Dos 101 prefeitos eleitos em AL, apenas um é preto

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Por Graziela França

Com um população de mais de 205 mil pessoas autodeclaradas pretas, o que corresponde a 6,57% da população total, Alagoas elegeu apenas um prefeito preto nas eleições municipais que ocorreram no último domingo (15). Foi o que apontaram os dados da plataforma Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), analisados pela Agência Tatu.

Júlio César – Prefeito de Palmeira dos Índios (divulgação)

O único prefeito autodeclarado preto do estado é Julio Cezar (PSB), reeleito para atuar como chefe do Executivo de Palmeira dos Índios por mais quatro anos. Jornalista e radialista, Julio Cezar é natural de Caruaru e filho de uma feirante e um agricultor.

Ainda segundo os dados do TSE, 52 prefeitos eleitos se declararam brancos, 46 pardos, um indígena e um amarelo. Confira o gráfico a seguir:

Em 2016 foram eleitos dois prefeitos pretos em Alagoas. Além de Julio Cezar, Chico Vigário (PMBD) foi eleito na cidade de Atalaia. Também houve redução no número de vereadores pretos eleitos no pleito deste ano. Enquanto em 2016 foram eleitos 39 vereadores, em 2020 foram apenas 34.


DADOS ABERTOS – Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados utilizada na produção desta matéria para consulta:

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.