Localizada no Agreste alagoano, Arapiraca é a segunda maior cidade do estado e ocupa a mesma posição em quantidade total de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. No município, os bairros do Centro, Massaranduba e Verdes Campos são os que apresentam maior taxa de incidência da doença, ou seja, mais pessoas infectadas por habitantes.
A análise, realizada pela Agência Tatu, leva em consideração os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) dessa quinta-feira (13) e do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.
De acordo com os números coletados, a cidade conta com 9.487 casos confirmados de Covid-19. No bairro do Centro, a cada mil habitantes, 120 foram contaminados com a doença. Já em Massaranduba esse índice é de quase 86. O bairro Verdes Campos apresenta uma incidência de quase 78 pessoas infectadas pelo novo coronavírus a cada mil habitantes.
Já com relação às mortes, os bairros com maior taxa de incidência são Jardim Esperança (14 a cada 10 mil habitantes), Bom Sucesso (12) e Centro (11). O município já totaliza 120 mortes por Covid-19.
Arapiraca possui uma população de pouco mais de 214 mil pessoas, de acordo com o último Censo do IBGE. Atualmente na fase laranja, a cidade avança para a amarela, do plano que permite a reabertura dos setores comerciais, , na próxima segunda-feira (17), conforme o mais recente decreto estadual. O Município teve seu primeiro caso confirmado em 18 de abril, 40 dias após a confirmação do primeiro contaminado em Alagoas.
Entenda
Para realizar esta matéria, a Agência Tatu cruzou os dados populacionais do IBGE e os de casos confirmados e óbitos divulgados pela Sesau, com o objetivo de obter a incidência do novo coronavírus na segunda maior cidade do estado.
As análises foram feitas levando em consideração a taxa de casos confirmados por mil habitantes. Já com relação às mortes, o cálculo foi feito por 10 mil, facilitando a visualização dos dados e possibilitando saber em quais bairros a incidência da doença é maior.
Vale ressaltar que, conforme informado pelo próprio IBGE, em 2010, 176.612 mil pessoas moravam em bairros oficialmente reconhecidos pela Prefeitura de Arapiraca, enquanto o restante da população residia em áreas que ainda não eram – ou não são – consideradas bairros.