É falso que eleitor perderá voto se apertar “confirma” durante aviso na urna

Desinformação tenta causar confusão com nova funcionalidade em urna

E fake voto - É falso que eleitor perderá voto se apertar “confirma” durante aviso na urna
Compartilhe

É falso que voto será anulado se o eleitor apertar a tecla “confirmar” durante a exibição da mensagem “confira o seu voto”.  Nova funcionalidade instalada nas urnas, para incentivar que o eleitor confira o voto, foi distorcida por mensagens que circulam nas redes sociais e em boato nas ruas.

O que estão dizendo?

Em um vídeo compartilhado no WhatsApp, um homem afirma que se o eleitor apertar a tecla “confirmar” durante a exibição da mensagem “confira o seu voto” na urna o voto será perdido e não será computado. O responsável pelo conteúdo opina que a medida “absurda” teria a intenção de confundir e fazer o eleitor perder o voto. O boato também circulas na ruas.

Oxe, é Fake

A informação é falsa e tem a intenção de causar confusão. O conteúdo enganoso viralizou e a Justiça Eleitoral esclareceu na página Fato ou Boato.  A ideia apresentada no vídeo distorce, na verdade, uma nova funcionalidade instalada nas urnas eletrônica. Confira abaixo o vídeo divulgado pelo TSE para desmentir a informação falsa:

A novidade é que a urna vai liberar a confirmação do voto um segundo após o preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. Assim que o número do candidato for digitado ou o eleitor opte por votar em branco/nulo, a urna vai mostrar na tela a mensagem “confira o seu voto”. Após isso, o eleitor vai pressionar a tecla “confirma”. Caso acione durante esse segundo, não acontece nada e e só confirmar o voto normalmente.

A medida criada pela Justiça Eleitoral tem o objetivo de estimular que o eleitor faça a conferência do próprio voto. Aqui neste link é possível conferir um vídeo explicativo sobre a nova funcionalidade na urna.

Nordeste Sem Fake

O conteúdo falso foi encontrado pela robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente relacionados à desinformação. O trabalho tem a participação dos checadores do projeto Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

é falso que Dino estava com assassino de Marielle

Homem dançando ao lado de Dino em vídeo é o governador do MA, e não acusado de mandar matar Marielle

Post mente ao sugerir que homem dançando ao lado de Flávio Dino, ministro do STF, seria Domingos Brazão
casos de câncer não aumentaram após vacinação

É falso: casos de câncer não aumentaram após vacinação contra Covid-19

O Instituto Nacional do Câncer informou que não houve aumento de casos de câncer após a vacinação. Números do Datasus mostram redução entre o número de 2019 e o de 2022
Lula não "prendeu" águas do Cinturão das Águas

É falso que governo Lula tenha interrompido abastecimento do Cinturão das Águas do Ceará

Trecho seco do Cinturão das Águas, mostrado em vídeo compartilhado em redes sociais, nunca recebeu água, pois ainda não foi inaugurado pelo Governo do Ceará
é fake que carne de cachorro será distribuída em creches

É falso! Município de Apodi não autorizou distribuição de carne de cachorro em creches

Vídeo distorce informação de proposta de vereador do município do Rio Grande do Norte