É fake! Flávio Dino não tirou foto com suspeito de terrorismo em Brasília

Quem está ao lado do futuro ministro da Justiça na foto compartilhada é o governador do Maranhão; não existe qualquer relação com provável terrorista de extrema direita

Fake sobre Flavio Dino - É fake! Flávio Dino não tirou foto com suspeito de terrorismo em Brasília
Compartilhe

É falso afirmar que Flávio Dino, futuro ministro da Justiça, aparece em uma foto ao lado do bolsonarista que foi preso por tentar explodir uma bomba próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília na véspera de Natal. Na verdade, no registro divulgado com a falsa mensagem, Dino aparece com o atual governador maranhense, Carlos Brandão.

O que estão dizendo?

Circula nas redes sociais uma foto do senador eleito pelo Maranhão e ministro da justiça anunciado por Lula, Flávio Dino, ao lado de um homem que supostamente seria o responsável pela tentativa de ataque em Brasília no dia 24 de dezembro. Um texto na própria imagem faz a acusação. “Flávio Dino é amigo do terrorista de Brasília? aquele da bomba? que acusaram os patriotas? Cadê a PF do país?”, diz a mensagem.

Oxe, é Fake

O homem que está ao lado de Flávio Dino não é George Washington De Oliveira Sousa, que foi preso após tentar explodir uma bomba na área do Aeroporto Internacional de Brasília. Ele disse à polícia que é do Pará e foi participar de atos em frente ao Quartel General do Exército na capital federal e que a tentativa de ataque foi por motivação política.

Na verdade, quem aparece na imagem ao lado de Flávio Dino é o governador do Maranhão Carlos Brandão. A assessoria do senador eleito informou que o registro foi feito no exato momento em que foi anunciada a vitória de Lula no segundo turno.

diferenca - É fake! Flávio Dino não tirou foto com suspeito de terrorismo em Brasília

Carlos Brandão à esquerda e o suspeito de terrorismo à direita

Os dois políticos aparecem em outros registros da mesma noite de 30 de outubro. Flávio Dino fez uma postagem no Instagram onde é possível ver os dois juntos. Em outro vídeo, publicado por Carlos Brandão na mesma data, também é possível ver o futuro ministro.

Após a repercussão do conteúdo falso, nesta sexta-feira(30) Carlos Brandão publicou no Twitter uma foto tirada no mesmo momento, mas de outro ângulo. Dá para perceber o mesmo cenário e partes de estampas de camisas de outras pessoas que também estavam no local.

Nordeste Sem Fake

A editoria Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu, monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente falsos. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

fake maranhao banheiros homofobia - Lei contra a homofobia no Maranhão não trata de acesso a banheiros

Lei contra a homofobia no Maranhão não trata de acesso a banheiros

Fake news surgiu após governador do estado sancionar lei proibindo discriminação de orientação sexual e de identidade de gênero em espaços públicos e privados.
Fake pessoas em situação de rua em Florianópolis

Pessoas em situação de rua foram enviadas da Bahia a Florianópolis? É falso!

Inquérito da Polícia Civil aponta irregularidade de transporte clandestino, mas descarta situação de rua de passageiros
Oxe, é Fake! Bolsonaro não acabou com a seca no Nordeste

Ao contrário do que diz vídeo, Bolsonaro não acabou com a seca no Nordeste

Blogueiro utiliza fala descontextualizada de Lula (PT) para afirmar que Bolsonaro (PL) acabou com a seca na região
é falso que Dino estava com assassino de Marielle

Homem dançando ao lado de Dino em vídeo é o governador do MA, e não acusado de mandar matar Marielle

Post mente ao sugerir que homem dançando ao lado de Flávio Dino, ministro do STF, seria Domingos Brazão