Alagoas tem mais de 860 mil pessoas com deficiência | Agência Tatu de Jornalismo de Dados

Alagoas tem mais de 860 mil pessoas com deficiência

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Estados do Nordeste concentram maior percentual de pessoas com deficiência do país

Cadeirante em direção à rua

Por Agência Tatu

Celebrado em 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem como objetivo gerar visibilidade à população sobre as pautas que envolvem deficiência em seus diferentes graus, seja ela auditiva, física, intelectual ou visual.

De acordo com dados coletados pela Agência Tatu do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, o número de pessoas com deficiência em Alagoas é de aproximadamente 27% da população, ou seja, 860 mil, dos mais de três milhões de habitantes.

No estado, a maior incidência é de pessoas com algum tipo de deficiência visual (21,78%). Em seguida vêm pessoas com alguma deficiência motora (8,64%) e, depois, com alguma deficiência auditiva (5,98%). Confira o gráfico a seguir:

Em Maceió, cerca de 10% da população possui alguma deficiência. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, sete Centros Especializados em Reabilitação atendem aos usuários.da Capital. Este percentual é o mesmo a nível mundial, conforme informações da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Levando em consideração o ranking nacional, os estados do Nordeste concentram a maior porcentagem de pessoas com deficiência, ocupando as nove primeiras posições. Confira a seguir.


DADOS ABERTOS – Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados utilizada na produção desta matéria para consulta:

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.