Alagoas tem mais de 860 mil pessoas com deficiência

Estados do Nordeste concentram maior percentual de pessoas com deficiência do país

Cadeirante em direção à rua
Compartilhe

 

Celebrado em 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem como objetivo gerar visibilidade à população sobre as pautas que envolvem deficiência em seus diferentes graus, seja ela auditiva, física, intelectual ou visual.

De acordo com dados coletados pela Agência Tatu do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, o número de pessoas com deficiência em Alagoas é de aproximadamente 27% da população, ou seja, 860 mil, dos mais de três milhões de habitantes.

No estado, a maior incidência é de pessoas com algum tipo de deficiência visual (21,78%). Em seguida vêm pessoas com alguma deficiência motora (8,64%) e, depois, com alguma deficiência auditiva (5,98%). Confira o gráfico a seguir:

Em Maceió, cerca de 10% da população possui alguma deficiência. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, sete Centros Especializados em Reabilitação atendem aos usuários.da Capital. Este percentual é o mesmo a nível mundial, conforme informações da Organização das Nações Unidas (ONU).

Levando em consideração o ranking nacional, os estados do Nordeste concentram a maior porcentagem de pessoas com deficiência, ocupando as nove primeiras posições. Confira a seguir.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

12.08 Capa materia Cecilia - Solicitações de medidas protetivas crescem 80% em apenas 2 anos no Nordeste

Solicitações de medidas protetivas crescem 80% em apenas 2 anos no Nordeste

Nordeste é a região do país onde os pedidos de medidas protetivas mais aumentaram
Casos de racismo e injúria racial dobram no Nordeste (Foto: Feepik)

Casos de racismo e injúria racial dobram entre 2023 e 2024 no Nordeste

Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos revelam que região segue média nacional
Capa Favelas Tatu compressed - 46% dos domicílios em favelas que não possuem banheiro estão no Nordeste

46% dos domicílios em favelas que não possuem banheiro estão no Nordeste

Cerca de 4,6 milhões de pessoas moram em favelas ou comunidades urbanas em toda região
Ilustração gráfica de homem sobre uma mesa de trabalho com notebook em cima, com as mãos sobre a cabeça representando preocupação e exaustão. Sua cabeça foi substituída por fumaça, para reforçar a ideia de cansaço extremo e dificuldades em relação à saúde mental

Adoecimento mental afastou mais de 470 mil trabalhadores em 2024

Dados do Observatório da Segurança e Saúde do Trabalho revelam aumento de 62%  nos benefícios ligados à saúde mental concedidos pelo INSS entre 2020 e 2024