 mil empresas encerrando suas atividades.

Em Alagoas, foram abertas mais de 14 mil empresas no primeiro quadrimestre de 2021, 51,2% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Foi registrado ainda um aumento de 32% na taxa de extinções, com 4209 empresas deixando de existir no estado. Na região, o Maranhão foi o estado que apresentou tanto a menor taxa de extinção (16%), como a menor taxa de crescimento (27%). 

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Em relação às empresas registradas como MEI, quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2020, Alagoas registra em 2021 o maior crescimento no número de Microempreendedores Individuais registrados do Brasil, com um aumento de 52,5%.

Ainda segundo o boletim, o MEI é responsável por 56,5% dos negócios ativos do Brasil, além de representar 80,1% das empresas abertas no primeiro quadrimestre desde ano. 

*Estagiária sob supervisão da Editoria

DADOS ABERTOS | Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.