É falso que eleitor perderá voto se apertar “confirma” durante aviso na urna

Desinformação tenta causar confusão com nova funcionalidade em urna

E fake voto - É falso que eleitor perderá voto se apertar “confirma” durante aviso na urna
Compartilhe

É falso que voto será anulado se o eleitor apertar a tecla “confirmar” durante a exibição da mensagem “confira o seu voto”.  Nova funcionalidade instalada nas urnas, para incentivar que o eleitor confira o voto, foi distorcida por mensagens que circulam nas redes sociais e em boato nas ruas.

O que estão dizendo?

Em um vídeo compartilhado no WhatsApp, um homem afirma que se o eleitor apertar a tecla “confirmar” durante a exibição da mensagem “confira o seu voto” na urna o voto será perdido e não será computado. O responsável pelo conteúdo opina que a medida “absurda” teria a intenção de confundir e fazer o eleitor perder o voto. O boato também circulas na ruas.

Oxe, é Fake

A informação é falsa e tem a intenção de causar confusão. O conteúdo enganoso viralizou e a Justiça Eleitoral esclareceu na página Fato ou Boato.  A ideia apresentada no vídeo distorce, na verdade, uma nova funcionalidade instalada nas urnas eletrônica. Confira abaixo o vídeo divulgado pelo TSE para desmentir a informação falsa:

A novidade é que a urna vai liberar a confirmação do voto um segundo após o preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. Assim que o número do candidato for digitado ou o eleitor opte por votar em branco/nulo, a urna vai mostrar na tela a mensagem “confira o seu voto”. Após isso, o eleitor vai pressionar a tecla “confirma”. Caso acione durante esse segundo, não acontece nada e e só confirmar o voto normalmente.

A medida criada pela Justiça Eleitoral tem o objetivo de estimular que o eleitor faça a conferência do próprio voto. Aqui neste link é possível conferir um vídeo explicativo sobre a nova funcionalidade na urna.

Nordeste Sem Fake

O conteúdo falso foi encontrado pela robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente relacionados à desinformação. O trabalho tem a participação dos checadores do projeto Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

alexandre de moraes

Comentários em redes sociais simulam censura e a atribuem enganosamente a Alexandre de Moraes

Não há qualquer determinação do ministro Alexandre de Moraes para a remoção de comentários opinativos nessas plataformas.
Lula não falou que enviará brasileiros a guerra

Lula não fez declarações públicas sobre apoiar o Irã na guerra, como sugere vídeo feito com IA

Post com vídeo narrado por inteligência artificial inventa declarações do presidente brasileiro.
benefícios sociais

Vídeo distorce informações sobre benefícios sociais recebidos por moradores de Niterói

Homem afirma receber mais de R$ 2 mil com benefícios sociais sem trabalhar, mas dados oficiais desmentem os valores
Lula

Vídeo usa IA para manipular imagens de Lula no G7 e simular embriaguez

Publicação usa montagem com imagens alteradas e música irônica