Vídeo descontextualiza discurso de Lula sobre o Nordeste

Conteúdo também traz dados incorretos a respeito do número de beneficiários do Auxílio Brasil na região

Vídeo descontextualiza discurso de Lula sobre o Nordeste
Compartilhe

Em vídeo divulgado no TikTok e compartilhado nas redes Twitter e Facebook, blogueiro pró-bolsonaro utiliza recorte de discurso do candidato à presidência, Lula (PT), para propagar desinformação sobre o Nordeste. O trecho, no entanto, está descontextualizado.

O que estão dizendo?

Em vídeo divulgado por blogueiro pró-bolsonaro, trecho de discurso do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é tirado do contexto. O conteúdo traz a seguinte fala do político: “Onde é que morre mais criança de fome? No Nordeste. Onde é que tem mais crianças saindo da escola? No Nordeste. Onde é que tem mais analfabeto? No Nordeste. Onde é que tem mais desemprego? No Nordeste. Onde é que tem menos doutor na faculdade? No Nordeste. Onde é que tem menos mestre? No Nordeste. Onde é que tem menos pesquisador? No Nordeste! P***! Nós nascemos para ser o mais pobre em tudo?”. A fala do candidato petista é encerrada com um corte seco.

A partir do corte, o blogueiro utiliza prints de manchetes de sites de notícias para reforçar a sua fala: “Em qual região, o PT tem mais governadores? O Nordeste. Qual região é governada por políticos de esquerda há mais de 20 anos? O Nordeste. Qual região elegeu o PT por 14 anos e é responsável por 47% dos votos do Haddad em 2018? O Nordeste. Em qual região, Bolsonaro acabou com a seca e com a transposição do rio São Francisco? O Nordeste. Qual região tem mais de 9,4 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil? O Nordeste”, afirma.

No final do vídeo, o blogueiro atribui a Lula (PT) os problemas sociais e econômicos que acometem a região: “Se existe algum culpado pelas mazelas do Nordeste, esse culpado é um ex-presidiário que saqueou os cofres públicos e agora quer voltar à cena do crime”.

O vídeo, originalmente criado no TikTok e repostado no Twitter, teve mais de 179 mil visualizações e conta com mais de 4,5 mil retweets e 13,6 mil curtidas, incluindo contas pró-Bolsonaro de grande relevância.

Oxe, é Fake

O trecho utilizado pelo blogueiro faz parte de discurso proferido por Lula (PT) durante participação em ato público na cidade de Serra Talhada (Pernambuco), dia 20 de julho e foi tirado de contexto.

No conteúdo original, o candidato petista utiliza-se de exemplos para afirmar que não é justo  que o nordestino continue sendo pobre e reforça que eles deveriam ter os mesmos direitos de pessoas de outras regiões. A fala inicia às 2h15m40s. Confira na íntegra:

“Então resolvi fazer a Transnordestina porque não é possível que o Nordeste seja a parte mais esquecida. Onde é que morre mais criança de fome? No Nordeste. Onde é que tem mais crianças saindo da escola? No Nordeste. Onde é que tem mais analfabeto? No Nordeste. Onde é que tem mais desemprego? No Nordeste. Onde é que tem menos doutor na faculdade? No Nordeste. Onde é que tem menos mestre? No Nordeste. Onde é que tem menos pesquisador? No Nordeste! P***! Nós nascemos para ser o mais pobre em tudo? Nós não nascemos! Por isso que eu falo: eu  não quero tirar nada de ninguém. Eu não quero tirar um centavo de nenhum estado. Eu não quero tirar nenhum centavo de nenhum cidadão, mas não é justo que a gente continue sendo pobre, que a gente continue sendo renegado a cidadão de terceira categoria. O Nordeste, o Centro-oeste, o Norte do país, todos nós temos o direito de comer do mesmo pão, de ter a mesma qualidade de comida, a mesma qualidade de educação”.

O vídeo divulgado pelo blogueiro também traz desinformação sobre a região relacionada à seca e ao Auxílio Brasil. Uma delas afirma que Bolsonaro acabou com a seca no Nordeste após a entrega da obra de transposição do Rio São Francisco – inverdade que já foi checada pela Agência Tatu. Além disso, o blogueiro acrescenta que a região conta com mais de 9,4 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil. Sendo esta informação também inverídica, segundo a própria matéria colocada como referência no vídeo. São na realidade, 8,6 milhões de pessoas contempladas no Nordeste.

Nordeste Sem Fake

O conteúdo falso foi encontrado pela robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente relacionados à desinformação. O trabalho tem a participação dos checadores do projeto Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Título de eleitor com código de validação com nome de Lula é falso - capa matéria

Oxe, é fake! Código de validação do título eleitoral com nome de Lula é falso

Código é emitido aleatoriamente; dígitos em mensagem falsa não são reconhecidos por sistema do TSE
É falso que apostila incentive masturbação infantil

É falso que apostila para professores incentive masturbação infantil

Vídeo com desinformação viralizou em 2019 e voltou a ser compartilhado
Fotos de enchente no Maranhão são antigas

Fotos de alagamento no Maranhão são antigas e não retratam atual situação do estado

Publicação enganosa traz quatro imagens, mas apenas uma retrata situação em 2024
É fake que maré baixa tem relação com tsunami

Tsunami no Brasil? É fake! Maré em Maceió não tem relação com fenômeno catastrófico

Vídeo relacionando maré baixa de Maceió com a formação de tsunami se trata de desinformação