Norte e Nordeste lideram redução de fumantes no país

Estimativa do Ministério da Saúde mostra queda no consumo de cigarro em todas as capitais desde 2006

4 1 - Norte e Nordeste lideram redução de fumantes no país
Compartilhe

O consumo de cigarro no Brasil diminuiu nos últimos 15 anos e as regiões que com maior redução são o Norte e o Nordeste. A estimativa do Ministério da Saúde mostra queda desde 2006. Porto Velho, Teresina, Macapá e Maceió são as capitais que lideram a ranking.

Os dados, analisados pela Agência Tatu, fazem parte da publicação Vigilância de Fatos de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde. O resultado da pesquisa realizada entre 2006 e 2020 foi divulgado em março deste ano.

E492C01C 3EF1 4E76 A0F4 8C767067FCCC scaled - Norte e Nordeste lideram redução de fumantes no país

A pesquisa estima que 6,2% dos fumantes brasileiros abandonaram o vício. O Norte e o Nordeste lideram a redução com 8,8% e 7,6%, respectivamente, ficando à frente da média nacional.

A capital que menos reduziu foi Florianópolis (SC) com 2,3% e a que lidera o ranking é Porto Velho (RO) com 12,6% menos fumantes. O levantamento, realizado em 2020, consultou 27.077 brasileiros de todas as idades.

Durante 15 anos de pesquisa, é possível perceber que houve variações no número de fumantes em cada faixa etária. Em 2006, por exemplo, a maioria tinha entre 45 e 54 anos (22,8%), seguida dos brasileiros entre 35 e 44 anos (18,7%). Já em 2020, a maior parte dos fumantes tinha entre 55 e 64 anos (12,2%) e logo após os de 25 a 34 anos (10,6%).

Consequências do tabagismo

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) trata o consumo do tabaco como uma epidemia, que é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. O organismo internacional estima que 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto 1,2 milhão são devido ao fumo passivo. O tabagismo contribui para o desenvolvimento de vários tipos de câncer, doenças cardíacas e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Criança brincando com blocos coloridos montando um em cima do outro.

Cicatrizes invisíveis: violência na infância afeta a saúde mental na fase adulta

Violações podem causar traumas e sequelas durante toda vida, como danos físicos, estresse tóxico e mudanças de comportamento
Capa da matéria sobre índice sobre qualidade de vida e análise entre capitais do nordeste

Maceió tem a pior qualidade de vida entre as capitais do Nordeste; Aracaju tem o melhor nível

Pesquisa divulgada recentemente analisa dados socioambientais da população do país
Colagem em preto e branco de pessoas com baldes e bacias em menção aos domicílios brasileiros sem água encanada

67% dos domicílios brasileiros sem água encanada estão na região Nordeste

Em todo o país, mais de 4,8 milhões de pessoas residem em domicílios sem água canalizada
fake aedes aegypti agulha modificada - É falso que Aedes aegypti tenha tido “agulha” geneticamente modificada para não perfurar pele

É falso que Aedes aegypti tenha tido “agulha” geneticamente modificada para não perfurar pele

Professores universitários consultados pelo Comprova afirmaram que a postagem analisada é falsa.