Covid-19: mesmo com aumento de casos, números ainda são menores que no pico

Em junho, Alagoas registrou 25 mil novos casos; já em novembro, foram 4 mil novos registros

image 8 - Covid-19: mesmo com aumento de casos, números ainda são menores que no pico
Compartilhe

Após cerca de quatro meses de quedas contínuas no número de positivos para Covid-19, Alagoas voltou a registrar um aumento de casos confirmados.

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde, sistematizados pelo brasil.io e analisados pela Agência Tatu, apontam que Alagoas reduziu os casos de 25.674 no mês de junho para 3.910 no mês de outubro. Já em novembro a quantidade voltou a subir, tendo registrado 4.195 novos casos confirmados para o novo coronavírus. Veja o gráfico:

A ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19 também foi afetada com o aumento dos casos. Enquanto em outubro era de 37% nos leitos de UTI e de 21% nos leitos totais, na última quarta-feira (9), a Sesau divulgou em boletim que a ocupação atual é de 52% nos leitos de UTI e de 37% nos leitos totais.

image 7 - Covid-19: mesmo com aumento de casos, números ainda são menores que no pico
Dados de ocupação de leitos em 9 de dezembro

Em setembro, quando os casos da doença estavam diminuindo, o Governo de Alagoas desativou o Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, que ficava no bairro de Jaraguá, em Maceió, o que impacta no percentual de ocupação dos leitos atual.

Em números absolutos, em 28 de outubro havia 159 leitos ocupados para um total de 774 disponíveis. Atualmente são 202 pacientes internados para um total de 546 leitos.

Em nota, a Sesau informou que está monitorando este aumento e que pode aumentar as vagas caso seja necessário. “Alagoas tem condições de continuar fazendo o enfrentamento à pandemia da Covid-19 com todos os seus hospitais novos que foram entregues à população. Se houver necessidade, com certeza, o Hospital de Campanha será novamente estruturado e os leitos nos hospitais privados e filantrópicos serão contratualizados”, informa.

Para a Secretaria, houve descuido da população quanto aos cuidados que dizem respeito à pandemia. “O aumento de casos da doença já era esperado, pois durante os últimos meses houve registros de aglomerações políticas, as pessoas não estão mais seguindo as regras que versam sobre distanciamento social, utilização de máscaras, uso de álcool gel 70°, lavagem das mãos com sabão, métodos protetivos que são considerados importantes no combate à doença. A alta temporada também é um fator que contribui para este aumento nos casos ativos da Covid-19”, afirma.

Veja nos gráficos abaixo os números diários de casos e óbitos resultantes da Covid-19 em Alagoas:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa materia Covid 1 - Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Fevereiro também registrou o maior número de novos casos desde o início da pandemia
Capa da matéria "Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar". Ilustração digital com fundo verde, mapa do Nordeste, círuclo preenchido em 16% e quatro seringas uma ao lado da outra.

Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar

Piauí é o estado brasileiro onde mais pessoas se vacinaram com a segunda dose de reforço
image 21 - O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

Relatos trazem esperança de comemoração após pandemia da Covid-19
Capa da matéria sobre a preocupação de brasileiros com a covid na China

Aumento de casos de Covid na China preocupa brasileiros

É o que mostra a plataforma Google Trends, que aponta ainda as dúvidas mais elencadas no Brasil; veja o que diz especialista