É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

Dados de 2022 e 2023 mostram redução de 1,2% no número de casos de mortes violentas intencionais; feminicídio teve queda de 34%

capa fake violencia alagoas - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023
Falso
Compartilhe

Circulam nas redes sociais diversas mensagens afirmando que a violência estaria aumentando em Alagoas e em outros estados da região Nordeste. No entanto, os dados mostram que os casos de crimes violentos letais e intencionais, como homicídios e feminicídios, estão diminuindo ao longo dos anos.

O que estão dizendo

Diversas pessoas têm divulgado mensagens sobre uma suposta “onda de violência que não se via há muito tempo” no Nordeste e especialmente no estado de Alagoas. A plataforma mais utilizada para difundir as mensagens é a rede social X, antigo Twitter.

“O nordeste sempre foi, é governado pela esquerda, violência, tudo de horrível multiplicou agora, Alagoas está extremamente violento”, diz uma das mensagens veiculadas na rede social X.

“Violência em Alagoas que estava controlada há 8 anos, começou a sair do controle. Assaltos, furtos, latrocínios e homicídios estão escalando. A polícia depois da vitória do ladrão cruzou os braços”, diz uma outra mensagem na mesma rede.

Oxe, é Fake

Os dados mais recentes do Boletim Estatístico de Crimes Violentos Letais Intencionais da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (confira o Boletim de 2022 e o de 2023) mostram uma redução de 1,2% no número de crimes violentos letais e intencionais entre 2022 e 2023. No ano passado foram 984 casos registrados entre janeiro e outubro e no mesmo período deste ano são 972.

Já os casos de feminicídio tiveram uma redução proporcional ainda maior: 34%. Enquanto em 2022 foram registrados 26 feminicídios entre janeiro e outubro, neste ano 17 mortes por feminicídio foram contabilizadas no mesmo período.

Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Captura de tela de 2023 11 28 09 35 06 - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023
Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023

A edição de 2023 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com dados de 2022, revelou que a maior queda no número de mortes violentas registradas no Brasil foi no Nordeste (4,5%). Apenas na região, cerca de 889 vidas foram poupadas. Confira aqui a publicação.

Embora entre 2021 e 2022, os números de Alagoas tenham crescido 4,2%, a tendência é de queda desde o início da série histórica. Nos últimos oito anos o número de mortes violentas intencionais no estado tem ficado abaixo de 2 mil casos anuais. 

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

alerta laranja: chuvas intensas

Inmet indica chuvas intensas na Bahia e em outras regiões do Nordeste

Quatro municípios no sul baiano estão sob alerta vermelho
alerta laranja: chuvas intensas

Chuvas intensas devem atingir seis estados do Nordeste nesta quinta (12) 

Aviso atinge 884 municípios e inclui quatro capitais da região
20.02 Meningite CAPA Teste cor2 - Pernambuco lidera casos de meningite no Nordeste pelo terceiro ano consecutivo

Pernambuco lidera casos de meningite no Nordeste pelo terceiro ano consecutivo

Apesar da redução em relação a 2023, o estado registrou mais de 500 ocorrências no último ano e mantém ritmo preocupante no início de 2026
09.02 Disk100 CAPA - Denúncias de violência contra crianças e adolescentes no Nordeste crescem 31% em três anos

Denúncias de violência contra crianças e adolescentes no Nordeste crescem 31% em três anos

Região registrou mais de 4 milhões de violações de direitos humanos contra o grupo no período analisado