A Agência Tatu foi uma das 450 organizações selecionadas pelo Google para o News Equity Fund (Fundo de Equidade para o Jornalismo, em tradução livre), em todo o mundo. O programa busca oferecer oportunidades para organizações de notícias de pequeno e médio porte que criam jornalismo original e que atendem principalmente comunidades sub-representadas ao redor do mundo.
Em todo o país, 30 veículos foram selecionados. A startup alagoana está, ainda, entre as seis representantes do Nordeste no Brasil.
Para o diretor de tecnologia da Agência Tatu, Lucas Maia, o programa é uma forma de incentivar a produção de conteúdos locais. “Estamos cada vez mais produzindo pautas com foco em dados sobre a região Nordeste e ter esse apoio com certeza fortalece e nos ajuda a expandir o nosso trabalho jornalístico”, afirma Maia.
Além da Agência Tatu, outras cinco organizações foram identificadas como da região Nordeste: Acorda Cidade, Eco Nordeste, Marco Zero Conteúdo, O Eco e Revista O Grito!.
Sobre a Tatu
A Agência Tatu de Jornalismo de Dados surgiu de um sonho de três estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas de contar histórias locais usando dados. Em abril de 2017, após meses de estudos e pesquisas, nasceu o que viria a ser o primeiro veículo especializado em jornalismo de dados do Nordeste.
As produções da Tatu são compostas de material jornalístico relevante sobre os estados do Nordeste, a partir da exploração e visualização de dados, em múltiplos formatos, com a utilização de elementos como texto, vídeos e gráficos estáticos e interativos, além de páginas especiais, monitores e aplicativos. Saiba mais.