Alagoas vacinou menos da metade da população prioritária contra a gripe

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Apenas 10 cidades alcançaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90%

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Maria Luíza Dantas*

A campanha de vacinação contra a influenza (H1N1), mais conhecida como vacinação contra a gripe, foi ampliada para toda a população alagoana acima dos 6 meses de idade. A medida, definida pelo Ministério da Saúde, também levou em consideração a baixa adesão do público à campanha. Em Alagoas, apenas 45% da população se vacinou contra a gripe.

De acordo com os dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) analisados pela Agência Tatu, das 1.198.27 pessoas aptas a receberem a vacina, o estado aplicou as doses em apenas 538.004 alagoanos. Apenas 10 cidades alcançaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90% de cobertura dos grupos prioritários.

Os grupos previamente estabelecidos para receberem a dose do imunizante são crianças com idade superior a seis meses e inferior a seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos e professores. De todos, as crianças obtiveram a maior porcentagem de cobertura vacinal, contabilizando 72,33%. 

O município alagoano com maior imunização é Batalha, onde a população preconizada para receber a vacina era de 4.432 pessoas. Deste total, a cidade imunizou 4.802 pessoas, representando uma cobertura vacinal de 108,35%, acima do estipulado. 

Em segundo lugar está São Miguel dos Milagres, com 99,95 % de cobertura vacinal, ou seja, da estimativa de 1.978 pessoas, 1.977 foram imunizadas. Em seguida, a  cidade de Paulo Jacinto obteve a cobertura de 99,39%,  onde de 1.977 pessoas aptas a receberem a vacina, 1.965 foram imunizadas. 

Por outro lado, Maragogi tem a menor porcentagem de vacinados. De 7.461 pessoas aptas, apenas 2.883 foram vacinadas, o que representa uma cobertura de 38,64%. Em seguida, vem Maceió, que de 265.235 pessoas, apenas 125.772 receberam a vacina, representando uma cobertura de 47,42 %. Em terceiro lugar, está a cidade de Pão de Açúcar, com a cobertura de 47,50%, isto é, da estimativa de 6.308 pessoas, apenas 2.996 foram vacinados.

É importante ressaltar que, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU), esse total de 1.198.27 da população alagoana apta a receber a vacinação diverge da situação da soma dos municípios alagoanos, já que ao longo da campanha novos grupos de prioridades foram adicionados à vacinação, mas não foram contabilizados. 

*Estagiária sob supervisão da Editoria

DADOS ABERTOS | Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.