Em Alagoas, 1 em cada 3 candidatos não concluiu o Ensino Médio

Informações foram fornecidas pelos próprios candidatos ao TSE

Em Alagoas, 1 em cada 3 candidatos não concluiu o Ensino Médio (Foto: Centro Universitário UniGuairacá)
Compartilhe

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 33,4% dos candidatos aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito nos 102 municípios alagoanos não chegaram a concluir o Ensino Médio. As informações, analisadas pela Agência Tatu, foram fornecidas pelos próprios candidatos à Justiça Eleitoral.

De acordo com o levantamento, 0,01% dos concorrentes aos cargos públicos de Alagoas afirmaram ser “analfabetos”, 3,69% sabem “ler e escrever”, 13,09% têm “Ensino Fundamental Incompleto” e outros 11,28% “Ensino Fundamental Completo”.

Os com “Ensino Médio Incompleto” são 5,32%, enquanto os que têm “Ensino Médio Completo” representam 37,71% do total. O percentual dos que declaram ter “Superior Completo” é de 23,85%, já os que têm “Superior Incompleto” são 5,04%.

Escolaridade por município

Cacimbinhas é o município alagoano com mais candidatos que declararam ter nível superior. Dos postulantes aos cargos públicos da cidade, 52,38% informaram ter “Ensino Superior Completo”. Na outra ponta está Matriz de Camaragibe, que tem 47,31% dos candidatos analfabetos e semianalfabetos, ou seja, que apenas sabem ler e escreve. Estes números são proporcionais à quantidade de candidatos de cada município.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "Lula venceu em 98,9% dos municípios do Nordeste, no 2º turno". Ilustração digital com fundo vermelho contendo mapa do nordeste, no primeiro plano tem uma imagem do Lula apertando mãos de pessoas.

Lula venceu em 98,9% dos municípios do Nordeste, no 2º turno

Candidato do PT também foi o mais votado na maioria dos municípios brasileiros
Comprova lança projeto para enfrentamento da desinformação nas eleições municipais

Comprova lança projeto para enfrentamento da desinformação nas eleições municipais com 42 veículos de comunicação

Com patrocínio master do Google, projeto terá três novos integrantes e vai apoiar com treinamento e consultorias gratuitas jornalistas de outros veículos nas eleições. Meta também volta a apoiar o Comprova em 2024
capa candidatos eleitos governador - Eleições 2022: Confira os governadores eleitos no Nordeste no 2º turno

Eleições 2022: Confira os governadores eleitos no Nordeste no 2º turno

Veja ainda dados de abstenção e presidente mais votado em cada um dos estados nordestinos
Capa: presos podem votar? Ilustração com urna eletrônica e pessoa algemada

Presos podem votar no Brasil?

No Brasil o voto de pessoas privadas de liberdade é permitido apenas aos presos provisórios e adolescentes custodiados; Menos de 7% dos presos provisórios brasileiros estão aptos a votar nas Eleições 2022