Abertas as inscrições para o maior evento de jornalismo e inovação de Alagoas

Evento acontecerá em novembro e contará com cases de sucesso para estudantes e profissionais da área

Ilustração com cor azul escura ao fundo e letras F I J A em destaque ao meio.
Compartilhe

Como inovar no jornalismo e captar recursos? Quais são os desafios e oportunidades nos novos formatos? Esses são alguns dos questionamentos feitos por estudantes e jornalistas. Para debater e trazer respostas para essas perguntas, seis veículos de mídia independente de Alagoas realizam a 1ª edição do Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA), que acontecerá no dia 26 de novembro, das 8h às 18h, no Sebrae Alagoas, localizado no Centro de Maceió.

Faça a sua inscrição aqui.

Com mesas, painéis, workshops e pausas programadas para networking, as atividades apresentadas terão a inovação como foco, discutindo modelos de negócio, ferramentas jornalísticas, jornalismo de dados e outros mecanismos Além da programação local, o evento contará com a presença de Sérgio Miguel Buarque, da Marco Zero Conteúdo, e Gabriela Caesar, da Google Brasil.

O FIJA é uma iniciativa da Agência Tatu e Olhos Jornalismo, com patrocínio do Sebrae Alagoas, a partir do edital “Patrocínio e Eventos”, que apoia a viabilização de eventos que tenham a inovação como eixo central em sua programação, valorizando o empreendedorismo e a geração de negócios inovadores. O Fórum, que conta com a colaboração das iniciativas Mercatus Jornal, Revista Alagoana, Mídia Caeté e Eufemea, tem o objetivo de apresentar novos caminhos para o jornalismo alagoano. 

“Sempre foi um desejo nosso conseguir juntar quem inova ou deseja inovar no jornalismo de Alagoas e poder discutir sobre os desafios, conquistas, novas formas de comunicar, projetos e produtos, além de estabelecer uma ligação entre esses profissionais e organização. O FIJA vem pra concretizar esse sonho”, conta Graziela França, diretora de conteúdo da Agência Tatu. 

Variando em tempo e experiências no mercado alagoano, a ideia das iniciativas é criar uma ponte entre profissionais que se esforçam para repaginar seus empreendimentos e estudantes que anseiam por processos comunicacionais mais inclusivos, diversos e dinâmicos. 

Para o jornalista Jean Albuquerque, editor do Olhos Jornalismo, a promoção de espaços como esse contribui para reoxigenar a área e repensar estratégias relevantes e assertivas para serem usadas na comunicação local.

“Iniciativas como essa são importantes para o fortalecimento do jornalismo local. Acredito na coalizão das organizações no sentido da manutenção dos nativos digitais e de qualificar o debate sobre o jornalismo independente no Estado, além da oportunidade de conhecer de perto como elas funcionam. O público vai poder se deparar com o que há de mais inovador no fazer jornalístico”, acrescenta.  

Inscrições

As inscrições para o Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA), que acontecerá no dia 26 de novembro, já estão abertas e podem ser feitas neste link. O investimento é de R$40 para profissionais e R$20 para estudantes. Todos os inscritos receberão certificados de participação de 8 horas do evento.

Confira a programação abaixo:

9h – Abertura 

9h10 – Palestra – Empreendedorismo e inovação – Sebrae Alagoas

9h20 –  Mesa – Jornalismo independente e multiplataforma: impacto no cenário local – com Jean Albuquerque (Olhos Jornalismo), Vanessa Oliveira (Mídia Caeté) e Bertrand Morais (Revista Alagoana) 

10h10 –  Workshop – Introdução ao Jornalismo de Dados – com Graziela França (Agência Tatu) 

11h30 – Palestra – Marco Zero Conteúdo: a consolidação do jornalismo independente do Brasil, a partir do Nordeste – Sérgio Miguel (Marco Zero Conteúdo)

12h10 – Intervalo para almoço e networking

14h00 –  Bate-papo – Modelos de negócios locais, Géssika Costa (Ajor)  entrevista Marcelo de Arruda (Mercatus Jornal) e Raíssa França (Eufemea)

14h50 –  Workshop – Construindo visualizações incríveis para as suas reportagens  – Lucas Thaynan (Agência Tatu)  

14h50 – Workshop – Ferramentas especiais para trabalhar com dados – Lucas Maia

16h20 – Coffee-break e Networking

17h  – Palestra – Descobrindo pautas e insights com o Google Trends, com Gabriela Caesar, do Google Brasil

18h – Encerramento

Serviço:

O que: Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA)
Quando: 26 de novembro (sábado)
Onde: no Sebrae Alagoas, Centro de Maceió
Localização: https://goo.gl/maps/7dXcVoNa13bXydS87

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

14.11 Capa ministerios - Quantos e quais são os ministérios do Governo do Brasil?

Quantos e quais são os ministérios do Governo do Brasil?

Entenda também como eles são criados e alterados em cada gestão
Árvores queimadas no Nordeste | Foto: Melquíades Júnior

Desmatamento faz do Nordeste o 2º maior emissor de gases estufa ligados à derrubada

Atividade foi responsável pela emissão de 246,7 milhões de toneladas de CO² na região em 2023
09.10 CAPA SaoDesiderio - Conheça São Desidério, a cidade com a maior emissão de carbono do Nordeste

Conheça São Desidério, a cidade com a maior emissão de carbono do Nordeste

Município baiano de apenas 35 mil habitantes liberou no último ano quase 8 milhões de toneladas de CO₂, mais da metade do total da cidade de São Paulo
Ilustração gráfica de homem sobre uma mesa de trabalho com notebook em cima, com as mãos sobre a cabeça representando preocupação e exaustão. Sua cabeça foi substituída por fumaça, para reforçar a ideia de cansaço extremo e dificuldades em relação à saúde mental

Adoecimento mental afastou mais de 470 mil trabalhadores em 2024

Dados do Observatório da Segurança e Saúde do Trabalho revelam aumento de 62%  nos benefícios ligados à saúde mental concedidos pelo INSS entre 2020 e 2024