Qualidade dos ônibus em Maceió representa mais de 55% das denúncias feitas à SMTT

Foram registradas mais de três mil ligações em call center entre 2019 e 2020

Mobilidade Urbana Foto Lucas Thaynan 2 scaled - Qualidade dos ônibus em Maceió representa mais de 55% das denúncias feitas à SMTT
Compartilhe

O prefeito de Maceió, JHC (PSB), anunciou, no último dia 06, a criação de uma comissão especial que vai analisar e revisar o valor da tarifa do sistema de transporte público coletivo de Maceió. A medida, de acordo com o novo gestor, “visa readequar o custo tarifário e melhorar os serviços oferecidos, levando em consideração a atual falta de qualidade do transporte público e o possível custo desproporcional do preço da passagem”.

Para se ter uma ideia, nos dois últimos anos foram registradas — junto à Superintendência Municipal de Transporte Trânsito de Maceió — 1931 reclamações referentes aos coletivos da capital alagoana, de acordo com dados obtidos pela Agência Tatu via Lei de Acesso à Informação e também via assessoria de imprensa da Prefeitura de Maceió.

É como se de 2019 a 2020 uma média de 2,6 reclamações fossem feitas sobre o transporte público por dia. Em números gerais, mais de 55% das 3491 ligações feitas à SMTT são referentes à qualidade dos ônibus.

Ainda de acordo com os dados, a SMTT registrou – por meio do “Call Center 118” – outras 1560 denúncias no período selecionado. Essas ligações, feitas no canal de atendimento, englobam temas fora do contexto do transporte público, como carros abandonados em ruas, estacionamento irregular, transporte clandestino, ausência de placa de trânsito num determinado local, dentre outros.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

trânsito

A cada 10 nordestinos, 3 gastam mais de 1h no trânsito diariamente

Dados são de Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)
refeição fora de casa

Trabalhador do Nordeste compromete 72% de salário mínimo com refeição fora de casa

Nordeste tem a segunda refeição fora de casa mais cara do país
Afazeres domésticos segundo o PNAD

Mulheres nordestinas dedicam o dobro do tempo dos homens aos afazeres domésticos

Dados do Pnad 2022 mostram que a região possui a maior disparidade de tempo entre homens e mulheres
Nordeste foi a região que menos cresceu

Nordeste é a região do Brasil onde a população menos cresceu em 10 anos

Migração favorece ao crescimento desigual entre os estados; Centro-Oeste teve crescimento de 15,86%