Agência Tatu apresenta jornalismo de dados local no 17° Congresso da Abraji

Veículo integra programação do 4º Domingo de Dados

Capa Abraji Agencia Tatu - Agência Tatu apresenta jornalismo de dados local no 17° Congresso da Abraji
Compartilhe

A Agência Tatu marcará presença no 17° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo que inicia na próxima quarta-feira (3) e segue até domingo (7). Integrando a programação de painéis do 4° Domingo de Dados, a Tatu falará sobre a experiência e elementos para fazer jornalismo de dados local. Inscrições para o evento podem ser feitas aqui.

Esta edição acontecerá em formato híbrido, parte da programação online e gratuita e outra parte presencial, que será na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. A diretora de conteúdo da Tatu, Graziela França, falará sobre as experiências com o jornalismo de dados longe dos grandes centros.

“O congresso da Abraji é uma referência para quem é jornalista no Brasil, porque reúne sempre profissionais muito experientes e renomados do país e do exterior. Com o Domingo de Dados, apesar de mais recente, não é diferente. Tínhamos o sonho de participar como ouvintes, mas quando surgiu o convite para integrar a programação ficamos ainda mais felizes”, conta a diretora de conteúdo da Tatu.

Card (ilustração gráfica) com fundo preto. Há fotos redondas dos participantes, o título, data e local informado. Há os logos da Abraji e Faap que são as realizadoras do evento.

Graziela detalha ainda as expectativas e o que está previsto para o painel “Jornalismo de dados para mudar realidades”. “Nós sabemos que a programação está rica e é realmente difícil escolher, mas neste painel iremos falar sobre aspectos gerais do jornalismo de dados, dar muitas dicas e apresentar os caminhos para construir reportagens guiadas com dados, sempre fortalecendo a importância dessa modalidade para as pequenas comunidades e pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social”, explica.

Para este painel foi construído um material, que será disponibilizado em PDF aos participantes, que fala sobre o jornalismo de dados e dá várias dicas de como aplicá-lo, ferramentas e materiais de apoio. A programação completa do evento e as inscrições (da parte online e da parte presencial) podem ser feitas neste link.

Integram ainda o painel, que foi dividido em duas partes, a analista de dados da Agência Pública, Bianca Muniz, e a coordenadora de conteúdo do Data Labe, Elena Wesley.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

chuva de granizo no nordeste

Chuva de granizo já surpreendeu 90 municípios do Nordeste em 5 anos

Somente nos últimos 15 dias de 2023, 17 cidades da região vivenciaram o fenômeno
Ilustração com fundo amarelo e do lado esquerdo bandeiras de sao joao e uma mesa com comidas típicas em preto e branco, do lado direito três sinais de interrogação.

Quiz: veja quais fatos sobre o São João você consegue acertar

Período festivo é um dos mais aguardados do ano e é bastante celebrado no Brasil, principalmente na região Nordeste.
Quilombolas no Nordeste

A cada 10 quilombolas do Nordeste, apenas 1 vive em território delimitado

Censo 2022 contabilizou 905.415 quilombolas na região; estados do Nordeste concentram mais de 68%, no entanto, menos de 10% em territórios quilombolas
Capa da matéria "A cada 100 mil habitantes do Nordeste, 30 tem 100 anos ou mais" publicada originalmente na Agência Tatu.

A cada 100 mil habitantes do Nordeste, 30 tem 100 anos ou mais 

Aproximadamente metade da população da faixa +100 vive na Bahia e Maranhão