823 mil pessoas em idade de trabalhar não encontram ocupação em Alagoas

Dados do IBGE apontam ainda que, em maio, Alagoas teve o menor índice de pessoas empregadas do país.

Homem desalentado
Compartilhe

Alagoas possui aproximadamente 2 milhões e 600 mil pessoas em idade de trabalhar, ou seja, com 14 anos ou mais. Destas, apenas 37,27% tinham alguma ocupação durante o mês de maio, o que representa 969 mil pessoas. O que faz Alagoas ser, proporcionalmente, o estado com o menor índice de empregados do país, sendo seguido pelos estados do Piauí e do Maranhão.

Os dados analisados pela Agência Tatu são da edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-COVID19), realizada pelo IBGE e divulgada nessa quarta-feira (24). Confira os números no gráfico abaixo.

No trimestre entre abril e junho de 2019 o índice de ocupação das pessoas em idade ativa no estado foi de 39,6%, ou seja, houve uma redução de 1,33% no número de pessoas empregadas quando comparado a maio deste ano.

Já o índice de desocupação – pessoas que buscaram trabalho e não encontraram –  em maio deste ano foi menor que no ano passado. Enquanto em 2020 o índice foi de 12,73%, no ano passado 14,6% da população ativa de Alagoas estava desempregada.

Parece contraditório ter uma redução no número de pessoas empregadas e, ao mesmo tempo, ter redução no número de pessoas desempregadas. Isso pode acontecer porque o IBGE considera que a população em idade de trabalhar são todos aqueles maiores de 14 anos, mas os separa em diversos grupos.

Entenda:

população total ibge - 823 mil pessoas em idade de trabalhar não encontram ocupação em Alagoas

Um desses grupos é o da população que está fora da força de trabalho e inclui donas de casa, aposentados e estudantes, por exemplo. Isso inclui ainda as pessoas que gostariam de trabalhar, mas,  por diversas razões, desistiram de buscar emprego.

Em Alagoas são 682 mil pessoas nesta situação, que somadas aos 141 mil desocupados representam 31,67% de toda a população alagoana em idade de trabalhar e no entanto não consegue encontrar ocupação.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "Ceia de Natal: Confira quais itens tiveram aumento ou redução no valor em Maceió" publicada originalmente na Agência Tatu. Imagem de uma cesta com itens de comida de Natal, no fundo verde. Elementos visuais compostos por setas subindo e descendo ao fundo.

Ceia de Natal: Confira quais itens tiveram aumento ou redução no valor em Maceió

Agência Tatu comparou custos e identificou mudanças nos preços dos produtos natalinos na capital alagoana
Imagem gráfica com fundo azul e foto recortada e em preto e branco de documentos com mão escrevendo com calculadora ao lado

Imposto de Renda 2024: veja as novidades, prazos e informações para declaração

Agora é obrigatória a declaração de bens que estão no exterior; veja demais mudanças
Capa da matéria "Nordeste arrecadou mais de 344 bilhões em impostos em 2023" publicada originalmente na Agência Tatu. Fundo azul escuro, com um mapa do Nordeste em laranja e os números "344" destacados em cima de placas lado-a-lado.

Nordeste arrecadou mais de 344 bilhões em impostos em 2023

Arrecadação nordestina representa 10,35% da arrecadação total do país
Capa da matéria publicada originalmente na Agência Tatu "Mais da metade dos Investimentos do Banco do Nordeste foram em empresas de médio e grande porte em 2023". Imagem digital de pessoa segurando um cofrinho de porco de cerâmica.

Mais da metade dos Investimentos do Banco do Nordeste foram em empresas de médio e grande porte em 2023

Mais da metade dos Investimentos do Banco do Nordeste foram em empresas de médio e grande porte em 2023