Maceió: Fevereiro deste ano foi o mês mais quente dos últimos 4 anos

O mês terminou com a temperatura compensada média em 27.118Cº

Praia Maceió Foto Lucas Thaynan Agência Tatu - Maceió: Fevereiro deste ano foi o mês mais quente dos últimos 4 anos
Compartilhe

A forte sensação de calor sentida pelos maceioenses, durante quase todo o mês de fevereiro deste ano, não foi por acaso. Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), analisados pela reportagem da Agência Tatu, mostram que, no mês passado, a capital alagoana teve a maior média de temperatura dos últimos 4 anos.

O mês de fevereiro terminou com a temperatura compensada média em 27.118Cº. O último mês a registrar temperaturas superiores a esta foi em abril de 2015, quando a média chegou aos 27.633Cº.

Média de Temperatura Maceio 2015 a 2019 Agência Tatu - Maceió: Fevereiro deste ano foi o mês mais quente dos últimos 4 anosAs causas da “onda de calor”

Segundo o meteorologista Emanuel Teixeira, o motivo da alta nas temperaturas em Maceió, no início deste ano, se deu pela combinação de dois fenômenos climáticos em atuação no Nordeste.

“Uma das razões que fez elevar as temperaturas em Maceió é que estamos no ano de El Niño, onde geralmente as temperaturas se elevam um pouco. Mas um outro fator foi um sistema bastante atuante aqui na região, que é o VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis). Este sistema é um dos principais causadores e inibidores de chuva, e com isso também deixou o tempo aberto, com alto índice de calor”, explica o especialista.

O sistema VCAN é formado pelo movimento dos ventos em forma circular, onde as nuvens ficam concentradas na borda da circunferência. As regiões que estão no centro deste sistema, como Maceió – nestes primeiros dois meses do ano -, registra pouca formação de nuvens, o que faz elevar as temperaturas.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

American Public Power Association unsplash - AL mais que triplicou produção de energia solar em 2020

AL mais que triplicou produção de energia solar em 2020

Apesar do aumento de 315%, o estado é responsável por apenas 0,31% do total produzido no país
Capa da matéria "Apenas um rio do Nordeste tem índice de qualidade da água bom" publicada originalmente na Agência Tatu. Trata-se de uma ilustração digital de um rio, com algumas plantas e um homem observando com binóculos de cabeça para baixo na parte superior da imagem.

Somente um rio do Nordeste apresenta boa qualidade da água

Nenhum rio da região apresentou ótima qualidade da água; dados são do SOS Mata Atlântica
Capa da matéria "6 a cada 10 deputados do Nordeste votaram contra pautas ambientais" publicada originalmente na Agência Tatu

6 a cada 10 deputados do Nordeste votaram contra pautas ambientais

Maioria dos votos é de parlamentares de partidos de direita, extrema-direita e centro
LICENCA AMBIENTAL - Falta de licença é a principal infração ambiental registrada em AL

Falta de licença é a principal infração ambiental registrada em AL

Dados são das mais de 2.400 denúncias realizados em dois anos