Satuba é o município com mais casos de Covid-19 por habitante em Alagoas

Dados apontam 77 casos no município que tem a população estimada em 13.828 moradores

SATUBA - Satuba é o município com mais casos de Covid-19 por habitante em Alagoas
Compartilhe

Com uma população estimada de 13.828 pessoas, a cidade de Satuba, na região metropolitana de Maceió, é o município alagoano com mais casos do novo coronavírus por habitante.

De acordo com dados do último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) coletados pela Agência Tatu, na noite desta terça-feira (19) o município contabilizava 77 casos confirmados por Covid-19 e um óbito.

Quando comparados aos quase 3 mil casos da capital o número parece pequeno. Porém, enquanto Maceió tem uma população estimada em pouco mais de 1 milhão de habitantes, Satuba possui somente 13.828. Isso significa que a cada mil satubenses, 5 estão contaminados com o novo coronavírus. Na capital esse índice é de 3 a cada mil.

Os dados, que podem ser acessados no Monitor da Covid-19 da Agência Tatu, apontam ainda que o município de Santa Luzia do Norte, que possui 7.296 habitantes, ocupa o segundo lugar com relação a quantidade de casos proporcionais a população, apresentando 30 casos confirmados. A cidade não possui morte confirmada por coronavírus.

Em terceiro, vem Maceió que possui a população estimada em 1.018.948 habitantes e também tem o maior número de casos absolutos do estado, com 2.897 casos e 154 óbitos.

A  análise leva em consideração a taxa de incidência da quantidade de casos a cada 100 mil habitantes. No caso de Satuba, a taxa apresentada é de 556,8 por 100 mil habitantes; enquanto Santa Luzia do Norte possui uma taxa de 411,2 pessoas contaminadas e Maceió 284,4.

Os dados populacionais utilizados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Alagoas (Cievs/AL) são uma estimativa para o ano de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar". Ilustração digital com fundo verde, mapa do Nordeste, círuclo preenchido em 16% e quatro seringas uma ao lado da outra.

Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar

Piauí é o estado brasileiro onde mais pessoas se vacinaram com a segunda dose de reforço
Capa da matéria sobre a preocupação de brasileiros com a covid na China

Aumento de casos de Covid na China preocupa brasileiros

É o que mostra a plataforma Google Trends, que aponta ainda as dúvidas mais elencadas no Brasil; veja o que diz especialista
image 21 - O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

Relatos trazem esperança de comemoração após pandemia da Covid-19
Capa materia Covid 1 - Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Fevereiro também registrou o maior número de novos casos desde o início da pandemia