AL mais que triplicou produção de energia solar em 2020

Apesar do aumento de 315%, o estado é responsável por apenas 0,31% do total produzido no país

American Public Power Association unsplash - AL mais que triplicou produção de energia solar em 2020
Compartilhe

A energia faz parte da nossa rotina, seja para usar um computador ou ligar um ventilador, por exemplo. Com isso, tem se discutido cada vez mais a utilização de energias renováveis, que são aquelas que buscam usar recursos naturais que são considerados infinitos. Uma dessas fontes é a energia solar, que utiliza como fonte a luz do sol.

De acordo com dados divulgados pela Fiquem Sabendo e analisados pela Agência Tatu, em 2020, Alagoas aumentou em 315% sua produção de energia solar com relação a 2019, com uma produção de 33,38 GWh contra 10,58G GWh no ano anterior. Mesmo com o expressivo aumento, o estado foi responsável por apenas 0,31% da energia solar do país.



O Gerente de  Recursos Energéticos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Bruno Carvalho de Macêdo, explica os motivos que levaram ao aumento na produção da energia solar. " Se deve à disponibilidade de recursos naturais, as boas práticas regulatórias e de gestão pública”. De acordo com Macêdo, essa energia solar produzida no estado poderia abastecer 15 mil casas durante um ano.

Paulo César Carpegiane é dono da AP Solar, que oferece soluções em geração de energia solar há três anos no estado. Para ele, o aumento da produção desse tipo de energia está ligado ao desenvolvimento econômico e outros fatores. "A conscientização das pessoas  para a utilização de energia limpa e renovável, a crise hídrica e a facilidade de financiamentos bancário”, explica.

paulo cesar ap solar - AL mais que triplicou produção de energia solar em 2020
Paulo César Carpegiane, dono da AP Solar.

O programa do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Governo Federal tem a intenção de até 2030 garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos. Esse tipo de recurso é uma alternativa sustentável pois não utiliza fontes de combustíveis fósseis, que geram impactos ambientais.

Histórico de produção de energia sustentável

Desde 2012 o Brasil produz energia solar. Nesse primeiro ano, o total produzido foi de 1,62 GWh. Já em 2020, o país produziu 10.749,81 GWh de energia solar.

Produção de energia solar no Brasil



Outro tipo de energia renovável é a eólica, que utiliza a força dos ventos. Em 2000, o Brasil começou a produção desse tipo de energia e, naquele ano, a produção foi de 1 GWh. A produção ficou parada até 2011, quando o país voltou a produzir, tendo um total de 2.704,50 GWh.  Em 2020 foi o período em que o país mais teve produção de energia eólica, totalizando 57.050,71 GWh.

IMG 20211029 WA0080 - AL mais que triplicou produção de energia solar em 2020
Gerente de  Recursos Energéticos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Bruno Carvalho de Macêdo,

Alagoas ainda não produz energia eólica, mas há a intenção de implantar este tipo de energia no estado. "Há potencial eólico no interior do Estado”, reforça o   Recursos Energéticos da Sedetur, Bruno Macêdo, que afirmou a existência de estudos e projeções para projetos envolvendo esse tipo de energia no estado.

Ano passado, essas duas energias renováveis foram responsáveis por apenas 3,33% do total de energia produzida no país, que foi de 2.035.971,91 GW.

*Estagiária sob a supervisão da Editoria

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

LICENCA AMBIENTAL - Falta de licença é a principal infração ambiental registrada em AL

Falta de licença é a principal infração ambiental registrada em AL

Dados são das mais de 2.400 denúncias realizados em dois anos
Capa da matéria "6 a cada 10 deputados do Nordeste votaram contra pautas ambientais" publicada originalmente na Agência Tatu

6 a cada 10 deputados do Nordeste votaram contra pautas ambientais

Maioria dos votos é de parlamentares de partidos de direita, extrema-direita e centro
Capa da matéria "Apenas um rio do Nordeste tem índice de qualidade da água bom" publicada originalmente na Agência Tatu. Trata-se de uma ilustração digital de um rio, com algumas plantas e um homem observando com binóculos de cabeça para baixo na parte superior da imagem.

Somente um rio do Nordeste apresenta boa qualidade da água

Nenhum rio da região apresentou ótima qualidade da água; dados são do SOS Mata Atlântica
caatinga ibama - Levantamento mostra infrações ambientais de políticos alagoanos

Levantamento mostra infrações ambientais de políticos alagoanos

Foram registrados 35 delitos, que somam mais de R$ 1,7 milhão em multas ao Ibama