O que o plano de governo revela sobre cada candidato à Prefeitura de Maceió

Documento obrigatório exigido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disponibilizado na plataforma Divulgacand  (Sistema de Divulgação de Candidaturas), os planos de governo podem auxiliar o cidadão a entender quais são as prioridades dos candidatos a algum cargo do Executivo (prefeito, governador e presidente) a partir das propostas e ideias contidas nele. A Agência Tatu analisou

ELEICOES 2020 - O que o plano de governo revela sobre cada candidato à Prefeitura de Maceió
Compartilhe

Documento obrigatório exigido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disponibilizado na plataforma Divulgacand  (Sistema de Divulgação de Candidaturas), os planos de governo podem auxiliar o cidadão a entender quais são as prioridades dos candidatos a algum cargo do Executivo (prefeito, governador e presidente) a partir das propostas e ideias contidas nele.

A Agência Tatu analisou os dez planos de governo dos candidatos à Prefeitura de Maceió, para entender quais são as semelhanças ou diferenças entre os temas que os pleiteantes acreditem ser relevantes para desenvolver em uma eventual gestão na capital alagoana.

A metodologia utiliza a frequência em que aparece uma expressão ou palavra. Com isso, quanto mais um candidato aborda cada um deles, mais se imagina que seja uma das prioridades de seu mandato. Para análise foram excluídas palavras que integram os lemas das coligações, uma vez que elas aparecem apenas para ilustrar o material.

Vale destacar que a obrigatoriedade do documento foi incluída em 2009 na Lei 9.504/97, que regula as eleições. No entanto, não são exigidas características específicas nele, como número de páginas, tipografia, espaçamento entre linhas, entre outros.  Para se ter uma ideia, os planos de governos locais variam de cinco páginas (Cícero Filho – PCdoB) a 59 páginas (Valéria Correia  – Psol).

Em ordem alfabética, confira abaixo:

Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB)

No plano de governo do mdebista a palavra “Implantar” aparece 51 vezes ao longo do documento, sempre em contexto de apresentar novos programas nas diferentes áreas do executivo municipal. Logo em seguida vem “Criar”, “Meio”, “Ações” e “Serviços” com 45, 36, 35 e 30, respectivamente.

Alfredo 2 - O que o plano de governo revela sobre cada candidato à Prefeitura de Maceió

Cícero Almeida (DC)

Na nuvem de palavras do ex-prefeito Cícero Almeida chama atenção a frequência das tags: “Municipal”, “Construção”, “População”, “Saúde” e “Ações”, com 11, 10, 9, 8 e 7, respectivamente.

 

Cicero Almeidaa - O que o plano de governo revela sobre cada candidato à Prefeitura de Maceió

Cícero Filho (PcdoB)

No plano de governo de Cícero Filho estão presentes, de maneira mais significativa, as palavras “Programa” (07), “Cidade”,  “Medidas”, “Processo” e “Social”, estas últimas empatadas com seis ocorrências.

Cicero Filho 1 - O que o plano de governo revela sobre cada candidato à Prefeitura de Maceió

Corintho Campelo (PMN)

Já no plano de governo do ex-prefeito Corintho Campelo ficam em evidência as tags “Cidade”, “Engenheiro”, “Qualidade”, “Será” e “Sociedade” com oito aparições no documento.

Corintho Campeloo - O que o plano de governo revela sobre cada candidato à Prefeitura de Maceió

Davi Davino (PP) 

“Cidade”, “Programa”, “Municipal”, “Saúde” e “Ampliar” integram o ranking das palavras mais usadas no plano de governo do candidato Davi Davino Filho com 40, 19, 16, 16 e 13 aparições respectivamente.

Davi Davino 1 - O que o plano de governo revela sobre cada candidato à Prefeitura de Maceió

JHC (PSB)

“Criação” com 53 ocorrências, “Municipal”, “Plano”, “Criar” e “Promover” definem os objetivos de João Henrique Caldas no documento obrigatório. As últimas quatro aparecem com 30, 18, 17 e 16 vezes no programa de gestão.

JHC E 1 - O que o plano de governo revela sobre cada candidato à Prefeitura de Maceió

Josan Leite (Patriotas)

No plano de governo de Josan Leite ficam em evidência na lista de palavras os termos “Criar” (55), “Gestão” (16), “Públicos” (16), “Serviços” (16) e Cidade” (13).

Josan Leite 1 - O que o plano de governo revela sobre cada candidato à Prefeitura de Maceió

Lenilda Luna (UP) 

“Educação” define a área chave da candidata Lenilda Luna. Em diversos contextos dentro do plano tanto a palavra “Educação” (77)  quanto “Escolar” (31) e “Ensino” (25) figuram entre as expressões mais frequentes no documento.  “Cidade” (31) e “Maceió” (25) também fazem parte do ranking.

LENILDA LUNAAA - O que o plano de governo revela sobre cada candidato à Prefeitura de Maceió

Ricardo Barbosa (PT)

Na nuvem de palavras do candidato petista se destacam “Cidade” (80), “Saúde” (48), “Gestão” (43), “Educação” (41) e “Políticas” com 39 tags dentro do programa de governo composto por 19 páginas.

RICARDO BARBOSA 1 - O que o plano de governo revela sobre cada candidato à Prefeitura de Maceió

Valéria Correia (Psol)  

A ex-reitora da Ufal, Valéria Correia, aposta nos termos “População” (81), “Cidade” (59), “Saúde” (52), “Social” (50) e “Criar” (43).

Valeria Correia 1 - O que o plano de governo revela sobre cada candidato à Prefeitura de Maceió

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "Eleições 2022: o que é a democracia e quais regimes políticos já passaram pelo Brasil". Ilustração digital que traz um fundo azul, várias mãos para o alto e alguns balões de dialógo logo acima.

Eleições 2022: o que é a democracia e quais regimes políticos já passaram pelo Brasil

Democracia tem sido elemento central no debate eleitoral de 2022
capa candidatos eleitos governador - Eleições 2022: Confira os governadores eleitos no Nordeste no 2º turno

Eleições 2022: Confira os governadores eleitos no Nordeste no 2º turno

Veja ainda dados de abstenção e presidente mais votado em cada um dos estados nordestinos
Capa da matéria "Lula venceu em 98,9% dos municípios do Nordeste, no 2º turno". Ilustração digital com fundo vermelho contendo mapa do nordeste, no primeiro plano tem uma imagem do Lula apertando mãos de pessoas.

Lula venceu em 98,9% dos municípios do Nordeste, no 2º turno

Candidato do PT também foi o mais votado na maioria dos municípios brasileiros
Capa: presos podem votar? Ilustração com urna eletrônica e pessoa algemada

Presos podem votar no Brasil?

No Brasil o voto de pessoas privadas de liberdade é permitido apenas aos presos provisórios e adolescentes custodiados; Menos de 7% dos presos provisórios brasileiros estão aptos a votar nas Eleições 2022