É fake: Ciro Gomes não declarou apoio a Jair Bolsonaro

Após o primeiro turno das eleições de 2022, o político seguiu a decisão do PDT de apoiar Lula (PT)

É falso que Ciro Apoie Bolsonaro - Capa da matéria
Compartilhe

Ao contrário do que afirmam postagens nas redes sociais, Ciro Gomes (PDT) não declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL) após o resultado do 1º turno da eleição presidencial. A declaração associada à imagem do pedetista que circula nas redes sociais é falsa. O político anunciou apoio a Lula nesta terça-feira (04).

O que estão dizendo?

Uma imagem de Ciro Gomes sentado ao lado de Jair Bolsonaro está circulando nas redes sociais com o seguinte texto: “Obrigado a todos pelos votos de confiança. Não foi dessa vez. Paciência. Apesar de várias divergências, nesse segundo turno apoiarei o Bolsonaro contra a volta de toda a roubalheira do PT e sua quadrilha. 22”. O conteúdo falso que sugere apoio a Bolsonaro é atribuído ao perfil de Ciro Gomes no Twitter.

Oxe, é Fake

Ciro Gomes não declarou apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais. Após o primeiro turno, o político publicou um pronunciamento onde apesar de não citar expressamente o ex-presidente Lula, afirma que segue a decisão do partido que oficializou o apoio à candidatura do petista. A decisão unânime do PDT foi tomada nesta terça-feira (04).

No pronunciamento, Ciro Gomes (PDT) afirma: “Gravo esse vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT. Frente às circunstâncias, é a última saída. Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado tanto que reste para os brasileiros duas opções, ao meu ver, insatisfatórias”.

A imagem que está sendo compartilhada foi publicada originalmente por Ciro Gomes (PDT) em suas redes sociais, em 1 de outubro, acompanhada do seguinte texto: “Bom dia meu Brasil! Amanhã é dia de apertar o 12 e se livrar dessa polarização cheia de ódio, incompetência e ladroeira que tá afundando nosso país. Vamos juntos!!”. Portanto, o texto que manifesta o apoio de Ciro a Bolsonaro, é falso.

O registro fotográfico onde Ciro Gomes e Jair Bolsonaro aparecem próximos, foi feito durante participação dos candidatos no último debate antes do primeiro turno, transmitido pela Rede Globo em 29 de setembro.

Nordeste Sem Fake

O conteúdo falso foi encontrado pela robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente relacionados à desinformação. O trabalho tem a participação dos checadores do projeto Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Captura de tela 2024 05 10 084352 1 - É falso que Exército enviou apenas 3 helicópteros para resgate das vítimas das enchentes no RS

É falso que Exército enviou apenas 3 helicópteros para resgate das vítimas das enchentes no RS

Coordenação das aeronaves utilizadas nos resgates cabe à Força Aérea Brasileira (FAB)
leite nan não é doado por hospitais universitários

É falso! Hospitais universitários não doam leite Nan 

Conteúdo falso circula desde 2015; leite Nan não consta em lista de itens oferecidos pelo SUS
é verdade que estacionamento recuado não é privativo

É verdade! Estacionamento recuado não pode ser privativo

Explicação de advogada com base em resolução do Contran viralizou no Tiktok
doacao - O que se sabe sobre multas e restrições a caminhões com doações para o RS

O que se sabe sobre multas e restrições a caminhões com doações para o RS

Confira as afirmações e esclarecimentos sobre a circulação de caminhões em direção ao RS