Pesquisas por Arthur Lira no Google disparam no último mês

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Dados foram coletados do Google Trends, no período de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021

Por Maria Luíza Ávila*

Reprodução: Câmara dos Deputados

A eleição para presidência da Câmara dos Deputados trouxe uma atenção especial para o deputado federal alagoano Arthur Lira (PP), revelando um aumento significativo de popularidade no Google no mês de janeiro. De acordo com os dados do Google Trends, analisados pela Agência Tatu, o índice de pesquisa pelo nome do parlamentar saiu de 26, em 3 janeiro, para 100, em 3 de fevereiro.

Com a análise feita no período de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021, foi possível observar um aumento a partir da segunda semana de dezembro – quando foi anunciada a pré-candidatura de Arthur Lira à presidência da Câmara dos Deputados -, que cresceu esporadicamente desde então. Antes de dezembro, o número de buscas não apresentava relevância quando comparado ao desempenho dos últimos dois meses.

O líder do chamado Centrão contou com o apoio de um bloco de 11 partidos, somando 247 deputados. Para vencer em primeiro turno, Lira precisava de 257 votos. A votação foi encerrada por volta das 23h da última segunda-feira (1º) e o parlamentar alagoano foi eleito com 302 votos. A oposição na disputa pelo comando da Casa foi representada pelo deputado Baleia Rossi (MDB/SP), aliado do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM/SP). 

Arthur Lira (PP-AL), agora presidente da Câmara, está em seu terceiro mandato como deputado federal por Alagoas, consolidando, em 2021, uma década no cargo. O parlamentar é filho de Benedito de Lira, também do Progressistas, ex-senador de Alagoas e atual prefeito da Barra de São Miguel.

Além de Alagoas, estado do deputado, o interesse de busca aparece em destaque também em Roraima. Lira contou com a participação ativa do parlamentar roraimense Hiran Gonçalves (PP-RR) em sua campanha e comitiva,  conquistando o apoio de sete dos oito deputados federais do estado.

Ainda segundo os dados do Google Trends, associado ao nome do parlamentar aparecem como principais termos de busca: Jair Bolsonaro (presidente da República), presidente, Rodrigo Maia (ex-presidente da Câmara), Câmara dos Deputados do Brasil e Baleia Rossi (candidato que fazia oposição a Arthur Lira).

*Estagiária sob supervisão da Editoria

DADOS ABERTOS | Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:
Google Trends: Pesquisas pelo deputado Arthur Lira

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.