Incidentes ocorridos em loja da Havan não são consequência do resultado das eleições

Casos mostrados em vídeo aconteceram em datas e locais diferentes e foram tirados de contexto

Capa de matéria sobre quebra-quebra na Havan - recortes de vídeo com destruição em lojas de departamento
Compartilhe

Um vídeo-montagem está sendo compartilhado nas redes sociais de forma descontextualizada. O vídeo exibe imagens de estragos provocados por um temporal na loja Havan em São José dos Campos (SP) em 29/10 e de prateleiras de uma farmácia no Rio de Janeiro (RJ) sendo quebradas por um homem não identificado em 28/09. Nenhum dos acontecimentos teve motivação política e não possui nenhuma associação com o resultado da eleição presidencial.

O que estão dizendo?

Uma montagem que está sendo compartilhada associa dois acontecimentos ocorridos em estabelecimentos comerciais distintos com o resultados das eleições. O vídeo, tirado de contexto, acompanha a frase: “Faz um L. É só o começo do fim do Brasil”.

O primeiro vídeo traz em cima a frase: “Destruição total, no prédio da HAVAN! Será algum aviso”. A responsável pela filmagem, enquanto exibe funcionários e clientes da loja de departamentos aparentemente aflitos, comenta: “Misericórdia, é o fim dos tempos. Aqui na Havan, essa hora, caiu tudo. Caiu a frente da loja, caiu tudo. Tá tudo inundando, caiu tudo. A loja, a frente da loja. Destruindo tudo, tá caindo tudo”

O segundo vídeo exibe em cima a frase: “A Venezuela chegou”. Nas imagens, é possível ver um homem derrubando e quebrando prateleiras de uma farmácia, enquanto uma pessoa pede para que alguém o segure. 

Oxe, é Fake

As montagens feitas no vídeo foram tiradas de contexto e os acontecimentos que exibem não têm nenhuma associação com o resultado da eleição presidencial ocorrida em 30 de outubro de 2022 e não foram causadas por motivação política, como sugere as frases que acompanham as imagens.

O primeiro vídeo foi gravado na loja da Havan em São José dos Campos (São Paulo) em 29/10 durante as fortes chuvas que atingiram a cidade. Segundo a assessoria de  imprensa da empresa,  a grande ventania de até 95 km/h que  aconteceu na cidade, resultou na quebra de vidros e parte do telhado da loja. O trecho utilizado no vídeo ocultou o momento em que a pessoa que está filmando comenta sobre as chuvas que estavam acontecendo.

O segundo vídeo aconteceu em 28/09 em uma farmácia no Rio de Janeiro (RJ), onde um homem não identificado quebrou as prateleiras do estabelecimento por ter sido impedido de comprar uma medicação. O caso aconteceu porque sua receita estaria fora dos padrões exigidos para a aquisição do produto. O homem teria sofrido um surto psicótico.

Nordeste Sem Fake

O conteúdo falso foi encontrado pela robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente relacionados à desinformação. O trabalho tem a participação dos checadores do projeto Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Lula não "prendeu" águas do Cinturão das Águas

É falso que governo Lula tenha interrompido abastecimento do Cinturão das Águas do Ceará

Trecho seco do Cinturão das Águas, mostrado em vídeo compartilhado em redes sociais, nunca recebeu água, pois ainda não foi inaugurado pelo Governo do Ceará
Fake pessoas em situação de rua em Florianópolis

Pessoas em situação de rua foram enviadas da Bahia a Florianópolis? É falso!

Inquérito da Polícia Civil aponta irregularidade de transporte clandestino, mas descarta situação de rua de passageiros
é falso que Dino estava com assassino de Marielle

Homem dançando ao lado de Dino em vídeo é o governador do MA, e não acusado de mandar matar Marielle

Post mente ao sugerir que homem dançando ao lado de Flávio Dino, ministro do STF, seria Domingos Brazão
leite nan não é doado por hospitais universitários

É falso! Hospitais universitários não doam leite Nan 

Conteúdo falso circula desde 2015; leite Nan não consta em lista de itens oferecidos pelo SUS