Alagoas tem mais de 860 mil pessoas com deficiência

Estados do Nordeste concentram maior percentual de pessoas com deficiência do país

Cadeirante em direção à rua
Compartilhe

 

Celebrado em 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem como objetivo gerar visibilidade à população sobre as pautas que envolvem deficiência em seus diferentes graus, seja ela auditiva, física, intelectual ou visual.

De acordo com dados coletados pela Agência Tatu do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, o número de pessoas com deficiência em Alagoas é de aproximadamente 27% da população, ou seja, 860 mil, dos mais de três milhões de habitantes.

No estado, a maior incidência é de pessoas com algum tipo de deficiência visual (21,78%). Em seguida vêm pessoas com alguma deficiência motora (8,64%) e, depois, com alguma deficiência auditiva (5,98%). Confira o gráfico a seguir:

Em Maceió, cerca de 10% da população possui alguma deficiência. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, sete Centros Especializados em Reabilitação atendem aos usuários.da Capital. Este percentual é o mesmo a nível mundial, conforme informações da Organização das Nações Unidas (ONU).

Levando em consideração o ranking nacional, os estados do Nordeste concentram a maior porcentagem de pessoas com deficiência, ocupando as nove primeiras posições. Confira a seguir.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

adocao nordeste - À ESPERA DE UM LAR

À ESPERA DE UM LAR

Apesar de representar apenas 16% do número de adotantes, crianças do Nordeste ainda aguardam adoção
Capas PLs aborto 1 - 8 a cada 10 projetos contrários ao aborto são pautados por deputados homens

8 a cada 10 projetos contrários ao aborto são pautados por deputados homens

Descriminalização do aborto voluntário até a 12ª semana de gestação deve ser votada no STF
capa tatu filhos estupro de vulneravel - A cada ano, mais de 20 mil meninas vítimas de estupro de vulnerável têm filhos no Brasil

A cada ano, mais de 20 mil meninas vítimas de estupro de vulnerável têm filhos no Brasil

Conjunção carnal com menores de 14 anos é estupro de vulnerável, de acordo com o Código Penal e, portanto, meninas teriam direito ao aborto legal
Ilustração com fundo lilás, o nome "agosto" transparente e a imagem de três mulheres fazendo sinal de "pare". Capa da matéria sobre aumento de casos de violência contra a mulher no nordeste.

Violência contra a mulher aumenta 22% no Nordeste no primeiro semestre de 2023

Agência Tatu analisou dados obtidos via LAI e comparou com o mesmo período de 2022