Planos de saúde batem recorde de reclamações em Alagoas; veja ranking

Há um ano e meio, a consultora de vendas Juliana Cardoso contratou um plano de saúde com o objetivo de obter acesso a procedimentos médicos com mais celeridade. No entanto, no início do mês de dezembro a usuária teve um pedido negado, sendo uma dos 1.217 clientes de operadoras de planos de saúde em Alagoas

IMAGEM PLANO DE SAUDE3 1 - Planos de saúde batem recorde de reclamações em Alagoas; veja ranking
Compartilhe

Há um ano e meio, a consultora de vendas Juliana Cardoso contratou um plano de saúde com o objetivo de obter acesso a procedimentos médicos com mais celeridade. No entanto, no início do mês de dezembro a usuária teve um pedido negado, sendo uma dos 1.217 clientes de operadoras de planos de saúde em Alagoas que, de janeiro a outubro de 2020, registrou reclamação junto a Agência Nacional de Saúde (ANS), o maior nível do período nos últimos 10 anos.

É o que revelam os dados analisados pela Agência Tatu extraídos a partir de informações fornecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão responsável por fiscalizar o setor de saúde privada no Brasil.

É importante destacar que o aumento das reclamações não está relacionado ao aumento na quantidade de usuários. Desde 2016, o número médio de usuários de planos de saúde vem diminuindo em Alagoas, enquanto é registrado pela ANS o aumento na quantidade de reclamações.

Confira no gráfico:



DIFICULDADES NO ATENDIMENTO

A consultora de vendas revela que esta não foi a primeira vez que precisou de seu plano e teve o atendimento negado.

image 6 - Planos de saúde batem recorde de reclamações em Alagoas; veja ranking
Foto: Acervo pessoal

“Há um ano machuquei um dedo da mão e precisei de atendimento ortopédico na noite de um domingo. Quando me dirigi ao hospital Sanatório – hospital de urgência e emergência disponibilizado pelo plano Medvida – fui informada que o hospital só possui emergência clínica, sem nenhuma especialidade médica à disposição”, relata Juliana.

Ela conta que entrou em contato com o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do plano de saúde Medvida e eles a encaminharam para dois hospitais que também não resolveram o problema. Com a mão já inchada, ela foi aos locais indicados.

“Eles me encaminharam para o hospital Humanité, que não prestava serviço ao plano naquele momento, depois informaram que a o Hospital Maternidade Santo Antônio poderia me atender, mas como era esperado para um problema ortopédico, não fui atendida e precisei procurar atendimento em um hospital particular, sem convênio com o plano. O que me custou R$621,00 e que só me foi ressarcido 2 meses depois”, conta.

Na última vez, Juliana passou por apuros quando precisou utilizar o seu plano de saúde em uma situação de urgência. O plano havia bloqueado seu atendimento por conta de 2 dias de atraso no pagamento.

“A atendente da emergência e eu tentamos entrar em contato com o call center para fazer a liberação no atendimento. Foram 1h30 de tentativas e ninguém atendia e nem respondia os emails para liberação. Precisei procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para ser atendida. Foi nesse momento que eu decidi entrar em contato com a ANS. É um descaso com o paciente. Se eu chego na emergência passando muito mal, precisando de atendimento imediato, iria ter o atendimento recusado por negligência da seguradora”, desabafa.

RANKING DAS OPERADORAS

Para poder comparar as reclamações entre operadoras com uma quantidade de usuários muito diversa, a Agência Tatu criou um índice* que leva em consideração o volume de reclamações e a quantidade de usuários de cada operadora.

A operadora de planos de saúde Medvida, que tem como razão social o nome de Oralclass, encabeça a lista de empresas com maior taxa de insatisfação registrada junto à ANS, mas é seguida de perto por uma das vertentes da Unimed e pelo plano de saúde Amil.

Confira o ranking:

O OUTRO LADO

Esta reportagem tentou entrar em contato com as 3 operadoras de planos de saúde citadas no texto.

A assessoria de imprensa da Unimed encaminhou um número telefônico para contato com a empresa de Caparaó, no entanto após vários minutos de espera, ninguém atendeu.

A operadora Medvida não possui um canal com a imprensa e nenhum dos números divulgados no site da empresa atenderam nossas ligações.

Em nota, a assessoria de comunicação da operadora Amil informou o que segue:
“A Amil esclarece que aprimora constantemente seus processos e serviços com base em cada contato recebido por meio de seus canais de atendimento ou por intermédio de instituições externas. E destaca que seu Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) enquadra-se na melhor faixa de avaliação pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), comprovando a excelência de seus serviços.”

A reportagem será atualizada na medida em que houver novas respostas por parte das empresas citadas.

*O índice foi formado levando em consideração todos os planos de saúde com ao menos mil beneficiários residentes em Alagoas. Para igualar planos com quantidades diferentes de usuários, dividimos a quantidade de reclamações pelo número de usuários e multiplicamos por 100 mil.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "Apenas 13 a cada 100 habitantes do Nordeste têm plano de saúde" publicada originalmente na Agência Tatu.

Apenas 13 a cada 100 habitantes do Nordeste têm plano de saúde

Maranhão é o estado com menor quantitativo proporcional da região
hanseníase no nordeste

Nordeste é a região que menos reduziu casos de hanseníase no Brasil

Dados do Ministério da Saúde mostram redução de 33,1% de casos de hanseníase entre 2013 e 2022
Capa da matéria "Nordeste já registrou mais de 15 mil casos de dengue em 2024" publicada originalmente na Agência Tatu.

Nordeste já registrou mais de 15 mil casos de dengue em 2024

Sudeste concentra maior porcentagem dos registros no Brasil; especialistas reforçam que é fundamental manter os cuidados e prevenção
Colagem em preto e branco de pessoas com baldes e bacias em menção aos domicílios brasileiros sem água encanada

67% dos domicílios brasileiros sem água encanada estão na região Nordeste

Em todo o país, mais de 4,8 milhões de pessoas residem em domicílios sem água canalizada