É impreciso dizer que o Ceará tem a melhor educação pública do país

Ciro Gomes, candidato à Presidência, não especificou em debate que estado lidera ranking apenas nos anos finais do Ensino Fundamental

Nao e bem assim Ciro - É impreciso dizer que o Ceará tem a melhor educação pública do país
Compartilhe

É impreciso dizer que o Ceará tem a melhor educação pública do Brasil. A afirmação foi feita por Ciro Gomes (PDT), candidato a presidente do Brasil, durante o primeiro debate entre os presidenciáveis na Band. O estado, onde Ciro já foi governador, só lidera o ranking do último Ideb nos anos finais do Ensino Fundamental.

O que estão dizendo? 

O candidato Ciro Gomes foi questionado pela jornalista Adriana Araújo sobre como enfrentar os desafios impostos pela pandemia na educação, principalmente nas crianças de 5 a 9 anos. O ex-governador do Ceará tentou utilizar a realidade atual da educação no estado como uma referência.

“O Ceará tem hoje a melhor educação pública do Brasil e eu ajudei a produzir isso. Nós temos todos os indicadores de avaliação. Temos 79 das 100 melhores escolas públicas”, informou o presidenciável.

Não é bem assim

Na última estatística divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ceará não liderou nenhuma das séries avaliadas da rede estadual. O melhor resultado foi nas séries iniciais (4ª série/5º ano), onde alcançou o 3º lugar, ficando empatado com Minas Gerais. Paraná, Goiás e São Paulo são os estados que aparecem no topo do ranking.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é utilizado como indicador de educação de qualidade. A mais recente avaliação foi de 2019, ou seja, ainda sem os reflexos da pandemia. É possível fazer a consulta no site. (Escolhe a opção “Estado”, em UF a opção “todas”, no campus “Rede” seleciona Estadual ou Pública e depois é só selecionar a série que deseja consultar). 

Quando se considera toda rede pública (Municipal, Estadual e Federal), é que o Ceará aparece em primeiro lugar, mas apenas nas séries finais do Ensino Fundamental  (8ªsérie/9º ano) com a nota 5.2, ficando empatado com São Paulo.

Além disso, já se passaram 28 anos desde que Ciro Gomes foi governador (1991-1994). Não é possível mensurar de forma objetiva os reflexos da sua gestão na atual realidade da educação no estado.

Nordeste Sem Fake

O conteúdo foi encontrado pela robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente relacionados à desinformação. O trabalho tem a participação dos checadores do projeto Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Fotos de enchente no Maranhão são antigas

Fotos de alagamento no Maranhão são antigas e não retratam atual situação do estado

Publicação enganosa traz quatro imagens, mas apenas uma retrata situação em 2024
É falso que apostila incentive masturbação infantil

É falso que apostila para professores incentive masturbação infantil

Vídeo com desinformação viralizou em 2019 e voltou a ser compartilhado
decreto de calamidade no Rio Grande do Sul

RS: 90% das cidades em calamidade hoje enfrentaram emergências desde 2013

Número de cidades atualmente em situação de emergência ou calamidade é ainda maior do que no ano passado
doacao - O que se sabe sobre multas e restrições a caminhões com doações para o RS

O que se sabe sobre multas e restrições a caminhões com doações para o RS

Confira as afirmações e esclarecimentos sobre a circulação de caminhões em direção ao RS