É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

Dados de 2022 e 2023 mostram redução de 1,2% no número de casos de mortes violentas intencionais; feminicídio teve queda de 34%

capa fake violencia alagoas - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023
Falso
Compartilhe

Circulam nas redes sociais diversas mensagens afirmando que a violência estaria aumentando em Alagoas e em outros estados da região Nordeste. No entanto, os dados mostram que os casos de crimes violentos letais e intencionais, como homicídios e feminicídios, estão diminuindo ao longo dos anos.

O que estão dizendo

Diversas pessoas têm divulgado mensagens sobre uma suposta “onda de violência que não se via há muito tempo” no Nordeste e especialmente no estado de Alagoas. A plataforma mais utilizada para difundir as mensagens é a rede social X, antigo Twitter.

“O nordeste sempre foi, é governado pela esquerda, violência, tudo de horrível multiplicou agora, Alagoas está extremamente violento”, diz uma das mensagens veiculadas na rede social X.

“Violência em Alagoas que estava controlada há 8 anos, começou a sair do controle. Assaltos, furtos, latrocínios e homicídios estão escalando. A polícia depois da vitória do ladrão cruzou os braços”, diz uma outra mensagem na mesma rede.

Oxe, é Fake

Os dados mais recentes do Boletim Estatístico de Crimes Violentos Letais Intencionais da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (confira o Boletim de 2022 e o de 2023) mostram uma redução de 1,2% no número de crimes violentos letais e intencionais entre 2022 e 2023. No ano passado foram 984 casos registrados entre janeiro e outubro e no mesmo período deste ano são 972.

Já os casos de feminicídio tiveram uma redução proporcional ainda maior: 34%. Enquanto em 2022 foram registrados 26 feminicídios entre janeiro e outubro, neste ano 17 mortes por feminicídio foram contabilizadas no mesmo período.

Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Captura de tela de 2023 11 28 09 35 06 - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023
Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023

A edição de 2023 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com dados de 2022, revelou que a maior queda no número de mortes violentas registradas no Brasil foi no Nordeste (4,5%). Apenas na região, cerca de 889 vidas foram poupadas. Confira aqui a publicação.

Embora entre 2021 e 2022, os números de Alagoas tenham crescido 4,2%, a tendência é de queda desde o início da série histórica. Nos últimos oito anos o número de mortes violentas intencionais no estado tem ficado abaixo de 2 mil casos anuais. 

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

05.09 Materia Vacina CAPA - Cobertura da vacina BCG despenca no Nordeste, aumentando o risco de casos graves de tuberculose

Cobertura da vacina BCG despenca no Nordeste, aumentando o risco de casos graves de tuberculose

Na região, os casos de tuberculose em crianças de até 4 anos saltaram de 250 em 2014 para 396 em 2024.
Árvores queimadas no Nordeste | Foto: Melquíades Júnior

Nordeste é 2º maior emissor de gases do efeito estufa por desmatamento

Atividade foi responsável pela emissão de 246,7 milhões de toneladas de CO² na região em 2023
Ilustração gráfica de homem sobre uma mesa de trabalho com notebook em cima, com as mãos sobre a cabeça representando preocupação e exaustão. Sua cabeça foi substituída por fumaça, para reforçar a ideia de cansaço extremo e dificuldades em relação à saúde mental

Adoecimento mental afastou mais de 470 mil trabalhadores em 2024

Dados do Observatório da Segurança e Saúde do Trabalho revelam aumento de 62%  nos benefícios ligados à saúde mental concedidos pelo INSS entre 2020 e 2024
09.10 CAPA SaoDesiderio - Conheça São Desidério, a cidade com a maior emissão de carbono do Nordeste

Conheça São Desidério, a cidade com a maior emissão de carbono do Nordeste

Município baiano de apenas 35 mil habitantes liberou no último ano quase 8 milhões de toneladas de CO₂, mais da metade do total da cidade de São Paulo