O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém, nesta terça-feira (3) um alerta laranja de perigo para tempestade na maior parte do território da Bahia e em regiões do Maranhão e Piauí. O aviso segue até às 23h59 desta quarta-feira (4).
O Inmet prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. O cenário favorece também a possibilidade de queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

A Agência Tatu apurou que dos 261 municípios do Nordeste inseridos na área afetada, 242 são da Bahia, a exemplo de Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Irecê e Jequié.
Já 17 cidades estão localizadas no Piauí, como Monte Alegre, Barreiras, São Gonçalo do Gurguéia, Riacho Frio e Parnaguá. No Maranhão, os territórios de Alto Parnaíba e Balsas aparecem na lista do aviso.
As capitais dos estados Nordestinos não estão incluídas no alerta.
Orientações
O boletim meteorológico orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Diante do temporal, é aconselhável também desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em situação de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.








