Alagoas vacinou menos da metade da população prioritária contra a gripe

Apenas 10 cidades alcançaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90%

influenza itawi albuquerque secom maceio - Alagoas vacinou menos da metade da população prioritária contra a gripe
Compartilhe

A campanha de vacinação contra a influenza (H1N1), mais conhecida como vacinação contra a gripe, foi ampliada para toda a população alagoana acima dos 6 meses de idade. A medida, definida pelo Ministério da Saúde, também levou em consideração a baixa adesão do público à campanha. Em Alagoas, apenas 45% da população se vacinou contra a gripe.

De acordo com os dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) analisados pela Agência Tatu, das 1.198.27 pessoas aptas a receberem a vacina, o estado aplicou as doses em apenas 538.004 alagoanos. Apenas 10 cidades alcançaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90% de cobertura dos grupos prioritários.

Os grupos previamente estabelecidos para receberem a dose do imunizante são crianças com idade superior a seis meses e inferior a seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos e professores. De todos, as crianças obtiveram a maior porcentagem de cobertura vacinal, contabilizando 72,33%.



O município alagoano com maior imunização é Batalha, onde a população preconizada para receber a vacina era de 4.432 pessoas. Deste total, a cidade imunizou 4.802 pessoas, representando uma cobertura vacinal de 108,35%, acima do estipulado.

Em segundo lugar está São Miguel dos Milagres, com 99,95 % de cobertura vacinal, ou seja, da estimativa de 1.978 pessoas, 1.977 foram imunizadas. Em seguida, a  cidade de Paulo Jacinto obteve a cobertura de 99,39%,  onde de 1.977 pessoas aptas a receberem a vacina, 1.965 foram imunizadas.

Por outro lado, Maragogi tem a menor porcentagem de vacinados. De 7.461 pessoas aptas, apenas 2.883 foram vacinadas, o que representa uma cobertura de 38,64%. Em seguida, vem Maceió, que de 265.235 pessoas, apenas 125.772 receberam a vacina, representando uma cobertura de 47,42 %. Em terceiro lugar, está a cidade de Pão de Açúcar, com a cobertura de 47,50%, isto é, da estimativa de 6.308 pessoas, apenas 2.996 foram vacinados.

É importante ressaltar que, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU), esse total de 1.198.27 da população alagoana apta a receber a vacinação diverge da situação da soma dos municípios alagoanos, já que ao longo da campanha novos grupos de prioridades foram adicionados à vacinação, mas não foram contabilizados.

*Estagiária sob supervisão da Editoria

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "Em 21 anos, estados do Nordeste realizam mais de 71 mil transplantes de órgãos" publicada originalmente na Agência Tatu.

Em 21 anos, estados do Nordeste realizam mais de 71 mil transplantes de órgãos

Série histórica analisa dados do Ministério da Saúde de 2001 a 2021
Ilustração om fundo amarelo e duas mãos juntas ao centro com um laço na palma. Capa da matéria sobre atendimentos do Centro de Valorização da Vida (CVV) para o setembro amarelo.

Atendimentos do Centro de Valorização da Vida aumentam 14% em 2023; veja como funciona o serviço

No mesmo período, o número de voluntários caiu em 16%
Capa da matéria "Câncer de pele é o mais incidente em todas as regiões do país, exceto no Nordeste", publicada originalmente na Agência Tatu.

Câncer de pele é o mais incidente em todas as regiões do país, exceto no Nordeste

Na região, o câncer de mama é o que possui maior número de diagnósticos
Capa da matéria sobre Importações de remédios à base de cannabis. Imagem com fundo verde escuro, o desenho de uma planta de cannabis ao fundo e uma mão aberta com um frasco de conta gotas ao meio.

Importações de remédios à base de cannabis crescem mais de 100% a cada ano

Levantamento da Agência Tatu mostra a situação da regulamentação nos estados do Nordeste