Alagoas é o estado do Nordeste que mais abriu empresas este ano

Na classificação nacional, Alagoas ocupa, proporcionalmente, o quinto lugar

DiadasCrianas - Alagoas é o estado do Nordeste que mais abriu empresas este ano
Compartilhe

Apesar da pandemia do novo coronavírus, Alagoas foi o estado do Nordeste com a maior taxa de abertura de empresas nos primeiros quatro meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação nacional, Alagoas é o quinto estado do país com a maior proporção de empresas abertas. É o que apontam os dados do último boletim do Mapa de Empresas do Brasil, analisados pela Agência Tatu.

Com os dados coletados do Painel Mapa de Empresas, é possível observar uma série histórica com o número de empreendimentos abertos e fechados a cada mês. No comparativo dos primeiros quadrimestres de 2021 e 2020, apesar de também haver aumento no número de empresas fechando as portas, o percentual de novas empresas criadas supera o das empresas que fecharam.

No panorama geral do Nordeste, a região registrou a criação de mais de 230 mil empresas de janeiro a abril deste ano, o que representa um aumento de 39% em comparação ao mesmo período de 2020. Para o número de empresas extintas, o aumento foi de 26%, com mais de 75 mil empresas encerrando suas atividades.



Em Alagoas, foram abertas mais de 14 mil empresas no primeiro quadrimestre de 2021, 51,2% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Foi registrado ainda um aumento de 32% na taxa de extinções, com 4209 empresas deixando de existir no estado. Na região, o Maranhão foi o estado que apresentou tanto a menor taxa de extinção (16%), como a menor taxa de crescimento (27%).



MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Em relação às empresas registradas como MEI, quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2020, Alagoas registra em 2021 o maior crescimento no número de Microempreendedores Individuais registrados do Brasil, com um aumento de 52,5%.

Ainda segundo o boletim, o MEI é responsável por 56,5% dos negócios ativos do Brasil, além de representar 80,1% das empresas abertas no primeiro quadrimestre desde ano.

*Estagiária sob supervisão da Editoria

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "Nordeste arrecadou mais de 344 bilhões em impostos em 2023" publicada originalmente na Agência Tatu. Fundo azul escuro, com um mapa do Nordeste em laranja e os números "344" destacados em cima de placas lado-a-lado.

Nordeste arrecadou mais de 344 bilhões em impostos em 2023

Arrecadação nordestina representa 10,35% da arrecadação total do país
Imagem gráfica com fundo azul e foto recortada e em preto e branco de documentos com mão escrevendo com calculadora ao lado

Imposto de Renda 2024: veja as novidades, prazos e informações para declaração

Agora é obrigatória a declaração de bens que estão no exterior; veja demais mudanças
Capa da matéria publicada originalmente na Agência Tatu "Mais da metade dos Investimentos do Banco do Nordeste foram em empresas de médio e grande porte em 2023". Imagem digital de pessoa segurando um cofrinho de porco de cerâmica.

Mais da metade dos Investimentos do Banco do Nordeste foram em empresas de médio e grande porte em 2023

Mais da metade dos Investimentos do Banco do Nordeste foram em empresas de médio e grande porte em 2023
Capa da matéria "Ceia de Natal: Confira quais itens tiveram aumento ou redução no valor em Maceió" publicada originalmente na Agência Tatu. Imagem de uma cesta com itens de comida de Natal, no fundo verde. Elementos visuais compostos por setas subindo e descendo ao fundo.

Ceia de Natal: Confira quais itens tiveram aumento ou redução no valor em Maceió

Agência Tatu comparou custos e identificou mudanças nos preços dos produtos natalinos na capital alagoana