Lula confirmou que vai criar Guarda Nacional e desarmar a polícia? Isso é falso!

Montagem manipulou perfil do presidente eleito para espalhar desinformação

Capa da matéria mostrando imagem com notícia falsa dizendo que Lula confirmou a criação de Guarda Nacional
Compartilhe

É falso que o presidente eleito, Lula, tenha declarado que planeja criar uma suposta Guarda Nacional, desmilitarizar ou desarmar polícias. Imagens contendo prints de publicações atribuídas às redes sociais de Lula são montagens.

O que estão dizendo?

A imagem que circula nas redes sociais é uma montagem que reúne dois supostos prints de mensagens escritas por Lula no Instagram. “Não vamos tolerar manifestações fascistas de caminhoneiros que querem prejudicar o Brasil. Vamos combater o neonazismo desde o primeiro dia com a nossa nova Guarda Nacional”, diz o primeiro trecho.

No segundo bloco de mensagens, o presidente eleito teria destacado que a ação seria de imediato: “Policiais devem servir o Brasil e não organizações bolsonaristas. No meu primeiro pacote de ações como Presidente está a desmilitarização, despolitização e desarmamento das polícias”.

Oxe, é fake!

As informações são falsas. O primeiro fato enganoso é dizer que os prints seriam do Instagram do presidente eleito, já que as imagens simulam postagens no Twitter. Na verdade, em nenhuma rede social de Lula foram publicadas tais afirmações.

Os falsos tuítes indicam que as publicações teriam sido feitas às 8h07 do dia 01 de novembro de 2022, mas ao conferir no perfil do presidente eleito no Twitter é possível ver que a primeira postagem neste dia foi às 8h53.

Ainda que se considere a possibilidade das postagens terem sido apagadas, isso não aconteceu. É o que mostram os registros do Projeto 7c0, iniciativa que cataloga perfis políticos e registra quando postagens são apagadas. Também não consta nenhuma postagem apagada nos registros do Internet archive, projeto que guarda o histórico visual de mais de 700 bilhões de páginas na internet, incluindo o perfil de Lula.

Screenshot com postagens do perfil oficial de Lula no dia primeiro de novembro

Screenshot com postagens do perfil oficial de Lula no dia primeiro de novembro

Além das redes sociais, esta reportagem também verificou que termos como Guarda Nacional, desmilitarização, despolitização e desarmamento das polícias não são encontradas no plano de governo da chapa Lula e Alckmin apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral.

As propostas de governo onde policiais são citados, tratam somente de planos para a modernização e melhoria das condições de trabalho dos policiais. O novo boato afirmando que Lula confirmou que vai criar Guarda Nacional para combater protestos se trata apenas de mais uma versão de um assunto que já foi explorado por diversos conteúdos falsos e desmentido por várias iniciativas de checagem de fatos.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Captura de tela 2024 05 10 084352 1 - É falso que Exército enviou apenas 3 helicópteros para resgate das vítimas das enchentes no RS

É falso que Exército enviou apenas 3 helicópteros para resgate das vítimas das enchentes no RS

Coordenação das aeronaves utilizadas nos resgates cabe à Força Aérea Brasileira (FAB)
Fotos de enchente no Maranhão são antigas

Fotos de alagamento no Maranhão são antigas e não retratam atual situação do estado

Publicação enganosa traz quatro imagens, mas apenas uma retrata situação em 2024
decreto de calamidade no Rio Grande do Sul

RS: 90% das cidades em calamidade hoje enfrentaram emergências desde 2013

Número de cidades atualmente em situação de emergência ou calamidade é ainda maior do que no ano passado
doacao - O que se sabe sobre multas e restrições a caminhões com doações para o RS

O que se sabe sobre multas e restrições a caminhões com doações para o RS

Confira as afirmações e esclarecimentos sobre a circulação de caminhões em direção ao RS