Pesquisas por Arthur Lira no Google disparam no último mês

Dados foram coletados do Google Trends, no período de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021

03/02/21, 16h02 (atualizada em 09/12/21, 14h12)

Compartilhe:

Reportagem Maria Luíza Ávila*

A eleição para presidência da Câmara dos Deputados trouxe uma atenção especial para o deputado federal alagoano Arthur Lira (PP), revelando um aumento significativo de popularidade no Google no mês de janeiro. De acordo com os dados do Google Trends, analisados pela Agência Tatu, o índice de pesquisa pelo nome do parlamentar saiu de 26, em 3 janeiro, para 100, em 3 de fevereiro.

Com a análise feita no período de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021, foi possível observar um aumento a partir da segunda semana de dezembro – quando foi anunciada a pré-candidatura de Arthur Lira à presidência da Câmara dos Deputados -, que cresceu esporadicamente desde então. Antes de dezembro, o número de buscas não apresentava relevância quando comparado ao desempenho dos últimos dois meses.

O líder do chamado Centrão contou com o apoio de um bloco de 11 partidos, somando 247 deputados. Para vencer em primeiro turno, Lira precisava de 257 votos. A votação foi encerrada por volta das 23h da última segunda-feira (1º) e o parlamentar alagoano foi eleito com 302 votos. A oposição na disputa pelo comando da Casa foi representada pelo deputado Baleia Rossi (MDB/SP), aliado do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM/SP).

Arthur Lira (PP-AL), agora presidente da Câmara, está em seu terceiro mandato como deputado federal por Alagoas, consolidando, em 2021, uma década no cargo. O parlamentar é filho de Benedito de Lira, também do Progressistas, ex-senador de Alagoas e atual prefeito da Barra de São Miguel.

Além de Alagoas, estado do deputado, o interesse de busca aparece em destaque também em Roraima. Lira contou com a participação ativa do parlamentar roraimense Hiran Gonçalves (PP-RR) em sua campanha e comitiva,  conquistando o apoio de sete dos oito deputados federais do estado.

Ainda segundo os dados do Google Trends, associado ao nome do parlamentar aparecem como principais termos de busca: Jair Bolsonaro (presidente da República), presidente, Rodrigo Maia (ex-presidente da Câmara), Câmara dos Deputados do Brasil e Baleia Rossi (candidato que fazia oposição a Arthur Lira).

*Estagiária sob supervisão da Editoria

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta.

1. Google Trends: Pesquisas pelo deputado Arthur Lira

Somos uma startup de jornalismo de dados de Alagoas  com foco em produção de conteúdo e produtos inovadores para a realidade local e regional.

Assine a nossa newsletter

© 2017 - 2021 Agência Tatu de Jornalismo de Dados.

Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade