O que fazer após testar ou ter contato com alguém que testou positivo para Covid-19

Saiba os protocolos de isolamento e testagem para cada caso

Fique em Casa - O que fazer após testar ou ter contato com alguém que testou positivo para Covid-19
Compartilhe

Saiba os protocolos de  isolamento e testagem para cada caso

Fique em Casa - O que fazer após testar ou ter contato com alguém que testou positivo para Covid-19
Ilustração: Freepik / Edson Borges – Agência Tatu

Malu Dantas*

Mesmo após quase dois anos dos primeiros casos confirmados de infecção por Covid-19 no país, muitas dúvidas ainda são comuns em torno da doença. O atual cenário, marcado pelo aumento de casos somado às diferentes variantes que surgiram, contribuem para questionamentos sobre formas de contágio, tempo de isolamento e a adoção de protocolos.

Mas você sabe quais procedimentos devem ser adotados após ter tido contato com alguém com Covid-19? Para esclarecer essa e outras questões, a Agência Tatu conversou com especialistas e reuniu informações para esclarecer as dúvidas mais frequentes.

O que fazer após ter contato com uma pessoa infectada? 

Saber se realmente foi infectado é fundamental para os próximos passos. Se não houver sintomas, o ideal é fazer o teste cinco dias depois do contato com alguém contaminado. Na presença de sintomas, é preciso realizá-lo já a partir do primeiro dia. O infectologista Renee Oliveira destaca que devido a escassez de testes, talvez se torne difícil realizá-lo, mas até conseguir fazer é fundamental que seja cumprida uma quarentena de sete dias.

Card Passo a Passo Covid - O que fazer após testar ou ter contato com alguém que testou positivo para Covid-19
Ilustração: Edson Borges – Agência Tatu

Quanto tempo devo ficar em quarentena ou isolado após testar positivo? 

O Ministério da Saúde estabeleceu, no dia 10 de janeiro deste ano, o período de quarentena de pelo menos sete dias, desde que não apresente sintomas respiratórios e febre há, pelo menos, 24 horas.

O Ministério também informa que aqueles que realizarem testagem (RT-PCR ou teste rápido de antígeno) para Covid-19 e testarem negativo no 5º dia, poderão sair do período de quarentena antes do prazo de conclusão de sete dias, desde que, também, não apresentem sintomas respiratórios e febre há pelo menos 24 horas. Por outro lado, se o resultado for positivo, é necessário que seja mantido o isolamento por dez dias a partir do início dos sintomas.

Por exemplo, Ana (nome hipotético), se expôs a uma pessoa infectada com Covid.  Imediatamente, o protocolo a ser seguido é que ela entre em quarentena de sete dias.

No entanto, caso ela não tenha sintomas, para confirmação da infecção, ela pode realizar o teste no quinto dia após o contato com a pessoa infectada. Caso o resultado do teste seja negativo, Ana poderá sair da quarentena antes de completar os sete dias.

Caso Ana tenha sintomas e o teste de seja positivo, ela deverá permanecer afastada por 10 dias após o início dos sintomas, deixando de ser uma quarentena e passando a ser um isolamento. No entanto, se Ana refizer o teste no período de sete dias, sem apresentar mais sintomas, e der negativo, ela já pode deixar a quarentena.

É importante lembrar que o afastamento de sete dias é o recomendado nos casos de infecção, de contato com alguém infectado ou de apresentação de sintomas, podendo haver a prorrogação para dez dias a depender da evolução do caso.

Em todos os casos é fundamental estar há pelo menos 24h sem nenhum sintoma.

Falso Negativo 

A testagem após o contato com alguém infectado deve ser realizada após cinco dias de contato, se possível. De acordo com o infectologista Renee Oliveira, caso contrário, pode haver um falso negativo. “Quando a coleta  é realizada muito antes ou bem depois do dia 5, especificamente entre o terceiro e sétimo dia, as possibilidades de um falso negativo são grandes”, pontuou.

Quando é necessário ir a um hospital?

A procura por atendimento médico deve ser realizada, principalmente, quando há sintomas respiratórios, queda da saturação ao oxímetro, frequência respiratória maior ou um cansaço evidente.

Onde buscar atendimento?

O protocolo da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) para o atendimento e a testagem de Covid leva em consideração se o usuário estiver apresentando sintomas como febre e calafrios, tosse, dificuldade para respirar, cansaço, dor muscular ou no corpo, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, dor de garganta, congestão nasal ou coriza, náusea ou vômito e diarreia por, no mínimo, três dias. Nestes casos, a orientação é que as pessoas devem procurar uma unidade de saúde para atendimento.

Para esses casos de síndromes gripais existem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Jaraguá, Jacintinho, Tabuleiro dos Martins, Benedito Bentes, Trapiche e Cidade Universitária, em Maceió. Além disso, existem unidades nas cidades de Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira Dos Índios, Penedo, São Miguel Dos Campos, Viçosa, Arapiraca e Delmiro Gouveia

Já a Secretaria de Saúde de Maceió disponibiliza a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jorge Duarte Quintela, localizada no conjunto Graciliano Ramos, e a Unidade de Saúde Aliomar Lins, no bairro do Benedito Bentes. Todas as unidades possuem atendimento 24 horas às síndromes gripais.

*Estagiária sob supervisão da editoria

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

image 21 - O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

Relatos trazem esperança de comemoração após pandemia da Covid-19
Capa materia Covid 1 - Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Fevereiro também registrou o maior número de novos casos desde o início da pandemia
Capa da matéria "Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar". Ilustração digital com fundo verde, mapa do Nordeste, círuclo preenchido em 16% e quatro seringas uma ao lado da outra.

Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar

Piauí é o estado brasileiro onde mais pessoas se vacinaram com a segunda dose de reforço
Capa da matéria sobre a preocupação de brasileiros com a covid na China

Aumento de casos de Covid na China preocupa brasileiros

É o que mostra a plataforma Google Trends, que aponta ainda as dúvidas mais elencadas no Brasil; veja o que diz especialista