Mais de mil crianças e adolescentes sofreram violência nos últimos dois anos em AL

Violência sexual é maioria dos casos registrados no estado; confira

Crianca triste - Mais de mil crianças e adolescentes sofreram violência nos últimos dois anos em AL
Compartilhe

Apesar de estarem em uma idade em que a proteção e segurança deveriam ser garantidas, 1072 crianças e adolescentes foram vítimas de violência em Alagoas, nos últimos dois anos. É o que revelam os dados analisados pela Agência Tatu, fornecidos pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

De acordo com as informações coletadas, dos casos de agressão registrados contra crianças e adolescentes em 2019 e 2020, quase 60% foram de violência sexual. Do total, 74% aconteceu contra meninas, que apresentam idade média de apenas 12 anos.

Também é possível perceber diferenças no tipo de violência sofrida por meninos e meninas alagoanos. Enquanto a maioria dos casos de violência contra meninos de até 12 anos estão relacionados à violência física, os casos que envolvem meninas apresentam um perfil diferente. Confira, abaixo, no gráfico:

Os dados são preocupantes, mas a realidade pode ser ainda pior. Em 2020 houve redução no número de registros, mas isso pode ter acontecido por conta de uma subnotificação gerada pela pandemia do novo coronavírus, vivida desde março do ano passado. Enquanto em 2019 foram registrados 710 casos, ano passado foram apenas 362.

“Desde o início da pandemia, por exemplo, as escolas estavam sem funcionar e elas são uma das principais portas de entrada para as denúncias de violência contra criança e adolescente”, alerta a Secretaria de Prevenção à Violência em nota, enviada via assessoria de comunicação.

Como denunciar?

As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, pelo 0800 280 9390 ou pelo aplicativo da Seprev VIOLÊNCIA ZERO, disponível de forma gratuita para telefones Android. Baixe aqui!

A Seprev atua no eixo da prevenção e no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, através de atendimento psicossocial e jurídico do Núcleo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (NACAVV). Apenas em 2020, foram realizados 804 atendimentos.

NACCAV VIOLENCIA SEXUAL 1 - Mais de mil crianças e adolescentes sofreram violência nos últimos dois anos em AL
Naccav fica localizado na Casa de Direitos, no Mirante do Jacintinho (Foto: Vitor Beltrão/Seprev)

Além disso, o órgão possui uma equipe multidisciplinar no Instituto Médico Legal de Maceió para o primeiro atendimento da criança e adolescente vítima de violência. A secretaria também afirma trabalhar para fortalecer e integrar o Sistema de Garantia de Direitos e as formas de denúncia de crimes contra criança e adolescente.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Ilustração gráfica de homem sobre uma mesa de trabalho com notebook em cima, com as mãos sobre a cabeça representando preocupação e exaustão. Sua cabeça foi substituída por fumaça, para reforçar a ideia de cansaço extremo e dificuldades em relação à saúde mental

Adoecimento mental afastou mais de 470 mil trabalhadores em 2024

Dados do Observatório da Segurança e Saúde do Trabalho revelam aumento de 62%  nos benefícios ligados à saúde mental concedidos pelo INSS entre 2020 e 2024
05.09 Materia Vacina CAPA - Cobertura da vacina BCG despenca no Nordeste, aumentando o risco de casos graves de tuberculose

Cobertura da vacina BCG despenca no Nordeste, aumentando o risco de casos graves de tuberculose

Na região, os casos de tuberculose em crianças de até 4 anos saltaram de 250 em 2014 para 396 em 2024.
09.10 CAPA SaoDesiderio - Conheça São Desidério, a cidade com a maior emissão de carbono do Nordeste

Conheça São Desidério, a cidade com a maior emissão de carbono do Nordeste

Município baiano de apenas 35 mil habitantes liberou no último ano quase 8 milhões de toneladas de CO₂, mais da metade do total da cidade de São Paulo
fija inovação

Google, Estadão e BandNews participam do maior evento de inovação e jornalismo de Alagoas

Evento contará com transmissão online de parte da programação para profissionais e estudantes de comunicação de todo o país