Ao contrário do que diz vídeo, Bolsonaro não acabou com a seca no Nordeste

Blogueiro utiliza fala descontextualizada de Lula (PT) para afirmar que Bolsonaro (PL) acabou com a seca na região

Oxe, é Fake! Bolsonaro não acabou com a seca no Nordeste
Compartilhe

Bolsonaro não acabou com a seca no Nordeste após a entrega da obra de transposição do Rio São Francisco, como afirma um blogueiro em vídeo publicado na rede TikTok e repostado no Facebook e Twitter.

O vídeo, originalmente criado no TikTok e repostado no Twitter, teve mais de 179 mil visualizações e conta com mais de 4,5 mil retweets e 13,6 mil curtidas. Outras contas pró-Bolsonaro no TikTok também utilizaram o vídeo para propagar desinformação sobre o Nordeste.

O que estão dizendo?

Um blogueiro pró-bolsonaro divulgou em 13 de agosto na rede TikTok, um vídeo onde comenta falas do candidato à presidência Lula (PT) recortadas do discurso feito durante participação em ato público em Serra Talhada (Pernambuco), dia 20 de julho.

Em sua fala, o candidato petista faz uma série de indagações e afirmações a respeito do Nordeste ao falar sobre a presença de fome, analfabetismo, desemprego e falta de acesso à educação na região. No vídeo, o blogueiro aproveita o discurso para afirmar que Jair Bolsonaro (PL) acabou com a seca do Nordeste, após a conclusão da transposição do Rio São Francisco. O blogueiro afirma: “Em qual região, Bolsonaro acabou com a seca com a transposição do rio São Francisco? O Nordeste!”.

Oxe, é Fake

A afirmação do blogueiro é falsa. A entrega dos trechos da Transposição do Rio São Francisco na gestão de Bolsonaro (PL) não acabou com a seca no Nordeste. A região é historicamente marcada pela seca e este fenômeno impacta anualmente seus estados até hoje.

Um mês após a entrega do trecho norte das obras de transposição do Rio São Francisco, em março deste ano, oito dos nove estados do Nordeste tinham municípios em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, em razão de seca ou estiagem. Destes, quatro possuem municípios que são beneficiados diretamente pelo projeto: Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Em seguida, em julho de 2022, a Defesa Civil reconheceu a situação de emergência de diversos municípios brasileiros atingidos pelas chuvas, secas e estiagens. No Nordeste, a estiagem atingiu cidades na Bahia, Ceará e Piauí. Esses acontecimentos reforçam que a seca é um fenômeno que ainda atinge os estados na região.

Além disso, a promessa de Bolsonaro em realizar escavações para levar água potável para municípios nordestinos não foi cumprida e as obras dos poços se tornaram locais abandonados. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, as obras foram iniciadas, mas pararam pela metade e, portanto, não foram concluídas, o que segue impossibilitando o acesso à água potável pelos municípios mais necessitados.

Nordeste Sem Fake

O conteúdo falso foi encontrado pela robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente relacionados à desinformação. O trabalho tem a participação dos checadores do projeto Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

caminhões-pipa

Frase atribuída a Paulo Guedes sobre caminhões-pipa é montagem

Publicação tenta vincular ex-ministro a discurso sobre caminhões-pipa e exploração da seca, mas não há registro de que ele tenha feito tal declaração.
byd importação taxa

Saiba o que o governo federal atendeu do pedido da BYD sobre taxa de importação de carros elétricos

Postagens alegam que o governo brasileiro beneficiará a montadora chinesa BYD.
leite nan não é doado por hospitais universitários

É falso! Hospitais universitários não doam leite Nan 

Conteúdo falso circula desde 2015; leite Nan não consta em lista de itens oferecidos pelo SUS
Fake sobre Flavio Dino - É fake! Flávio Dino não tirou foto com suspeito de terrorismo em Brasília

É fake! Flávio Dino não tirou foto com suspeito de terrorismo em Brasília

Quem está ao lado do futuro ministro da Justiça na foto compartilhada é o governador do Maranhão; não existe qualquer relação com provável terrorista de extrema direita