Elas são animais dóceis e muito presentes no litoral alagoano, mas que sofrem com a exploração humana de seu habitat natural e estão ameaçadas de extinção. Só nos últimos dois anos, 2.189 tartarugas marinhas encalhadas – vivas ou mortas – foram encontradas no litoral do estado, conforme informações analisadas pela Agência Tatu.
Os dados são do Instituto Biota de Conservação, instituição que promove a conservação da fauna marinha e seu habitat com foco em mamíferos e tartarugas, e mostram que, enquanto em 2019 foram encontradas 1242 tartarugas encalhadas, no ano passado foram 947 tartarugas, o que representa uma redução de 23%. É como se nesses últimos dois anos cerca de 91 tartarugas marinhas fossem encontradas pelas equipes do Biota a cada mês.
Esses animais marinhos foram encontrados em, ao menos, 15 cidades de Alagoas: Barra de Santo Antônio, Japaratinga, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Maragogi, Barra de São Miguel, Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Marechal Deodoro, Piaçabuçu, Roteiro e Maceió.
Confira quantas tartarugas foram encontradas em cada cidade alagoana:
O que fazer?
O Instituto Biota orienta à população que, ao avistar um animal marinho encalhado, não interaja ou toque no corpo do animal e ligue imediatamente para as equipes de resgates, que devem chegar ao local para os primeiros socorros ao animal. Os números para contato são: 99115-2944, 98815-0444 ou 90115-5516.