Centro de Arapiraca possui mais casos de coronavírus por habitantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Centro de Arapiraca conta com maior taxa de incidência de Covid-19. Foto: internet.

Município tinha 9487 casos confirmados e 120 mortes por Covid-19 nessa quinta-feira (13)

Por Agência Tatu

Localizada no Agreste alagoano, Arapiraca é a segunda maior cidade do estado e ocupa a mesma posição em quantidade total de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. No município, os bairros do Centro, Massaranduba e Verdes Campos são os que apresentam maior taxa de incidência da doença, ou seja, mais pessoas infectadas por habitantes.

 


Assine agora a
newsletter gratuita


 

A análise, realizada pela Agência Tatu, leva em consideração os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) dessa quinta-feira (13) e do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

De acordo com os números coletados, a cidade conta com 9.487 casos confirmados de Covid-19. No bairro do Centro, a cada mil habitantes, 120 foram contaminados com a doença. Já em Massaranduba esse índice é de quase 86. O bairro Verdes Campos apresenta uma incidência de quase 78 pessoas infectadas pelo novo coronavírus a cada mil habitantes.

Já com relação às mortes, os bairros com maior taxa de incidência são Jardim Esperança  (14 a cada 10 mil habitantes), Bom Sucesso (12) e Centro (11). O município já totaliza 120 mortes por Covid-19.

Arapiraca possui uma população de pouco mais de 214 mil pessoas, de acordo com o último Censo do IBGE. Atualmente na fase laranja, a cidade avança para a amarela, do plano que permite a reabertura dos setores comerciais, , na próxima segunda-feira (17), conforme o mais recente decreto estadual. O Município teve seu primeiro caso confirmado em 18 de abril, 40 dias após a confirmação do primeiro contaminado em Alagoas.

Entenda

Para realizar esta matéria, a Agência Tatu cruzou os dados populacionais do IBGE e os de casos confirmados e óbitos divulgados pela Sesau, com o objetivo de obter a incidência do novo coronavírus na segunda maior cidade do estado.

As análises foram feitas levando em consideração a taxa de casos confirmados por mil habitantes. Já com relação às mortes, o cálculo foi feito por 10 mil, facilitando a visualização dos dados e possibilitando saber em quais bairros a incidência da doença é maior.

Vale ressaltar que, conforme informado pelo próprio IBGE, em 2010, 176.612 mil pessoas moravam em bairros oficialmente reconhecidos pela Prefeitura de Arapiraca, enquanto o restante da população residia em áreas que ainda não eram – ou não são – consideradas bairros. 

DADOS ABERTOS – Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados utilizada na produção desta matéria para consulta.

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você