TCE de AL é o menos transparente do país, aponta relatório

Além de pontuação baixa, Tribunal de Contas de Alagoas não respondeu o pedido de informações elaborado pela Transparência Brasil

tceal - TCE de AL é o menos transparente do país, aponta relatório
Compartilhe

Os Tribunais de Contas são responsáveis pela análise das contas das gestões estaduais e municipais. Em um relatório, a Transparência Brasil avaliou a disponibilidade e a qualidade dos dados dos 32 Tribunais de Conta do país em contratos de fornecedores da alimentação escolar. O TCE de Alagoas teve os piores resultados na pesquisa.

Analisado pela Agência Tatu, o relatório Transparência e Qualidade de Dados de contratos nos Tribunais de Contas investigou a transparência na análise dos contratos de alimentação escolar pela importância dessa política pública, que, pela alta movimentação de recursos, acaba se tornando alvo de acusações de fraudes e corrupção.

A Transparência Brasil coletou as informações dos tribunais que disponibilizavam os dados por meio de transparência ativa ou transparência passiva, ou seja, quando é necessário a solicitação via Lei de Acesso à Informação. Os critérios de avaliação foram propostos em dois cenários: no Índice de Transparência e no Índice de Qualidade de Informações dos Tribunais de Contas.

Alagoas ocupa o 6º e último lugar no ranking do Índice de Transparência dos Tribunais de Contas, ao lado do TCE do Amapá. Ambos pontuaram 16,7 no índice, de um total de 100 pontos. A pontuação mínima foi concedida apenas pelo fato dos tribunais disponibilizarem canais de acesso à informação, como ouvidorias e e-sics. No caso do Amapá, a resposta ultrapassou o prazo de 30 dias e a informação solicitada não foi atendida. Em Alagoas, o TCE não enviou qualquer resposta ao pedido.



Esse número leva em conta a pontuação alcançada por meio das seguintes perguntas:

1. Foi possível realizar o pedido?
2. O pedido foi respondido (no prazo)?
3. Acesso à informação foi concedido?
4. Os dados estão em transparência ativa?
5. Os dados estão em formato aberto e legível por máquina?
6. É possível distinguir o que é dado de contratação de alimentação escolar dos demais dados?

Já o Índice de Qualidade de Informações dos Tribunais de Contas considera 28 questões para avaliar os dados e estabelecer uma pontuação. Como as informações não foram enviadas, o TCE-AL não pontuou. O mesmo vale para o Distrito Federal e os estados do Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Sergipe. Todos se encontram em 23º lugar na classificação, com nota zero.



Os pedidos foram realizados entre os meses de outubro e novembro de 2019, e a pesquisa foi divulgada em junho deste ano. No caso de Alagoas, os pedidos foram reenviados entre os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021. No entanto, mesmo com o prazo de 30 dias previsto pela Lei de Acesso à Informação, a Transparência Brasil não obteve resposta.

O OUTRO LADO

A reportagem da Agência Tatu entrou em contato com a assessoria do Tribunal de Contas de Alagoas para entender o posicionamento do tribunal a respeito do relatório. O TCE-AL enviou uma nota conjunta assinada pelas associações e conselhos que congregam os tribunais de contas do país.

A nota informa que a Transparência Brasil é parceira dos tribunais na luta contra a corrupção, no entanto, afirma que há inconsistências no relatório. Para os tribunais, a metodologia da pesquisa é equivocada, pois, apesar dos tribunais de contas terem a obrigação de fiscalizar os contratos públicos, não seria obrigatório divulgar esses documentos. A nota também reitera que os tribunais de contas do país têm cumprido com rigor a obrigação de fiscalizar os contratos públicos.

*Estagiária sob supervisão da Editoria

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "Nordeste arrecadou mais de 344 bilhões em impostos em 2023" publicada originalmente na Agência Tatu. Fundo azul escuro, com um mapa do Nordeste em laranja e os números "344" destacados em cima de placas lado-a-lado.

Nordeste arrecadou mais de 344 bilhões em impostos em 2023

Arrecadação nordestina representa 10,35% da arrecadação total do país
Imagem gráfica com fundo azul e foto recortada e em preto e branco de documentos com mão escrevendo com calculadora ao lado

Imposto de Renda 2024: veja as novidades, prazos e informações para declaração

Agora é obrigatória a declaração de bens que estão no exterior; veja demais mudanças
Capa da matéria publicada originalmente na Agência Tatu "Mais da metade dos Investimentos do Banco do Nordeste foram em empresas de médio e grande porte em 2023". Imagem digital de pessoa segurando um cofrinho de porco de cerâmica.

Mais da metade dos Investimentos do Banco do Nordeste foram em empresas de médio e grande porte em 2023

Mais da metade dos Investimentos do Banco do Nordeste foram em empresas de médio e grande porte em 2023
Capa da matéria "Ceia de Natal: Confira quais itens tiveram aumento ou redução no valor em Maceió" publicada originalmente na Agência Tatu. Imagem de uma cesta com itens de comida de Natal, no fundo verde. Elementos visuais compostos por setas subindo e descendo ao fundo.

Ceia de Natal: Confira quais itens tiveram aumento ou redução no valor em Maceió

Agência Tatu comparou custos e identificou mudanças nos preços dos produtos natalinos na capital alagoana