Mais de 200 crianças e adolescentes sofreram violência sexual em AL este ano

Dados são do primeiro trimestre de 2021; 91% das vítimas registradas eram do sexo feminino

combate contra abuso infantil 1 - Mais de 200 crianças e adolescentes sofreram violência sexual em AL este ano
Compartilhe

Todos os anos, a campanha do Maio Laranja busca dar voz ao assunto da violência sexual contra crianças e adolescentes. Somente nos três primeiros meses deste ano, foram registrados 211 casos de violência sexual contra menores de idade em Alagoas.

Do total, 193 vítimas eram do sexo feminino, o que representa um total de 91%.O número mostra um aumento preocupante quando comparado ao primeiro trimestre de 2020, quando foram registrados 25 casos a menos.

Os dados, analisados pela Agência Tatu, foram fornecidos pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev). Em Alagoas, o Instituto Médico Legal é o órgão responsável pelos procedimentos de exame de corpo de delito e, desde outubro de 2019, também recebe o apoio de uma ala específica para esses casos no Hospital da Mulher, localizado no bairro do Poço, parte baixa da capital alagoana.

De acordo com outra reportagem da Agência Tatu, a violência sexual representou quase 60% dos casos totais de agressão a crianças e adolescentes no último ano, com 742 casos registrados. Destas vítimas, 87% eram meninas.

Atendimento

A Seprev conta com uma equipe multidisciplinar no Instituto Médico Legal, auxiliando no atendimento inicial às vítimas, como explica a psicóloga responsável pelo Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente Vítima de Violência (NACAVV) da Secretaria, Ana Laura Reis.

nacavv - Mais de 200 crianças e adolescentes sofreram violência sexual em AL este ano
Naccav fica localizado na Casa de Direitos, no Mirante do Jacintinho (Foto: Vitor Beltrão/Seprev)

“Na maioria das vezes a vítima chega ao IML para atendimento muito abalada emocionalmente, principalmente quando a violência acabou de ocorrer. Então os profissionais que entram em contato com essa vítima devem agir com muito cuidado, não fazendo perguntas e intervenções inadequadas para não revitimizá-la”, relata a psicóloga.

Ainda segundo a profissional, as vítimas são encaminhadas para o Núcleo de Atendimento, onde elas são acompanhadas por psicólogos, assistentes sociais e advogados, recebendo as orientações e encaminhamentos pertinentes ao caso. Esse atendimento também se estende aos familiares e dura, em média, seis meses, podendo ser prorrogado a depender de cada caso específico.

“Os primeiros atendimentos são realizados na tentativa de estabelecer um vínculo com a criança. Isso ocorre por meio da sensibilização, do acolhimento e da escuta ativa. Algumas crianças podem demorar a conseguir falar sobre o assunto, por esse motivo, o fortalecimento da relação entre terapeuta e vítima  é fundamental”

Como denunciar

As denúncias para violência sexual podem ser feitas por meio do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), pelo Disque 181 (Polícia Militar), ou pelo aplicativo Violência Zero da Seprev, disponível para dispositivos Android.

*Estagiária sob supervisão da Editoria.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Colagem em preto e branco de pessoas com baldes e bacias em menção aos domicílios brasileiros sem água encanada

67% dos domicílios brasileiros sem água encanada estão na região Nordeste

Em todo o país, mais de 4,8 milhões de pessoas residem em domicílios sem água canalizada
pessoas em situação de rua

Nordeste lidera aumento de violência contra pessoas em situação de rua

Somente em AL, mais de 300 pessoas em situação de rua foram mortas nos últimos 11 anos; Segurança Pública de diversos estados não identifica condição de vítimas ou tem dados subnotificados
Capa da matéria "Mais de 285 mil famílias no Nordeste não tem banheiro em suas casas" publicada originalmente na Agência Tatu.

Mais de 285 mil famílias no Nordeste não tem banheiro em suas casas

Maranhão é o estado com maior quantitativo de domicílios sem banheiro em todo o país
Ilustração com fundo laranja e o mapa de alagoas ao fundo e uma colagens de cadeiras de escola com um ventilador de teto em cima.

Emergência climática: a cada 10 escolas públicas em AL, 6 não têm climatização

Belém, São Brás e Taquarana são as cidades que menos possuem climatização em sala de aula