Apenas jovens até 24 anos tiveram saldo positivo de emprego em AL este ano

No primeiro semestre de 2021, 1.629 novas vagas foram geradas para pessoas de 18 a 24 anos no estado

carteira de trabalho 07122000711 - Apenas jovens até 24 anos tiveram saldo positivo de emprego em AL este ano
Compartilhe

Em 2021, Alagoas gerou 1.629 postos de trabalho para jovens entre 18 e 24 anos de idade. Foram 12.682 admissões de janeiro a junho de 2021, e 11.053 demissões nesse mesmo período. Os dados, analisados pela Agência Tatu, são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Ainda segundo o Caged, no primeiro semestre do ano passado, o número de desempregados superou o número de empregados em todas as faixas etárias acima dos 18 anos de idade. Os jovens entre 18 e 24 anos perderam 4.392 postos de emprego. Foram 11.258 admissões contra 15.650 demissões no período.

Em relação ao total de profissionais contratados no primeiro semestre de 2021, esse é o terceiro maior grupo etário, ficando atrás apenas dos trabalhadores entre os 30 e 39 anos e 40 e 49 anos de idade. Por outro lado, as faixas etárias entre os 30 e 49 anos apresentaram a maior quantidade de demissões. O saldo para os trabalhadores acima de 24 anos é negativo em 12 mil vagas perdidas.

Apenas os jovens entre os 18 e os 24 anos, assim como os trabalhadores com até 17 anos de idade, conseguiram fechar um saldo positivo no primeiro semestre deste ano.



Os dados do Ministério da Economia permitem analisar o crescimento ou redução no nível de emprego de cinco grupos de atividade. Para a faixa etária dos 18 aos 24, os setores administrativos, de serviços e de vendas no comércio foram os responsáveis pelo maior número de admissões em 2021.

O mestre em economia aplicada, Lucas de Barros, explica que dois fatores podem estar atrelados ao aumento no número de admissões: A partir de 2020, foi lançada uma mudança na forma como os dados passaram a ser contabilizados no Caged, o que possibilitou que bolsistas passassem a ser considerados como trabalho formal do setor administrativo.

“A procura de trabalho de jovens passa a ser maior nessa faixa etária, impulsionado pela busca do primeiro emprego, e com tendência ao crescimento no número de vagas com o decorrer da vacinação”.

O economista também explica que os empregos temporários, impulsionados pelo setor de comércio e varejo, estão impostos à alta rotatividade. Barros explica ainda que a vacinação foi fundamenta “Nós estamos num período com um pouco de recuperação econômica, proporcionada pelo avanço da vacinação, que fez com que alguns desses empregos tenham voltado”, completou o especialista.

*Estagiária sob supervisão da Editoria

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "Nordeste arrecadou mais de 344 bilhões em impostos em 2023" publicada originalmente na Agência Tatu. Fundo azul escuro, com um mapa do Nordeste em laranja e os números "344" destacados em cima de placas lado-a-lado.

Nordeste arrecadou mais de 344 bilhões em impostos em 2023

Arrecadação nordestina representa 10,35% da arrecadação total do país
Capa da matéria "Ceia de Natal: Confira quais itens tiveram aumento ou redução no valor em Maceió" publicada originalmente na Agência Tatu. Imagem de uma cesta com itens de comida de Natal, no fundo verde. Elementos visuais compostos por setas subindo e descendo ao fundo.

Ceia de Natal: Confira quais itens tiveram aumento ou redução no valor em Maceió

Agência Tatu comparou custos e identificou mudanças nos preços dos produtos natalinos na capital alagoana
Imagem gráfica com fundo azul e foto recortada e em preto e branco de documentos com mão escrevendo com calculadora ao lado

Imposto de Renda 2024: veja as novidades, prazos e informações para declaração

Agora é obrigatória a declaração de bens que estão no exterior; veja demais mudanças
Capa da matéria publicada originalmente na Agência Tatu "Mais da metade dos Investimentos do Banco do Nordeste foram em empresas de médio e grande porte em 2023". Imagem digital de pessoa segurando um cofrinho de porco de cerâmica.

Mais da metade dos Investimentos do Banco do Nordeste foram em empresas de médio e grande porte em 2023

Mais da metade dos Investimentos do Banco do Nordeste foram em empresas de médio e grande porte em 2023