É falso que eleitor perderá voto se apertar “confirma” durante aviso na urna

Desinformação tenta causar confusão com nova funcionalidade em urna

E fake voto - É falso que eleitor perderá voto se apertar “confirma” durante aviso na urna
Compartilhe

É falso que voto será anulado se o eleitor apertar a tecla “confirmar” durante a exibição da mensagem “confira o seu voto”.  Nova funcionalidade instalada nas urnas, para incentivar que o eleitor confira o voto, foi distorcida por mensagens que circulam nas redes sociais e em boato nas ruas.

O que estão dizendo?

Em um vídeo compartilhado no WhatsApp, um homem afirma que se o eleitor apertar a tecla “confirmar” durante a exibição da mensagem “confira o seu voto” na urna o voto será perdido e não será computado. O responsável pelo conteúdo opina que a medida “absurda” teria a intenção de confundir e fazer o eleitor perder o voto. O boato também circulas na ruas.

Oxe, é Fake

A informação é falsa e tem a intenção de causar confusão. O conteúdo enganoso viralizou e a Justiça Eleitoral esclareceu na página Fato ou Boato.  A ideia apresentada no vídeo distorce, na verdade, uma nova funcionalidade instalada nas urnas eletrônica. Confira abaixo o vídeo divulgado pelo TSE para desmentir a informação falsa:

A novidade é que a urna vai liberar a confirmação do voto um segundo após o preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. Assim que o número do candidato for digitado ou o eleitor opte por votar em branco/nulo, a urna vai mostrar na tela a mensagem “confira o seu voto”. Após isso, o eleitor vai pressionar a tecla “confirma”. Caso acione durante esse segundo, não acontece nada e e só confirmar o voto normalmente.

A medida criada pela Justiça Eleitoral tem o objetivo de estimular que o eleitor faça a conferência do próprio voto. Aqui neste link é possível conferir um vídeo explicativo sobre a nova funcionalidade na urna.

Nordeste Sem Fake

O conteúdo falso foi encontrado pela robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente relacionados à desinformação. O trabalho tem a participação dos checadores do projeto Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Lula não falou que entregaria o Brasil na ONU

Lula não disse na ONU que entregaria o Brasil em caso de invasão

Publicação utilizou trecho irônico da opinião do analista político
imperatriz no Maranhão

Post engana ao dizer que candidata de Imperatriz (MA) publicou pesquisa eleitoral falsa

Apenas o número de registro da pesquisa estava errado.
operação shadow stf

Operação Shadow não mostra que há organização criminosa dentro do STF; entenda

Vídeo utiliza operação da PC do DF para afirmar que há uma organização criminosa dentro do STF
áudio André Fernandes (PL)

Análises de áudio apontado por André Fernandes como deepfake têm resultados divergentes

Dois peritos analisaram material, mas as conclusões mostraram resultados divergentes.