Alagoas tem mais de 860 mil pessoas com deficiência

Estados do Nordeste concentram maior percentual de pessoas com deficiência do país

Cadeirante em direção à rua
Compartilhe

 

Celebrado em 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem como objetivo gerar visibilidade à população sobre as pautas que envolvem deficiência em seus diferentes graus, seja ela auditiva, física, intelectual ou visual.

De acordo com dados coletados pela Agência Tatu do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, o número de pessoas com deficiência em Alagoas é de aproximadamente 27% da população, ou seja, 860 mil, dos mais de três milhões de habitantes.

No estado, a maior incidência é de pessoas com algum tipo de deficiência visual (21,78%). Em seguida vêm pessoas com alguma deficiência motora (8,64%) e, depois, com alguma deficiência auditiva (5,98%). Confira o gráfico a seguir:

Em Maceió, cerca de 10% da população possui alguma deficiência. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, sete Centros Especializados em Reabilitação atendem aos usuários.da Capital. Este percentual é o mesmo a nível mundial, conforme informações da Organização das Nações Unidas (ONU).

Levando em consideração o ranking nacional, os estados do Nordeste concentram a maior porcentagem de pessoas com deficiência, ocupando as nove primeiras posições. Confira a seguir.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Colagem com imagens de cemitérios públicos de maceió com um fundo azul.

Sem lugar para morrer: Prefeitura de Maceió descumpre lei e esconde dados sobre cemitérios públicos

Recursos via Lei de Acesso à Informação foram indeferidos sem qualquer justificativa
Criança brincando com blocos coloridos montando um em cima do outro.

Cicatrizes invisíveis: violência na infância afeta a saúde mental na fase adulta

Violações podem causar traumas e sequelas durante toda vida, como danos físicos, estresse tóxico e mudanças de comportamento
Capa da matéria "6 a cada 10 deputados do Nordeste votaram contra pautas ambientais" publicada originalmente na Agência Tatu

6 a cada 10 deputados do Nordeste votaram contra pautas ambientais

Maioria dos votos é de parlamentares de partidos de direita, extrema-direita e centro
Ilustração com fundo laranja e o mapa de alagoas ao fundo e uma colagens de cadeiras de escola com um ventilador de teto em cima.

Emergência climática: a cada 10 escolas públicas em AL, 6 não têm climatização

Belém, São Brás e Taquarana são as cidades que menos possuem climatização em sala de aula