Inep ainda não divulgou onde estão os alunos com nota 1000 no Enem 2022

Dados divulgados até o momento são parciais; Inep informa que divulgará balanço geral em breve

Inep ainda não divulgou onde estão os alunos com nota 1000
Compartilhe

Várias postagens nas redes sociais e portais de notícias têm divulgado listas de alunos com nota mil na redação do Enem e contabilizando o número de estudantes com nota máxima em cada estado. Não é bem assim. 

Até esta terça-feira (14), o Inep ainda não divulgou quantos são nem onde estão os alunos com nota mil na redação do Enem. Alguns veículos de comunicação e influenciadores têm divulgado levantamentos realizados de maneira independente, a partir do que os próprios estudantes e escolas publicam em suas redes sociais.

O que estão dizendo?

Após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizar o resultado individual aos candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), várias páginas e sites de notícias divulgaram listas com o número de estudantes com nota mil na redação da prova. Algumas publicações também afirmam que a região Nordeste tem o maior número de alunos com nota mil na redação.

Não é bem assim

As informações compartilhadas se referem a uma contagem parcial, de acordo com números que foram levantados inicialmente pelo Portal Nacional da Educação. Em uma página, o próprio site, que não é ligado a qualquer instituição pública, explica que se trata de uma reportagem em atualização.

A primeira informação foi dada no dia 9 de fevereiro, justamente quando o resultado individual foi divulgado pelo Inep, mas já houve uma atualização nesta terça-feira (14). No levantamento mais recente, dos 30 alunos que alcançaram a nota máxima, 10 são do Nordeste, número bem diferente do que já foi divulgado por outros sites. Esses estudantes estão sendo identificados e divulgados nas redes sociais do portal.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgou oficialmente um balanço geral do Enem 2022, ou seja, não há um número oficial para que se possa identificar a quantidade de redações nota mil por estado ou por região.

“O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão posteriormente o balanço final com números da aplicação e as médias de desempenho de cada área do conhecimento”, explicou o Inep por meio de nota.

Notas mil em anos anteriores

O Nordeste Sem Fake analisou dados do Enem de 2020 e 2021, já divulgados pelo Inep, para saber o número de estudantes com nota máxima na redação em cada estado. Veja o mapa:

Estudantes com nota 1000 na redação do Enem

Toque nos estados para conhecer o número de estudantes com nota máxima em cada ano

Em 2020 a região Nordeste teve o maior número de estudantes com redação nota 1000 no Enem, já em 2021 o Sudeste foi a região com o maior número de alunos com nota máxima na prova.

Notas mil no Enem 2020 por região:

  • NORDESTE: 12
  • SUDESTE: 11
  • NORTE: 3
  • CENTRO-OESTE: 2
  • SUL: 0

Notas mil no Enem 2021 por região:

  • SUDESTE:    12
  • NORDESTE:    7
  • CENTRO-OESTE:    1
  • NORTE: 1
  • SUL: 1

Nordeste Sem Fake

A editoria Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu, monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente falsos. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

uranio

Brasil não forneceu urânio ao Irã, nem exporta o metal para fins bélicos

Post descontextualiza fala de Lula para dizer que Brasil enviou urânio ao Irã
bpc

BPC exige perícia e não prevê lista de doenças como diabetes ou hérnia de disco

Não houve mudanças recentes no BPC para beneficiar pessoas com diabetes, pressão alta e hérnia de disco
Lula

Vídeo usa IA para manipular imagens de Lula no G7 e simular embriaguez

Publicação usa montagem com imagens alteradas e música irônica
casos de câncer não aumentaram após vacinação

É falso: casos de câncer não aumentaram após vacinação contra Covid-19

O Instituto Nacional do Câncer informou que não houve aumento de casos de câncer após a vacinação. Números do Datasus mostram redução entre o número de 2019 e o de 2022