É falso que voto será anulado se o eleitor apertar a tecla “confirmar” durante a exibição da mensagem “confira o seu voto”. Nova funcionalidade instalada nas urnas, para incentivar que o eleitor confira o voto, foi distorcida por mensagens que circulam nas redes sociais e em boato nas ruas.
O que estão dizendo?
Em um vídeo compartilhado no WhatsApp, um homem afirma que se o eleitor apertar a tecla “confirmar” durante a exibição da mensagem “confira o seu voto” na urna o voto será perdido e não será computado. O responsável pelo conteúdo opina que a medida “absurda” teria a intenção de confundir e fazer o eleitor perder o voto. O boato também circulas na ruas.
A informação é falsa e tem a intenção de causar confusão. O conteúdo enganoso viralizou e a Justiça Eleitoral esclareceu na página Fato ou Boato. A ideia apresentada no vídeo distorce, na verdade, uma nova funcionalidade instalada nas urnas eletrônica. Confira abaixo o vídeo divulgado pelo TSE para desmentir a informação falsa:
A novidade é que a urna vai liberar a confirmação do voto um segundo após o preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. Assim que o número do candidato for digitado ou o eleitor opte por votar em branco/nulo, a urna vai mostrar na tela a mensagem “confira o seu voto”. Após isso, o eleitor vai pressionar a tecla “confirma”. Caso acione durante esse segundo, não acontece nada e e só confirmar o voto normalmente.
A medida criada pela Justiça Eleitoral tem o objetivo de estimular que o eleitor faça a conferência do próprio voto. Aqui neste link é possível conferir um vídeo explicativo sobre a nova funcionalidade na urna.
Nordeste Sem Fake
O conteúdo falso foi encontrado pela robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente relacionados à desinformação. O trabalho tem a participação dos checadores do projeto Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.