O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nessa segunda-feira (9), um alerta laranja de perigo para acumulado de chuvas em áreas que abrangem todos os estados do Nordeste. O aviso é válido até às 23h59 desta terça-feira (10). Todos os municípios de Sergipe e 96% do território do Ceará estão sob alerta.
De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. O cenário eleva o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, especialmente em áreas consideradas vulneráveis.

Um levantamento da Agência Tatu aponta que cerca de 600 municípios nordestinos estão inseridos na área afetada. Em Sergipe, as 75 cidades do estado constam na lista do Inmet. No Ceará, o alerta atinge 177 municípios, incluindo Fortaleza, Canindé, Sobral, Itapipoca, Crateús e Juazeiro do Norte.
No Piauí, 100 municípios estão sob aviso, entre eles Piripiri e Picos. Na Paraíba, o alerta contempla 58 cidades, como Cajazeiras, Itaporanga e Coremas. Pernambuco também tem 58 municípios na área de risco, incluindo Serra Talhada, Salgueiro e Parnamirim. O Rio Grande do Norte é o estado menos afetado, com 30 municípios listados, a exemplo de Pau dos Ferros, Tenente Ananias, Alexandria e São Miguel.
Em Alagoas, o alerta alcança 58 municípios das regiões do Agreste e Sertão, incluindo Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema. Já na Bahia, 50 municípios estão sob aviso, com maior possibilidade de acumulado de chuvas em cidades como Paulo Afonso, Esplanada, Pojuca e Chorrochó.
Orientações
O boletim meteorológico recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, fique atenta a alterações em encostas e, sempre que possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.







