BRK atenderá cidades com 60% das reclamações de abastecimento de água

Empresa foi a vencedora de leilão para a concessão dos serviços da Região Metropolitana de Maceió

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A Companhia de Água e Saneamento de Alagoas era o único órgão responsável pelo abastecimento de 75 dos 102 municípios alagoanos até o ano passado. Como vencedora do leilão e recebendo a concessão dos serviços da região metropolitana, a BRK passa a ficar responsável pelos municípios que acumularam o maior volume de reclamações feitas à Casal no ano passado.

De acordo com informações obtidas via Lei de Acesso à Informação e analisadas pela Agência Tatu, 60% das 164.975 reclamações registradas entre janeiro e dezembro de 2020 foram referentes às cidades da Região Metropolitana, ou seja, os dez municípios que a BRK passa a assumir registraram 98.486 reclamações somente no ano passado.

A maior parte das reclamações são das cidades de Maceió, Rio Largo, Pilar, Barra de São Miguel, Messias, Paripueira, Satuba, Murici, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco. As cidades de Atalaia, Barra de Santo Antônio e Marechal Deodoro, não faziam parte da cobertura da Casal, mas foram incluídas pela BRK.


As reclamações registradas à Casal no último ano representam ainda um aumento de 22 mil em relação ao ano anterior. 2020 também está  entre os três anos com maior número de reclamações da última década. Perdendo para os anos de 2018 (166.503) e 2017 (165.750). Confira o gráfico:


Concessão após leilão

Em setembro do ano passado, a BRK Ambiental foi a vencedora do leilão para a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios da Região Metropolitana de Maceió pelos próximos 35 anos. Desde o mês de janeiro, a empresa está em operação assistida junto à Casal. A partir de julho, a Casal ficará responsável pela captação e tratamento da água, mas os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário passam a ser realizados pela empresa privada.

A reportagem da Agência Tatu entrou em contato com a assessoria de comunicação da BRK Ambiental Alagoas para entender quais as estratégias que serão tomadas a respeito do número de reclamações. Em nota, a empresa falou sobre os investimentos e a intenção de atender a toda a população com os serviços de abastecimento de água e ampliar o saneamento básico em seis anos. Confira a nota na íntegra:

A partir de 1° de julho, a BRK Ambiental assume a operação dos sistemas de água e esgoto da Região Metropolitana de Maceió com a missão de universalizar o serviço de água até 2027 e atingir 90% da universalização do esgotamento sanitário nos primeiros oito anos de contrato – hoje, apenas 27% da população possui acesso à rede de esgoto na região. Além disso, a empresa tem como meta reduzir as perdas de água para no máximo 25% em 20 anos (atualmente, há um desperdício de quase 60% da água tratada). 

Para desenvolver esse trabalho, a BRK investirá R$2 bilhões nos próximos seis anos, focando em melhorias operacionais como automação de sensores de nível dos reservatórios e das principais elevações elevatórias, além de limpeza, recuperação e manutenção dos sistemas produtores de água. A empresa conta com uma moderna infraestrutura e equipamentos de ponta que permitirão melhor gestão do fornecimento, mais eficiência, controle e melhoria na qualidade da água entregue à população. 

Paralelamente à qualificação do serviço, a BRK Ambiental também vai fortalecer o atendimento ao cliente. Serão disponibilizados canais digitais, 0800 24 horas, facilidades para o pagamento da fatura (uso de cartão de crédito e até cashback com o PicPay), 18 lojas físicas em todas as 13 cidades contempladas pela concessão e atendimento nas Centrais Já! da capital.

*Estagiária sob supervisão da Editoria

Dados abertos

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