São João impulsiona buscas por Forró no Nordeste, mas funk lidera no resto do país

Ceará, Bahia e Paraíba lideram interesse pelo ritmo tradicional das festividades juninas; Roraima é única exceção fora do Nordeste

30.06 Forro e mais ouvido CAPA - São João impulsiona buscas por Forró no Nordeste, mas funk lidera no resto do país
Compartilhe

No São João de 2025, o termo “forró” foi o mais buscado em quase todos os estados do Nordeste. Segundo um levantamento da Agência Tatu, com dados do Google Trends, o gênero musical liderou o interesse em seis dos nove estados da região durante o mês de junho de 2025. Ceará e Bahia foram os estados que registraram os maiores percentuais de busca pelo termo.

A análise comparou os termos “forró”, “funk”, “sertanejo” e “samba” nas buscas do YouTube Brasil, entre os dias 30 de maio e 30 de junho. O forró liderou em seis dos nove estados nordestinos: Ceará (62%), Bahia (56%), Sergipe (55%), Paraíba (55%), Piauí (55%) e Rio Grande do Norte (51%). Entretanto, em Pernambuco, Alagoas e Maranhão, o funk obteve um desempenho um pouco superior ao do forró. Fora do Nordeste, Roraima foi o único estado que apresentou maior interesse em forró.

  • Alagoas: funk (49%) x forró (45%)
  • Pernambuco: funk (48%) x forró (46%)
  • Maranhão: funk (48%) x forró (43%)

O funk também liderou as buscas nas outras quatro regiões do país. Em 2024, o ritmo já havia ocupado o topo das buscas durante o ano inteiro. A análise indica que o gênero lidera com folga todos os meses, inclusive em períodos tradicionalmente dominados por outros gêneros, como fevereiro, com o samba no Carnaval, e junho, com o forró do São João.

Hits do Brasil?

Mesmo com a resistência do forró nas buscas do Nordeste, o gênero musical não impulsionou um hit nas paradas musicais, que seguem também a tendência do resto do país. Ao analisar o YouTube Charts, que mostra as músicas em alta no Brasil, o gênero aparece com pouco destaque.

Durante o mês de junho, apenas uma faixa de forró entrou nos rankings semanais: “Seis Cordas”, de Wesley Safadão, que apareceu em 9º entre os mais ouvidos entre os dias 20 e 26 de junho. Nos demais períodos, predominam faixas de funk, sertanejo e samba. 

20 a 26 de junho:

1º “P do Pecado” – Grupo Menos É Mais, Simone Mendes (sertanejo) (7,577,500 views)

2º “Apaga Apaga Apaga” – Danilo e Davi (sertanejo) (6,214,118 views)

3º “Tubarões” – Diego e Victor Hugo (sertanejo) (5,681,870 views)

4º “EU TO TIPO NINO ABRAVANEL VS KABRINHA” – MC Lekão, DJ Dozabri e DJ Biel Divulga (funk) (4,034,369 views)

5º  “Coração Partido” – Grupo Menos é Mais (samba) (4,022,793 views)

6º  “FAMOSINHA” – DJ Caio Vieira (funk) (4,022,793 views)

7º “Tá Rico Os Menino do Gueto” – Ig, Negão Original, Ryan SP, GP, Meno K, Du L, Guizinho Niazi (Funk) (3,984,614 views)

8º “Meu Jeito de Amar” – Theuzinho (Brega) (3,961,927 views)

9º “Seis Cordas – Baião de Dois – Cavalo Lampião – Forró e Vaquejada” – Wesley Safadão (Forró) (3,952,548 views)

10º “THE BOX MEDLEY FUNK 6” – ORUAM, REAL FUBA, DIDI, LUANZIN, NEO BEATS & VICTOR WAO (funk) (3,864,798 views)

Digital vs Real

Para Victor Pires, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e especialista em estudos da música e plataformização da cultura, esse debate é complexo e precisa ser ampliado, mas os dados podem revelar esse cenário interessante.

“Uma das coisas que daria para pensar é como o funk, sobretudo seus artistas e público, parecem estar mais ‘presentes’ e/ou conectados em certas plataformas digitais como o Youtube. Por outro lado, tradicionalmente, o forró tem uma sazonalidade muito específica dessa época do ano no Nordeste, devido às festas juninas (o que traz interesse do público pelo gênero), mas que não necessariamente se converte em interesse nas plataformas”. Pontua Pires.

Metodologia

Os dados usados na matéria foram extraídos do Google Trends e do YouTube Charts. No Google Trends, a análise considerou o volume relativo de buscas pelos termos “funk”, “forró”, “sertanejo” e “samba” durante o mês de junho de 2025 em todo o território nacional, com análises específicas por estado. O ano de 2024 também foi incluído na análise. O índice da plataforma varia de 0 a 100, representando o pico de popularidade de cada termo na região e período selecionados.

No YouTube Charts foram observadas as músicas mais favoritadas pelo público no Brasil, semana a semana, dentro do mês de junho de 2025. Essa análise se baseou na quantidade de visualizações acumuladas na plataforma, destacando os gêneros musicais que ocuparam o topo do ranking.

Metodologia

Estagiária sob supervisão da editoria

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "Nordeste é destaque em 11 escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo" publicada originalmente na Agência Tatu.

Nordeste é destaque em 11 escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo

Homenagens destacarão personagens e elementos presentes na cultura regional
24.06 Quiz Sao Joao - Quiz: você conhece quais tradições fazem parte do São João do Nordeste?

Quiz: você conhece quais tradições fazem parte do São João do Nordeste?

Teste seus conhecimentos sobre as tradições juninas do Nordeste!
09.06 MATERIA CASAMENTO CAPA - Enquanto casamentos heterossexuais caem, uniões homoafetivas crescem no Nordeste

Enquanto casamentos heterossexuais caem, uniões homoafetivas crescem no Nordeste

Matrimônios entre homens e mulheres cai mais de 9%; já os casamentos homoafetivos crescem 33% no mesmo período
Capa da matéria publicada originalmente na Agência Tatu "Madonna no Brasil: Nordestinos vão ao Rio de Janeiro para show de encerramento da “Celebration Tour”". Foto de Matthew Rettenmund/SplashNews.com

Madonna no Brasil: Nordestinos vão ao Rio de Janeiro para show de encerramento da “Celebration Tour”

Previsão de espectadores para o show é de 1,5 milhão de pessoas