Fluxo de veículos aumenta e aponta queda na taxa de distanciamento social em Maceió

14/05/20, 17h05 (atualizada em 10/12/21, 15h12)

Compartilhe:

Reportagem Agência Tatu

Mesmo com regras mais rígidas de distanciamento social, o trânsito de veículos vem aumentando nas ruas de Maceió desde o início das medidas de isolamento, adotadas em 21 março no estado. É o que indicam os dados divulgados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) em parceria com o aplicativo Waze.

Tendo alcançado mais de 90% de redução no final de março, o fluxo de veículos vem gradativamente aumentando na capital alagoana. E no último domingo (10) – Dia das Mães – o trânsito da cidade chegou praticamente a níveis normais, com apenas 11% de redução.

Para realizar a comparação do nível de trânsito, o levantamento leva em consideração o índice de congestionamentos na vias da cidade, em cada dia da semana, no período anterior ao surgimento das medidas de isolamento  social decretadas pelo Governo do Estado para reduzir os casos de Covid-19 em Alagoas.

Como mostra o gráfico abaixo, quanto mais próximo do 0 (Base de Cálculo) menor é a redução de veículos nas ruas de Maceió e, consequentemente, pode indicar um menor índice de isolamento social na capital.


CASOS EM ALAGOAS

No momento da publicação desta matéria, Alagoas registra 2.760 casos confirmados de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus e 164 óbitos causados pela Covid-19. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até o momento a única medida capaz de reduzir o contágio pelo vírus continua sendo o distanciamento social.

Confira os dados completos e atualizados no Monitor da Covid-19 em Alagoas, desenvolvido pela Agência Tatu.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta.

1. Dados de trânsito em Maceió
2. Painel do trânsito na América Latina

Somos uma startup de jornalismo de dados de Alagoas  com foco em produção de conteúdo e produtos inovadores para a realidade local e regional.

Assine a nossa newsletter

© 2017 - 2021 Agência Tatu de Jornalismo de Dados.

Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade