Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília

Governadores, prefeitos e parlamentares do Nordeste se manifestaram sobre os atentados criminosos contra as instituições em Brasília.

atentados - Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília
Compartilhe

Nesse domingo(8), centenas de militantes bolsonaristas insatisfeitos com o resultado das eleições brasileiras, invadiram e vandalizaram prédios, mobiliário, documentos e até obras de arte das principais instituições dos Três Poderes da República, em Brasília.

Esses ataques foram amplamente condenados no Brasil e também no exterior, pois representam uma ameaça às bases democráticas do país. Com isso, políticos se manifestaram rapidamente em defesa do Estado Democrático de Direito, cobrando que os responsáveis sejam levados à justiça e buscando medidas para  que eventos como esses não voltem a acontecer no futuro.

Governadores, prefeitos e parlamentares do Nordeste estiveram entre os primeiros a se manifestar contra os atentados golpistas. Veja como as autoridades de cada estado nordestino se manifestaram até esta segunda-feira(9).

Políticos de Alagoas falam sobre atentado em Brasília

Alagoas - Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília

Por meio de sua conta no Twitter, o governador Paulo Dantas (MDB) disse que os atos devem ser rigorosamente punidos. Dantas também disponibilizou forças policiais para atuarem na proteção das instituições da capital federal.

Inadmissível e criminosa a ação dos extremistas bolsonaristas que invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal na tarde deste domingo (8). Os atos violentos de terroristas de extrema-direita devem ser rigorosamente punidos. 

Também é necessário apurar se houve omissão ou conivência por parte de quem tinha a obrigação de coibir a ação. Liguei para o ministro da Casa Civil e coloquei as forças policiais alagoanas à disposição caso seja necessário reforçar a atuação da Força Nacional.

Aqui, a Secretaria de Segurança Pública está monitorando grupos apoiadores e não admitiremos a prática de atos antidemocráticos contra os poderes constituídos.

O também alagoano Arthur Lira (Progressistas), presidente da Câmara dos Deputados, afirmou que os três poderes estão mais unidos do que nunca a favor da democracia. Lira também destacou que manifestações são legítimas, mas não deve haver espaço para a baderna.

Eu me coloco à disposição de todos os Chefes de Poderes para fazermos uma reunião para deixar absolutamente inquestionável que os três Poderes estão mais unidos do que nunca a favor da Democracia.

Neste encontro, claro, poderemos discutir, na mais absoluta amplitude possível, todas as medidas necessárias para fortalecer nossas instituições.

O Congresso Nacional jamais negou voz a quem queira se manifestar pacificamente. Mas nunca dará espaço para a baderna, a destruição e vandalismo.

Os responsáveis que promoveram e acorbetaram esse ataque à democracia brasileira e aos seus principais símbolos devem ser identificados e punidos na forma da lei.

A democracia pressupõe alternância de poder, divergências de pontos de vista, mas não admite as cenas deprimentes que o Brasil é supreendido nesse momento. Agiremos com rigor para preservar a liberdade, a democracia e o respeito à Constituição.

A Casa do Povo e da Democracia escreveu hoje mais um capítulo de nossa História. É hora de celebrarmos a estabilidade de nossas instituições e torcer pelo futuro do Brasil e dos brasileiros.

O prefeito de Maceió, JHC (PL), não se pronunciou a respeito dos atentados em Brasília até o momento e é o único prefeito de capital do Nordeste que não se manifestou sobre o caso.

Autoridades da Bahia falam sobre atentado em Brasília

Bahia 1 - Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília

Em suas redes sociais, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse ser inaceitável o que aconteceu em Brasília e colocou efetivo policial à disposição da garantia do Estado Democrático de Direito.

É inaceitável o que está acontecendo em Brasília com a invasão do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e plenário do STF por bolsonaristas extremistas que defendem a ruptura institucional e o golpe de estado.

Nós, aqui na Bahia, repudiamos os atos terroristas e nos colocamos à disposição para o envio de efetivo que ajude na retomada dos prédios públicos e garantia do estado democrático de direito.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou que as cenas de destruição na capital federal são inadmissíveis e disse esperar punição aos responsáveis pelo caos em Brasília.

Tenho acompanhado com muita preocupação as invasões ocorridas em Brasília. As cenas de violência e destruição de patrimônio público, ainda mais nas sedes dos Poderes da República, são inadmissíveis.

O fortalecimento da nossa democracia passa por diálogo e pelo debate, não há outro caminho. Lamento estes atos antidemocráticos e espero que os responsáveis sejam identificados e punidos!

O ex-prefeito de Salvador e liderança política da Bahia, ACM Neto, afirmou que as cenas de destruição vistas em Brasília são injustificáveis.

Cenas vergonhosas e injustificáveis em Brasília! Na política, oposição precisa ser feita com responsabilidade, respeito às instituições e à democracia. Baderna, violência e radicalismo devem ser tratados como merecem: com o rigor da lei.

Manifestação de autoridades do Ceará sobre atentados em Brasília

Ceara - Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília

Elmano de Freitas (PT), governador do Ceará, afirmou que os atos terroristas perpetrados pela extrema-direita são inadmissíveis. Freitas também defendeu penas duras aos criminosos.

Inaceitáveis as invasões ao Palácio do Planalto, Congresso e STF na tarde deste domingo, em Brasília, por grupos de extrema-direita que se recusam a aceitar a decisão da maioria do povo brasileiro.

Atos terroristas para intimidar nossa democracia e tentar um golpe de Estado. O Brasil não vai permitir! Que esses criminosos sejam identificados e duramente punidos.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), afirmou que os atos que ocorreram no domingo devem ser repudiados e investigados.

Acompanhando com forte preocupação os atos criminosos que estão acontecendo em Brasília. Falsos patriotas! Atentam contra a nossa democracia, depredam as instituições, destroem o patrimônio público, desonram o povo brasileiro.

As invasões deste domingo devem ser repudiadas e investigadas, e os responsáveis, punidos ao rigor da lei.

O ex-governador do Ceará e ex-candidato a presidente da República, Ciro Gomes, também se manifestou. Segundo ele, o que aconteceu em Brasília foi um dos maiores crimes da história da república.

Um dos maiores crimes da história da República não pode ficar impune. Não há a mínima brecha para condescendência. A consciência nacional clama o MÁXIMO RIGOR DA LEI!

Absurdos os ataques acontecidos neste domingo, em Brasília. Que se identifiquem e sejam punidos os vândalos e, principalmente, seus patrocinadores. Tenho enorme preocupação com a profunda divisão do País, mas nada justifica os graves crimes que estão cometendo.

Autoridades do Maranhão se manifestam sobre crimes ocorridos em Brasília

Maranhao - Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), afirmou que o que ocorreu foi um absurdo de extremistas que não aceitam o resultado das urnas.

Mais um grande absurdo de extremistas que não aceitam o resultado das urnas. Invadir o Congresso Nacional é crime. Não há como mudar à força um governo legitimamente eleito. Não tenho dúvida de que serão responsabilizados por esses atos.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), afirmou que nada justifica a violência.

O Estado Democrático de Direito precisa ser preservado. E nada justifica a violência e a depredação do patrimônio público. O Brasil merece e precisa encontrar o caminho da paz e da harmonia.

Flávio Dino (PSB), ex-governador do Maranhão e atual ministro da justiça, esteve diretamente à frente do caso. Ficando responsável, inclusive, por determinar o interventor federal na segurança pública do Distrito Federal. Em suas redes sociais, Dino tem informado o andamento das prisões e investigações.

Renovo a minha solidariedade ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como aos jornalistas agredidos pelos terroristas. Sob a liderança do Presidente Lula, tomamos as providências cabíveis. Informarei o que for possível e quando for possível.

Autoridades da Paraíba se manifestam sobre atentados em Brasília

Paraiba - Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília

O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), afirmou em sua conta no Twitter que quem ataca a constituição não pode se dizer patriota.

Não se podem dizer patriotas os que atacam a Constituição, invadem e depredam as instituições democráticas. As cenas que assistimos hoje em Brasília são inaceitáveis e ultrapassam qualquer limite de tolerância. Terrorismo deve ser combatido com o rigor da lei. Imediatamente.

Cícero Lucena (Progressistas), prefeito de João Pessoa, disse que qualquer ato contra a democracia é repudiável.

É repudiável qualquer ato contra a democracia do nosso país. E foi lamentável ver os registros de vandalismo contra as instituições brasileiras neste domingo. Importante apurar, e responsabilizar todos. Nada justifica tamanho desrespeito ao patrimônio público!

Autoridades de Pernambuco falam sobre as ações terroristas em Brasília

Pernambuco - Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), disse por meio das redes sociais que a democracia e as eleições são valores inegociáveis.

Manifestações fazem parte do jogo democrático. Mas as cenas de vandalismo que vemos agora em Brasília são inaceitáveis. Democracia e eleições são valores inegociáveis. Só teremos um estado e um país mais fortes quando todos respeitarem a lei e as regras que regem a República.

Já o prefeito de Recife, João Campos (Republicanos), defendeu que os atos de violência ocorridos em Brasília não se tratam de livre manifestação, mas de crimes contra a democracia.

Não dá para admitir o que está ocorrendo em Brasília! Invadir e depredar as sedes dos Poderes não é exercer o direito de livre manifestação, é um crime contra a democracia. Todas as pessoas envolvidas nos atos golpistas devem ser identificadas e responsabilizadas o quanto antes.

Políticos do Piauí repudiam ações terroristas em Brasília

Piaui - Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), declarou repúdio aos atos de violência contra os poderes da república. Fonteles também colocou o Governo do Piauí à disposição do Governo Federal.

Repudiamos veementemente os atos antidemocráticos de ataque às maiores Instituições do Brasil (Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal), a violência, o vandalismo, e a depredação de prédios públicos.

O Governo do Piauí, se necessário, está à plena disposição do Governo Federal para ajudar na retomada da ordem e da normalidade democrática. Determinamos ainda substancial reforço policial nas sedes dos Poderes Estaduais nesse domingo.

Já o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), afirmou em sua conta no Instagram que é preciso repudiar qualquer tentativa de golpe.

Acompanho com tristeza e preocupação a invasão que ocorre neste momento nas sedes do Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Devemos repudiar toda e qualquer tentativa de golpe ao Estado Democrático de Direito. Que as Forças de Segurança Nacional e do DF possam reprimir com responsabilidade os ânimos exaltados.

Autoridades do Rio Grande do Norte repudiam ataques às instituições

Rio Grande do Norte - Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília

Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) repudiou atos terroristas em Brasília e disse que enviaria agentes para contribuir com a defesa das instituições democráticas na capital do Brasil.

Mais uma vez, reitero aqui em nome do povo do Rio Grande do Norte, toda a nossa repulsa aos atos antidemocráticos e de terrorismo em Brasília. O RN se soma a outros Estados e enviará agentes de segurança para atuar durante a intervenção federal em Brasília.

Liguei imediatamente para o Coronel Araújo (secretário de segurança pública do RN), que já tomou as providências e os agentes de segurança estão prontos para agir a partir desta segunda-feira (9).

Álvaro Dias (Republicanos), prefeito de Natal, afirmou em suas redes sociais que os episódios de depredação em Brasília merecem o repúdio de toda a sociedade.

Os atos registrados no dia de hoje em Brasília, com invasão e depredação de prédios públicos, merecem o repúdio de toda a sociedade brasileira, na medida em que atentam contra a democracia e o Estado Democrático de Direito no nosso País.

As eleições terminaram, os eleitos empossados e cabe a cada cidadão brasileiro fazer sua parte na administração e na política pelo bem comum, sem violência e com respeito às autoridades dos três poderes. Que os envolvidos sejam punidos dentro da lei e a ordem seja reestabelecida.

Autoridades de Sergipe repudiam terrorismo em Brasília

Sergipe - Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília

Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) lamentou os atos que atentaram contra o Estado Democrático de Direito.

A democracia é soberana e devemos sempre defendê-la. A escolha do povo nas urnas precisa ser respeitada e honrada. Lamentamos e repudiamos quaisquer atos que atentem contra o Estado Democrático de Direito e nossas Instituições, como os que ocorrem em Brasília.

O Brasil precisa de paz, equilíbrio e, sobretudo, olhar para frente e construir um futuro mais justo para todos os brasileiros e brasileiras.

Edvaldo Nogueira (PDT) é prefeito de Aracaju e, por meio das redes sociais, disse que os responsáveis pelos atos terroristas de Brasília devem ser identificados e punidos.

Lamentáveis as cenas que estamos vendo, neste momento, em Brasília, um ataque à democracia. O resultado das urnas é soberano e deve ser respeitado. Não podemos admitir estes atos de terrorismo. É preciso que os responsáveis sejam identificados e punidos.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa Braskem - Exclusivo: Braskem já bancou campanhas de governadores, senadores e outros políticos de Alagoas

Exclusivo: Braskem já bancou campanhas de governadores, senadores e outros políticos de Alagoas

Entre 2004 e 2014 a petroquímica doou quase R$ 3 milhões a dezenas de candidatos alagoanos
Fotomontagem com cartão de crédito escrito Cartão da Presidência - CAPA - Bolsonaro-gastou-mais-de-R4-milhoes-no-cartao-corporativo

Em visitas ao Nordeste, Bolsonaro gastou mais de R$4 milhões no cartão corporativo

Valores se referem aos gastos do cartão corporativo da Presidência da República; a maior parte dos gastos são de alimentação e hospedagem.
Capa_matéria_Sem vagas, cemitérios de Maceió enterram 80% dos mortos em cova rasa

Sem vagas, cemitérios de Maceió enterram 80% dos mortos em cova rasa 

Interdição do cemitério Santo Antônio devido ao afundamento de solo causado pela mineradora Braskem agravou a situação funerária
idh pandemia

Apesar de menor queda do IDH na pandemia, Nordeste segue com menores índices do país

Impacto da crise sanitária foi analisado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento