Conheça os temas sobre o Nordeste que ganharam as redes na reta final das Eleições

Debate na Band, corte em programa do leite e suposta fraude de rádios movimentaram o debate sobre a região no Twitter

Capa - Temas sobre o Nordeste que ganharam as redes na reta final das Eleições
Compartilhe

A poucos dias do segundo turno das Eleições de 2022, temas sobre a região Nordeste seguem tendo grande impacto no debate político travado nas redes sociais. Desde o dia 11 de outubro foram postados mais de 872 mil tweets que citam a região, sendo que 61% destas postagens citam, além do Nordeste, Jair Bolsonaro (PL) ou Lula (PT).

As informações são de levantamento realizado pela Agência Tatu, através da plataforma Trendsmap, que aponta quais os principais temas sobre o Nordeste que ganharam o Twitter nas últimas duas semanas.

Entre 11 e 25 de outubro foram publicados quase 872,9 mil tweets que citam o termo “Nordeste” e, como é possível ver no gráfico abaixo, em três momentos ocorrem picos de menções, com dezenas de milhares de postagens em apenas algumas horas.

Debate na Band

Nos dias 16 e 17 de outubro, período onde ocorreu o debate presidencial na Band e sua repercussão, foram feitas mais de 157 mil postagens citando o Nordeste. Neste período, as duas mensagens mais retuitadas foram críticas ao candidato Jair Bolsonaro.

Paiva - o bolsonaro daqui a pouco mandando um meus cactos pra tentar puxar voto do nordeste

Poptime - É FALSO que o Governo Lula negou água para o nordeste!Bolsonaro CANCELOU o programa de construção de cisternas, que leva água para o sertão nordestino, e mente ao se tentar se apropriar da Transposição do São Francisco. #DebateNaBand https://t.co/mo81DGH8Z

Corte em programa de leite

No dia 22 de outubro foram feitos 101 mil tweets citando o Nordeste, o pico de menções à região pode ser explicado por uma reportagem do UOL mostrando cortes em um programa de distribuição de leite para famílias em pobreza extrema no Nordeste e em Minas Gerais. Os tweets mais compartilhados do dia divulgam este conteúdo.

Choquei - ATENÇÃO: Governo Bolsonaro corta 87% de doação de leite a famílias na miséria no Nordeste e Minas Gerais. https://t.co/IBjpaLKgPF

Alckmin - Olha, o UOL acabou de divulgar mais uma desumanidade deste governo que não pode continuar: corte de 87% na distribuição de leite para famílias em extrema pobreza do Nordeste e norte de Minas Gerais.

Suposta fraude em inserções no rádio

No dia 24 a campanha de Jair Bolsonaro divulgou pedido feito à Justiça Eleitoral para que suspenda as inserções de Lula nas rádios. De acordo com a campanha de Bolsonaro, rádios nordestinas teriam deixado de veicular material da campanha do atual presidente. Além disso, outras críticas ao PT envolvendo o Nordeste também se destacaram entre os tweets mais compartilhados nesse dia. Foram 255 mil postagens sobre o Nordeste nos dias 24 e 25.

flavio bolsonaro tweet e1666789323301 - Conheça os temas sobre o Nordeste que ganharam as redes na reta final das Eleições

saul christos twitter e1666790289517 - Conheça os temas sobre o Nordeste que ganharam as redes na reta final das Eleições

Principais hashtags

Entre as hashtags que mais apareceram nas publicações analisadas, estão: #debatenaband, #virabrasil e #lula13. Já as palavras associadas que mais aparecem nos tweets são “bolsonaro”, "lula'' e "governo".

Grafico tweets FGV Agencia Tatu 2 - Conheça os temas sobre o Nordeste que ganharam as redes na reta final das Eleições

Grafico tweets FGV Agencia Tatu 3 - Conheça os temas sobre o Nordeste que ganharam as redes na reta final das Eleições


Esta reportagem só foi possível graças a uma parceria com a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-DAPP), que ofereceu treinamento, financiamento e acesso a plataformas de análise de redes sociais.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Fotomontagem com cartão de crédito escrito Cartão da Presidência - CAPA - Bolsonaro-gastou-mais-de-R4-milhoes-no-cartao-corporativo

Em visitas ao Nordeste, Bolsonaro gastou mais de R$4 milhões no cartão corporativo

Valores se referem aos gastos do cartão corporativo da Presidência da República; a maior parte dos gastos são de alimentação e hospedagem.
idh pandemia

Apesar de menor queda do IDH na pandemia, Nordeste segue com menores índices do país

Impacto da crise sanitária foi analisado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Capa Braskem - Exclusivo: Braskem já bancou campanhas de governadores, senadores e outros políticos de Alagoas

Exclusivo: Braskem já bancou campanhas de governadores, senadores e outros políticos de Alagoas

Entre 2004 e 2014 a petroquímica doou quase R$ 3 milhões a dezenas de candidatos alagoanos
Capa_matéria_Sem vagas, cemitérios de Maceió enterram 80% dos mortos em cova rasa

Sem vagas, cemitérios de Maceió enterram 80% dos mortos em cova rasa 

Interdição do cemitério Santo Antônio devido ao afundamento de solo causado pela mineradora Braskem agravou a situação funerária