Em Alagoas, 257 pessoas foram espancadas durante assaltos

Dados são da Secretaria de Segurança Pública e vão de janeiro de 2017 a setembro de 2021 

maxim hopman PEJHULxUHZs unsplas - Em Alagoas, 257 pessoas foram espancadas durante assaltos
Compartilhe

A segurança pública é uma pauta que diariamente está em discussão e integra parte importante da sociedade, além de ser um direito previsto na Constituição e que deve ser assegurado pelo Estado. Entre as ações que amedrontam a população e trazem insegurança estão os assaltos. Somente em Alagoas foram registrados 61.024 destas ações de janeiro de 2017 a setembro de 2021.

Os dados, analisados pela Agência Tatu, são da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) e vão do dia 1º de  janeiro de 2017 até 13 de setembro de 2021.

Em 2017, foram registrados 16.645 casos, tendo março com a maior taxa do ano: 1.611 assaltos em um mês. Já em 2018 o número subiu para 17.004 roubos e maio apareceu com o maior quantitativo de assaltos em um mês de todo o período analisado, com 1.675 casos registrados.

Maio de 2019 foi o mês com maior quantitativo do ano, registrando 1.236 casos. Durante todo o ano foram 13.084 assaltos.

Desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, até agosto de 2021, a Secretaria registrou uma redução significativa neste tipo de delito, em que nenhum mês ultrapassou a taxa de mil assaltos. A menor quantidade registrada neste período foi de 428 casos em junho do ano passado, enquanto a maior foi em outubro de 2020, com 759 casos.



Instrumentos utilizados

Além do assalto ser perturbador e causar traumas às vítimas, as formas e instrumentos que os indivíduos utilizam para realizar a abordagem chamaram bastante atenção nas análises: 257 pessoas foram espancadas durante os assaltos sofridos.

Também 121 foram assaltadas com simulacros, ou seja, quando o objeto utilizado no crime parece uma arma de fogo, mas não é. Os assaltos mais recorrentes foram aqueles com porte de arma de fogo, correspondendo a um total de 35.986 casos, ou seja, mais da metade dos casos de assaltos em todo o estado.

*Estagiária sob a supervisão da Editoria

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria sobre violência em ambiente escolar.

Combate à violência em ambiente escolar ganha força com nova lei

Legislação surgiu como forma de conter ataques em escolas; 2023 foi o ano com maior quantidade de casos nos últimos 22 anos
Capa da matéria "Chuvas no Nordeste deixam mais de 27 mil pessoas desalojadas " publicada originalmente na Agência Tatu

Chuvas no Nordeste deixam mais de 27 mil pessoas desalojadas 

Diversos municípios já tiveram estado de emergência declarado
Ilustração com fundo lilás, o nome "agosto" transparente e a imagem de três mulheres fazendo sinal de "pare". Capa da matéria sobre aumento de casos de violência contra a mulher no nordeste.

Violência contra a mulher aumenta 22% no Nordeste no primeiro semestre de 2023

Agência Tatu analisou dados obtidos via LAI e comparou com o mesmo período de 2022
Capa da matéria "Maus-tratos contra crianças de até quatro anos aumentam em 47% no Nordeste'', publicada originalmente na Agência Tatu. Imagem ilustrativa de um urso de pelúcia chorando, ao fundo, elementos visuais de gráficos de linha.

Maus-tratos contra crianças de até quatro anos aumentam em 47% no Nordeste

Sergipe apresentou a maior taxa por habitantes, enquanto a Paraíba apresentou a menor