Qual o perfil dos deputados estaduais do Nordeste? 

Conheça os partidos e saiba quantos deputados são de esquerda ou direita em cada estado

28.01 Esquerda Direita Capa - Qual o perfil dos deputados estaduais do Nordeste? 
Compartilhe

A Agência Tatu investigou o perfil dos deputados estaduais do Nordeste para mapear a composição partidária das assembleias legislativas do Nordeste e entender quais siglas dominam as bancadas regionais. Por meio de consultas ao quadro de parlamentares das assembleias e análise dos registros partidários dos representantes estaduais, traçamos um panorama do tabuleiro político da região.

O PT (Partido dos Trabalhadores) é a sigla com mais deputados estaduais no Nordeste, totalizando 40 parlamentares distribuídos pelas assembleias, sua maior bancada está no Piauí, com 11 deputados estaduais.

O PP (Partido Progressista) aparece em segundo lugar, com 38 parlamentares espalhados pelos estados nordestinos. Pernambuco concentra sua maior representação, com 8 deputados estaduais. Outros partidos também se destacam no cenário regional como o PSB (Partido Socialista Brasileiro) que possui 37 deputados e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) que conta com 35 parlamentares.

Esquerda ou direita?

Além de identificar os partidos mais presentes, a reportagem buscou classificá-los ideologicamente, mas como já mostramos em outra matéria da Tatu, afirmar se esses deputados estaduais são de partidos de direita ou esquerda é uma tarefa complexa. 

Para esclarecer esse panorama, consultamos o professor Magno Francisco, doutorando em filosofia pela Universidade Federal de Sergipe e mestre em história pela UFAL.

“No Brasil, existem muitos partidos. Podemos dizer que na esquerda radical há a UP, PCB, PSTU e PCO. A esquerda reformista seria o PT, PSOL, PDT e PC do B. Na direita o cenário é mais complexo porque o pragmatismo é maior, mas é possível dizer que DEM, NOVO E PL são os partidos radicais à direita e PSDB e MDB seriam uma direita liberal, porém,  nesses partidos há uma forte influência de lideranças regionais que fazem com que em cada região o partido assuma uma feição”, explica.

Conceitos se misturam

“No Brasil, é muito difícil você se declarar ‘efetivamente de direita ou de esquerda’ porque outros conceitos se misturam”, explica a cientista política Luciana Santana, professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A esquerda abrange ideologias como a social-democracia, o progressismo, o socialismo e o ambientalismo, afirma a professora. No campo econômico, ela busca uma atuação estatal forte para garantir uma economia “mais justa e solidária”, focada na distribuição de renda e na intervenção do Estado para promover a justiça social.

A direita, para a pesquisadora, atua em um sentido oposto. Na perspectiva da direita política o Estado não deve intervir na economia, que seria mais eficiente por meio da autorregulação do mercado. Essa visão está fortemente associada ao liberalismo econômico, que defende a livre iniciativa e a proteção da propriedade privada, diz.

Metodologia

estagiária sob supervisão da editoria

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

capa da matéria sobre partidos dos prefeitos eleitos no Nordeste. Fundo verde com mapa do nordeste e a sigla de alguns partidos como colagem, dentro do mapa.

Eleições 2024: PP perde espaço e MDB elege maior quantidade de prefeitos no Nordeste

Progressistas perdeu 76 cadeiras nas eleições deste ano; confira ranking por partido
2º turno no nordeste

4,8 milhões de eleitores devem ir às urnas no Nordeste no 2º turno; acompanhe apuração

Ferramenta em tempo real permite ver o voto a voto no Nordeste
Alagoas pode ter o maior número de títulos cancelados do Nordeste; prazo para regularizar é até hoje

Alagoas pode ter o maior número de títulos cancelados do Nordeste; prazo para regularizar é até hoje (19)

Eleitores faltosos têm até às 23h59 desta segunda-feira para regularizar pela internet
emendas parlamentares

Quatro dos 10 parlamentares que mais destinaram verbas em emendas individuais são nordestinos

No ranking dos que mais pagaram emendas individuais aprovadas em 2023 e 2024 estão parlamentares do Maranhão, Piauí e dois senadores da Bahia