Pesquisa revela que 86,5% dos brasileiros afirmam ter ansiedade

Informações são do Ministério da Saúde e se referem ao período da pandemia

28MA Entrega do Caps Sadi Feitosa 140 - Pesquisa revela que 86,5% dos brasileiros afirmam ter ansiedade
Compartilhe

Simbolicamente, o início do ano é marcado pelos recomeços, promessas e objetivos para a tela em branco proporcionada pela novidade. Foi assim que surgiu o Janeiro Branco, uma importante campanha que aborda os cuidados com a saúde mental. Em tempos de pandemia se torna ainda mais importante debater a temática, já que, de acordo com o resultado preliminar de uma pesquisa sobre a saúde mental do brasileiro, de 17.491 pessoas entrevistadas, 15.129 alegaram sofrer com ansiedade, ou seja, 86.5%.

A pesquisa, analisada pela Agência Tatu, teve os resultados preliminares divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2020. Os dados revelam que, deste grupo de entrevistados, 9.533 alegaram ter Transtorno de Estresse Pós-Traumático, com 45,5% do total; enquanto 16% depressão grave, o que representa 2.798 pessoas. Não foi descartada a chance do mesmo paciente desenvolver mais de um transtorno.

JANEIRO BRANCO

Criado há oito anos por um grupo de psicólogos de Uberlândia, o Janeiro Branco visa chamar a atenção da população para essa realidade, por meio de informações, dados e ações promovidas por profissionais da saúde e voluntários.

Em Maceió, as ações voltadas à saúde mental são feitas nas unidades de saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Os centros contam com equipes multiprofissionais e são responsáveis pelo atendimento de pessoas com transtornos que acometem boa parte da população, como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático, visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a pandemia da Covid-19 interrompeu serviços essenciais de saúde mental ao redor do mundo, mas felizmente, não foi isso que aconteceu na capital.

Em entrevista à Agência Tatu, a psicóloga da rede municipal, Izolda Dias, relata que os CAPS não fecharam as portas no ano de 2020. “Antes da pandemia, os quatro CAPS realizavam em média 50 atendimentos por dia, e tiveram que se adaptar à nova realidade. Continuou a assistência individual e as sessões em grupo foram substituídas por virtuais”.

A psicóloga também afirmou que houve uma redução na média de atendimentos do serviço voltado para atendimento de pessoas com dependência química (Caps AD), que realizavam em média 70 atendimentos por dia, e passou a realizar 50.

Sobre a campanha do Janeiro Branco, Izolda relatou uma maior adesão no ano passado, atrelada às atividades presenciais, que envolviam oficinas terapêuticas e outras atividades lúdicas. “Os CAPS continuam atuando, mas nós só conseguimos realizar uma live”.

Quanto ao acesso aos centros, Izolda explica que normalmente o paciente procura uma unidade de saúde, que direciona ao CAPS. “Mas os CAPS funcionam de portas abertas e, se for necessário, encaminham ao atendimento ambulatorial”, finaliza.

A capital conta com cinco CAPS, um deles é especializado no público infanto-juvenil (CAPSi), e fica localizado no bairro do José Tenório. Já o CAPS AD, localizado no Farol, é especializado no tratamento de álcool e outras drogas. Os outros três são voltados para atendimento dos adultos. Pensando nisso, a Agência Tatu disponibiliza a seguir um mapa com endereço e telefone para contato dos Centros.

https://datawrapper.dwcdn.net/tnQ0P/5/

*Estagiária sob supervisão da editoria

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

hanseníase no nordeste

Nordeste é a região que menos reduziu casos de hanseníase no Brasil

Dados do Ministério da Saúde mostram redução de 33,1% de casos de hanseníase entre 2013 e 2022
Colagem em preto e branco de pessoas com baldes e bacias em menção aos domicílios brasileiros sem água encanada

67% dos domicílios brasileiros sem água encanada estão na região Nordeste

Em todo o país, mais de 4,8 milhões de pessoas residem em domicílios sem água canalizada
Capa da matéria "Nordeste já registrou mais de 15 mil casos de dengue em 2024" publicada originalmente na Agência Tatu.

Nordeste já registrou mais de 15 mil casos de dengue em 2024

Sudeste concentra maior porcentagem dos registros no Brasil; especialistas reforçam que é fundamental manter os cuidados e prevenção
Capa da matéria "Apenas 13 a cada 100 habitantes do Nordeste têm plano de saúde" publicada originalmente na Agência Tatu.

Apenas 13 a cada 100 habitantes do Nordeste têm plano de saúde

Maranhão é o estado com menor quantitativo proporcional da região